As operadoras já têm infra para oferecer Internet móvel ilimitada atualmente?

Atualmente, as pessoas não dependem tanto da Internet móvel quanto dependia há dez anos, por exemplo. Com a (quase?) massificação da Internet fixa no país, as pessoas passaram a ter Internet em diversos lugares, com isso, acredito eu, as redes móveis ficaram menos utilizadas.

Então, já é possível ofertar Internet móvel (mesmo com redução para 1mb) ilimitada?

1 curtida

O problema de celular não é a banda da fibra que liga na antena, mas sim que cada antena tem uma quantidade de devices que podem conectar nela por vez, e essa quantidade varia de acordo com quantos MHz cada operadora tem para operar.

7 curtidas

Sdds de quando eu fazia estágio na TIM, todos os funcionários (incluindo estagiários) tinham um chip com 4G ilimitado.

2 curtidas

Sim, penso que daria para fazer. Além de que uma velocidade mínima de 1MB tem um limite mensal de dados consumida.

O problema vai ser a outra ponta. Com 5G da para fazer com velocidade de 1GB/s, o porém quanto vai ser o preço. E quanto vai ser a diferença do preço de 1MB/s até 1GB/s

Outro problema, é que a velocidade baixa poderá prejudicar a experiência, acontecendo o que acontecia a 10 anos atrás, em que você clica e espera carregar a página. Hoje os arquivos são mais pesados, não sei se a velocidade de 1MB/s vai ser suficiente, pelo menos para não ouvir reclamações.

Mas duvido que isso aconteça com as três operadoras principais do nosso mercado, a não ser que sejam pressionadas.

A Algar telecom já faz isso quando o cliente está ma rede dela.

1 curtida

Hoje ainda é assim, ou já cortaram?

2 curtidas

Mas nesse caso a velocidade reduzida seria só pro essencial: mensagens de texto, apps de banco, Uber, maps, pesquisas e serviços pra rastrear os celular (extremamente útil). Se o cliente quiser mais que isso compre outro pacote pra restaurar a velocidade

Provavelmente só em condições muito favoráveis de rede.

Além da velocidade consumida a rede tem limite de dispositivos se comunicando ao mesmo tempo, redes 2g e 3g não aguentam quase nada, a 4g já está mais ou menos, só quem foi realmente pensada nisso foi o 5g.

Então a primeira coisa que vejo é que a internet ilimitada ficaria limitada somente a quando se está conectado na rede 5g (nem sei se a nossa legislação permite isso).

Se os clientes só trafegarem no 5g (e talvez até em bandas especificas), até deve ter como oferecer internet ilimitada com uma velocidade usável (talvez 10 Mbps), mas a experiência disso seria muito ruim por todas as outras limitações.

Quando se fala em internet ilimitada nos EUA normalmente não está incluso fazer roteamento dela pra outros dispositivos e as vezes tem limitação na ruindade de video no youtube e outros sites.

2 curtidas

Acredito que seja, mas eu fiz estágio em 2016 e perdi contato com todo mundo que ainda trabalha lá

1 curtida

O grande problema de limitar velocidade é que vários dos usos que usam bastante tráfego são esporádicos (pense vídeo). Se você limitar a velocidade, esse usuário vai passar mais tempo na rede (que é um fator importante) em vez de fazer o download mais rápido e desocupar a rede.

5 curtidas

Eles já faziam isso, mas viram que não dava certo por causa das antenas e do “custo” (ok, era pouco lucro mesmo)… hahaha

1 curtida

Por isso citei o 5g, que já foi pensado em ter mais gente conectada na rede.

Se tempo conectado fosse um problema tão grande assim já tinham banido as chamadas de video do whatsapp, afinal elas não usam tanta banda assim mas exigem conexão constante ou vai ficar travando.

Acredite, é. Você tem que lembrar que redes sem fio em geral (não só redes celulares) são um meio compartilhado. Redes celulares tem técnicas bastante eficientes para dividir entre os vários usuários.

1 curtida

Isso é bom para os funcionários da tim

Porém, imagina os cambalachos que deve existir na tim por isso

2 curtidas

Correto, o CEO da Tim disse isso, aqui esse esquema de limitarem o roteamento e a qualidade dos vídeos é ilegal.

2 curtidas

Tem um monte de gente vendendo chip ilimitado deve ser esses Chips para funcionários

1 curtida

Não, para ter internet móvel ilimitada com a infraestrutura atual as operadoras teriam que ter no máximo 20 mi clientes cada, e até a Oi tem mais

1 curtida

Já encontrei um cara desse, me falou que não tem garantia, funciona por uns dois meses, ou sei lá quanto tempo até a Tim bloquear, mas não mencionou que era de funcionários, mas que tinha funcionário da Tim que fazia esse esquema

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.