As emissoras são obrigadas a disponibilizar a programação no menu da TV Digital?

Me lembro que o governo fez o maior barulho sobre as funções que a TV teria com o sinal digital e uma dessas funções era a de ter acesso à programação das emissoras, porém a única que disponibiliza isso é a Globo. As outras não fornecem nada!! Alguém sabe de algo?

2 curtidas

Não é obrigatório, que eu saiba.

Nem o ginga - recurso que fornece informações e outras coisas - pegou, na verdade.

3 curtidas

A função ginga, supostamente, virou ‘peça decorativa’! HDTV veio pouco a pouco por aqui, lá em 2010! No exterior, já era difundido mais cedo.

3 curtidas

Aqui (Curitiba) todas emissoras mostram a programação… porém, desde que começou o “lockdown”, nenhuma tá com a programação correta. hahaha

Mas quanto à ser obrigatório, nem idéia.

2 curtidas

Eu me lembro também que cada canal digital poderia exibir 4 programações diferentes ao mesmo tempo. O canal 2, por exemplo, é dividido em 2.1, 2.2, 2.3 e 2.4. Os únicos canais que usam esse recurso são canais públicos. Por que os privados não tiveram autorização pra o uso?

1 curtida

O governo liberou por 12 meses a multiprogramação, por conta do coronavirus. https://www.google.com/amp/s/agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-04/covid-19-governo-libera-multiprogramacao-na-tv-digital-por-12-meses%3Famp

O SBT desistiu desse recurso por conta dos gastos que teria.

1 curtida

link errado. :v

Link corrigido!

1 curtida

Também com um nome horroroso desses.

2 curtidas

Mas estão trabalhando em um bem melhor que o atual.

3 curtidas

Não sabia, mas de todo modo é algo limitado e provisório.
Na época que foi criado o sistema digital no Brasil uma emissora gigante foi contra a liberação da multiprogramção para que as concorrentes não minassem sua audiência. Foi na época de uma olimpíada e imagina a emissora detentora dos direitos transmitindo 4 esportes diferentes ao vivo e simultaneamente. Seria terrível para a líder.
O pior é que anos mais tarde ela foi bastante criticada por fãs da F1 (como eu) que passaram a ter interrupções de transmissão para a apresentação do campeonato brasileiro de futebol e outros campeonatos regionais do mesmo gênero que ocorriam no mesmo horário das corridas. Ficando sem saída ela se viu obrigada a transmitir as corridas com sinal aberto para todos na Internet.
Eu sinceramente não concordo com o tipo de liberação. Vários canais não irão aderir justamente pela falta de liberdade de transmitir o que deseja e ainda por tempo vinculado a uma pandemia que pode acabar a qualquer momento.
O sistema digital de TV do Brasil é o mais moderno do mundo, mas infelizmente limitado por interesses.

1 curtida

Pera… a gente tá falando da lista de programas e horários ou de um canal ter vários subcanais?

O tópico é livre.

1 curtida

Vi e li a fonte! Este ginga seria altamente promissor à TV aberta, com maior interatividade entre telespectadores e emissoras nas programações! Espero que permitam votação via controle remoto para decidir votações nos principais realities shows – BBB e A Fazenda; gosto tanto deles e acompanhei quase todas as edições de ambos!

Nah, não por não ser. o problema é que apesar de serem relacionados são assuntos diferentes. hahaha

Um deles são aqueles segundos canais (4.1, 4.2, 4.666, etc). O outro é a grade de programação da TV. Por isso a pergunta.

Essa questão da multiprogramacao ser liberada apenas para canais públicos tem a ver com custos e o que essa liberação acarretaria. Na questão dos custos, nenhum canal (seja e globo ou uma band da vida) teria grana ou interesse de fragmentar sua audiência em vários outros canais, simplesmente porque isso traria problemas para anunciantes, que pagam um valor em cima da audiência. Se não há dinheiro sequer para manter o canal principal (vide a atual programação de tudo que não é Globo, SBT e Record), o que teríamos seria a sublocacao dessas frequências para igrejas, produtos duvidosos e jogatina por canais que detém uma concessão pública e repassam quase 100% do tempo de programação diária para igrejas e programas de vendas. Já imago ou 4 Bands, 4 Rede TV e 4 CNT?

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.