Artistas inundam ArtStation com protestos contra imagens geradas por IA

1 curtida

Na real. Essa luta está perdida. A IA veio pra ficar. Uma vez assisti um anime que não lembro mais qual

Não estou desmerecendo ninguém, eu que estou saindo da fotografia (cosplay) pra me dedicar ao audiovisual já vi que este cenário está com os dias contados.

A parcela de envolvidos que não dá a mínima pra você está aumentando. Eu tenho relatos guardados aqui que dá pra escrever um livro. É triste mas é a verdade e todos estão tacando aquele fufu na real.

Foi assim com o carro tirando o lugar do cavalo, o computador no lugar da máquina de escrever, e agora a IA no lugar do ilustrador. Todavia, se bem aproveitado, longas metragens animados podem tirar proveito disso para acelerar a produção, né Netflix?

6 curtidas

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKkk eu n gosto de arte IA, mas se tem artista reclamando, entao eu sou a favor delas.
Cara
Com esforco minimo, eu consigo fazer uns 6-7 desenhos num dia e finalizar no outro, UM DESENHO BOM, no papel, sem ferramentas de correcao e edicao q tem na mesa digitalizadora, esses artistas cobram um preço absurdo por comissoes e vivem num luxo do crl, se vc acha q a vida deles é dificil, é simples meu amigo :sun_with_face: vc é mimado.
Tomara q eles aprendam com a ia e cobrem um preco mais justo.

5 curtidas

Ah… imagina se os Knockers-Up (despertadores humanos) protestassem contra a criação dos relógios despertadores? hahaha

No Brasil é capaz da AI substituir muito trabalhador braçal nas indústrias 4.0 e 5.0… e teremos muito chororo de pessoa que não quer se atualizar…

Edit: já apareceu um que não quer se atualizar aqui. huehuehue

4 curtidas

Na minha opinião esse é um daqueles casos que não têm meios de fazer a regra valer. Como distinguir uma arte gerada por IA? Em alguns casos são tão bem feitas que as pessoas não conseguem distinguir, vida o exemplo da pessoa que usou o Midjourney pra gerar uma arte que venceu um concurso e só souberam disso porque o autor revelou.

“ah, é luta perdida”
“IA veio pra ficar”

Vamos ser sinceros, cês querem que IA se consolide para que a mão de obra seja mais barata.
Você pode fazer IA o quanto quiser, não há mal nisso, mas jamais, digo, JAMAIS, você será um artista. Sequer tem direito de se chamar assim.

Ser um artista (de qualquer ramo) exige suor, criatividade humana, suas expressões e sentimentos para fazer que seu trabalho possa valer a pena.
E não um simples “make an astronaut and a cat jumping inside a river and falling down”, aparecer 100 imagens, ficar refinando o comando até sair algo que você goste.
“Sou um artista pois demorou pra refinar a arte IA”
não. Apenas não.

6 curtidas

Pra mim não faz sentido lutar contra isso, a arte continuará sendo o que sempre foi. Só agora temos uma ferramenta para gerar ideias e conceitos rápidos, assim como humanos também podem seguir desenhando e até mesmo partir de um desenho feito pela IA.

Isso ainda vai dar um engodo TÃO GRANDE.

A gente sequer tem pensamentos éticos mais consensuais sobre IA e automação. E o pior: tem pouca gente pensando e discutindo essas coisas.

Mesmo discussões como ator-rede ainda não abrangem questões como expressão, direito autoral, direito de propriedade intelectual e agência.

Queria dizer isso não, mas tá f%$#.

Pensando aqui o que Marcel Duchamp faria nos dias de hoje…

2 curtidas

Errado, alguns perceberam que era gerada por AI mas não se importaram.

1 curtida

Interessante você ter dito isso, pois eu estava me indagando se eu era o único que estava tendo essa impressão…

Tipo, longe de eu dar ser um daqueles que produzem conteúdo pro r/ChoosingBeggars, mas já faz um certo tempo que eu ando vendo o mercado de comissões ficar mega inflado nos preços que cobram, especialmente após sites como Patreon e SubscribeStar terem ficado populares. Claro, muitos artistas produzem artes de alta qualidade, mas quando vejo gente cobrar 80, 100 dólares por uma arte e puxar os preços para cima de algo que era pra ser uma singela remuneração para motivar os artistas em ascensão, não consigo deixar de pensar se o meio anda meio “gourmetzinho”, especialmente quando lembramos da verdade inconveniente de que comissões remuneradas como um todo é uma baita zona cinzenta do copyright…

Supondo que a IA já esteja refinada o suficiente pra não cometer erros grosseiros como a gente anda vendo, a princípio é possível detectar se usaram uma arte de base pra replicar poses, traços ou estilos.

O problema é quando a IA estiver avançada a ponto de só precisar utilizar de uma mero fragmento de milhares de artes pra fazer uma obra. Vai ser aqui que a linha entre cópia e aprendizado se tornará quase nula.

O grande problema é que a IA não cria os desenhos, ela faz com base nas artes de algum artista humano que não é renumerado por isso. Ou seja, acaba sendo que meio um roubo de arte. Usar isso só pra brincar é uma coisa, mas para fins comerciais é realmente um problema.

5 curtidas

É igual à Apple: cobra quem quer… paga quem quer também. Se acha caro, é só fazer suas próprias artes, já que é tão fácil assim. Se ninguém comprasse, abaixariam os preços. Sou artista digital amador, reconheço que é mais fácil desenhar no computador, mas mesmo assim para conseguir bons resultados é necessário anos de prática. Desvalorizar a arte de alguém só porque ele usa uma ferramenta que facilita o trabalho é algo muito próximo de querer proibir a IA que gera artes. A diferença
é que o artista digital tem que criar mesmo, em vez de sair copiando o estilo de arte dos outros, a IA não tem o “respeito” que um humano pode colocar ao se inspirar em outras obras.

3 curtidas

Sim, você está correto neste ponto sobre o conceito de artista ser algo (por enquanto) puramente humano e que por si só isso tem um baita valor agregado…

… O problema é que a demanda por ilustrações (não importa a fonte) é muito maior que a demanda por arte, por mais amargo que soe. Se uma ilustração for bem feita, o meio de fabricação da mesma meio que se perde perante o mercado.

É né. Se isso já dá uma rinha ferrenha entre artistas, imagine com uma ferramenta inteligente? Commoditização da arte é o que chama.

E pelo que sei do Duchamp, ele estaria rolando de rir nesse momento enquanto ele colocaria uma foto de uma latrina e uma girafa pra ver o que ia sair, vide sua eterna peleja com o meio artístico.

1 curtida

Todo o artista busca inspirações, assim como a IA.

3 curtidas

Já vi esse vídeo e concordo. Mas não é disso que o vídeo fala. O exemplo que encaixaria com o vídeo seria se eu baixasse e imprimisse uma arte de um grande artista sem autorização e colocasse na minha sala, o artista não perdeu a arte dele.

A IA não busca inspirações, ela literalmente usa a arte de vários artistas para criar outra. Algumas conseguem copiar 100% do estilo de um artista específico, como comentado aqui no próprio Tecnoblog, algo que se um humano fizesse, seria provavelmente processado. Um artista humano busca inspirações e faz sua própria arte baseada na arte de outra pessoa. É completamente diferente. O que a IA faz é quase como eu pegar a Monalisa ou A Moça com o Brinco de Pérola e dizer que a autoria é minha - nada que a IA faz é original.

Desde que a IA não obtenha lucro com isso, tudo bem. Mas usar as artes de outros e ainda lucrar com isso, na minha opinião é errado sim.

5 curtidas

Se for levar isso em conta, os professores de alguns lugares deveriam ser processados por roubo de conteúdo alheio… no curso que eu fazia, eu tive exercicio de diversos lugares… UFPR, UTFPR, PUCRJ, Cesgranrio, UEL, etc… (e era bom, procurando um pouco tu achava as provas resolvidas… hahaha)

Vão protestar eternamente então, pq quanto mais o tempo passa, mais IA será usada nessas coisas, e mais vão avançando.

1 curtida