ARM revela ARMv9, nova arquitetura de chips mais rápida e segura

Originally published at: ARM revela ARMv9, nova arquitetura de chips mais rápida e segura – Celular – Tecnoblog

Arquitetura ARMv9 adiciona recursos de segurança, inteligência artificial e desempenho em chips baseados em tecnologia ARM

1 curtida

O correto seria um novo conjunto de instruções não?

Arquitetura da ARM seriam os “Cortex”, que são utilizados pela Samsung e Qualcomm. A Apple usa o mesmo conjunto de instruções, mas outra arquitetura.

Sem querer parecer exagerado nem nada, mas parece que cada semana aparece um prego novo no caixa da Intel.

4 curtidas

Ainda irá aceitar instruções 32 bits?
Tá na hora de começar a não aceitar mais…eu acho…
Será que teremos cpu com clock altos como 5.0 ?
A g.p.u precisa melhorar mesmo não por causa do mobile + sim de usar a mesma pra desktop

Sim.

É uma questão de retrocompatibilidade, ainda tem muitos apps que mesmo em 2021 podem rodar em 32 bits. Chips de outras áreas também necessitam desse suporte, já que ARM é usado além de mobile e PCs.

Talvez em desktops, mas não no mobile, pelo menos em curto prazo creio eu.

Concordo, e acredito que este será os próximos passados da ARM e fabricantes.

1 curtida

Ótima noticia ver a arquitetura ARM seguir avançando, espero que essa melhora de desempenho não seja só marketing e realmente chegue aos consumidores, quero logo ver notebooks ARM dominando o mercado.

Clocks altos assim só em dispositivos com dissipação ativa.

2 curtidas

Pelo visto só daqui mais 10 anos para multithreading ( SMT) chegar à ARM

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.