Arm anuncia Immortalis, GPU que levará ray tracing a celulares Android

1 curtida

Já prevejo o pessoal achando o valor dos iPhones atuais um preço baixo se comparado aos novos smartphones com essa GPU… hahaha

1 curtida

Eu fico mais animado com o VRS do que RT, desempenho em mobile ainda é muito limitado, fora que implementação mesmo no PC ainda vai lenta, e pra completar grande parte dos jogos usa em reflexos ou pontos de iluminação, eu quero iluminação global. Nem tenho uma RTX, mas enfim…

Vamos ver se melhoram a qualidade dos drivers nessas Immortalis, porque ainda hoje os drivers p/ Mali são tristes. Uma boa parte da diferença de desempenho entre uma GPU Adreno e uma GPU Mali equivalente vem disso…

1 curtida

Não acho que seja questão de driver ruim e sim pouca documentação aberta sobre o mesmo. Pegue Qualquer MTK Dimensity (processador com gpu mali) e coloque lado-a-lado com seu concorrente Adreno e rode aplicações nativas em 3D (Jogos) vai ver que vão rodar com todos os recursos gráficos habilitados e equivalentes na estabilidade (sendo muitas vezes os Dimensity superiores). O Pessoal mais leigo sempre falam de drivers mas não entendem que não tem absolutamente nda haver com os drivers e sim que a qualcomm fornece documentação mais aberta ao trabalhar com suas gpu’s. GPU’s Mali são tão boas e competente quantos as Adrenos. Fazendo uma analogia entre Linux e Windows onde o Linux tem drivers abertos e por isso é mais facil realizar customizações e o Windows com drivers mais fechados e difíceis de customizar. Isso não quer dizer que o driver aberto do Linux vai ser superior ao fechado do Windows.
Resumindo: Boa documentação de driver não define a qualidade do mesmo!

Desculpe, mas não é questão de documentação específica de SoC, ou de customização de fabricante.

Sou colaborador do Dolphin (emulador) e é notável a dor de cabeça que suportar dispositivos com GPUs Mali causa: código fonte seguindo à risca a documentação de API do Vulkan e OpenGL, que funciona perfeitamente nas outras GPUs, mas que não renderiza corretamente nas Mali sem antes implementar gambiarras no código para evitar bugs que só acontecem nelas, independente do SoC embarcando a GPU ser Mediatek, Exynos ou de outra fabricante. Não precisa procurar muito para encontrar outros desenvolvedores reclamando de problemas similares e as reclamações não são de hoje.

Pra deixar claro, os drivers das Adreno estão longe da perfeição e também tem sua parcela de problemas, no entanto eles ainda funcionam melhor (com menos bugs) se comparado com o que as Mali entregam atualmente…

kkkkkk. OK! Chega de internet por hoje.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.