133 reais nos EUA virando 319 reais no Brasil, impossivel sobreviver sem importar os produtos.
taquepa… 320 reais por um Arduino? Sérião mesmo… isso era o preço do Raspberry Pi… hahaha (Por favor, não me lembrem que o Raspberry Pi 4 2GB tá o preço de um notebook Positivo…)
Esse negócio que era pra ser uma automação barata, tá ficando caro^3…
Detalhe: Eu comprei um BlackBoard (muito boa, mas tem um bug pentelho nos analógicos - pega muita interferência), um kit de Arduino e um treco Wi-Fi por 299 reais…
Devia custar 200 e poucos com os 60% de imposto. Mesmo que fosse 100% de imposto ainda custaria menos de 300.
Pensei nisso, até 100% em cima do valor original ainda vai, agora mais do que isso não tem condições. E isso não é imposco, é custo/lucro do revendedor brasileiro.
Bem, imagino q o preço numa Amazon US da vida já venha com o lucro do vendedor tb. A não ser que o lojista BR compre como consumidor final, o que não faz sentido.
Eu olhei o preço direto no site da Arduino que é $27.50 e converti para real na cotação de hoje, provavelmente um revendedor na amazon vá cobrar mais do que isso, não sei se eles vendem mais barato para revendedores em quantidade.
Já possuo um Uno oficial e um ESP32. Dispenso dps que vc conhece outros microcontroladores.
E loja sendo distribuidor oficial recebe os produtos com o preço reduzido.
Na mouser será US$ 20,00 a minima e US$ 27,50 a Wifi. Vou comprar lá pq mesmo pagando os impostos sai mais barato que aqui.
Sem querer defender, mas quem importa assim oferece o serviço de disponibilidade local, pagamento de taxas, e portanto pode sim cobrar por isso. Nada impede de adquirir o produto fora do distribuidor oficial, porém se não fossem os altos encargos do Estado teria muito mais gente importando e revendendo por aqui a preços competitivos, e forçando a distribuidora a pelo menos reduzir o praticado por ela, que ainda não seria menor por causa dos custos associados ao pós venda, como garantia, etc., por ser distribuidor oficial.
Não é realista o cenário de que tá caro porque só o distribuidor quer, os impostos cobrados pelo governo incidem sobre o distribuidor e também o protegem de ter concorrência de verdade no mercado nacional, colaborando e muito na manutenção desse valor alto