Apple violou lei antitruste com Spotify e concorrentes, diz Comissão Europeia

Isso até me cansou já, embora eu concorde que 30% que a Apple oferece é meio alto, principalmente se olharmos para o que a Steam oferece por esses mesmos 30%.

2 curtidas

Todos os países estão quebrados com a pandemia, então estão vendo nas Big Techs uma forma de extorquir dinheiro fácil.

UE e antitruste na mesma notícia… que novidade.

A UE ama a Apple tanto quanto Bolsonaro ama máscara. Desculpe-me não pude deixar passar essa. kkk

Eles vão atrás de grandes players mesmo.
Nos anos 90 e 2000 era, dentre outras, a MS. Agora é a Apple e Amazon.
Não me espantaria se daqui a pouco eles irem atrás da Valve com a Steam, como já tem gente fazendo nos EUA.

1 curtida

Não acho que seja essa questão nesse caso.

Análise comigo, q Apple é uma empresa que vende celulares e um meio para disponibilizar serviços (apps) para esses celulares.

A empresa cresceu e virou a maior do mundo e começa a disponibilizar os próprios apps. Muita gente não acha errado, até aí, mas se esquece que uma empresa do tamanho da Apple simplesmente pode acabar com qualquer outra empresa de qualquer setor praticamente, basta ela escolher qual setor ela vai entrar.

O caso do Spotify é um exemplo, a Apple não precisa pagar para si próprio a taxa de 30%, afinal é o app dela na loja dela, deixando a concorrência de uma super gigante desleal, imagine se a Apple agora resolve entrar em todos os outros setores possíveis? O que já era grande, fica enorme a ponto de uma hora não existirem mais concorrêntes, agora imagine se o Google faz o mesmo(e faz)… A disputa no final pode ser só de Apple x google no mundo INTEIRO não só de SOs como de apps tbm.

Dos casos que eu já vi, esse me parece o mais sensato de punição, no mínimo quando uma big tech que disponibiliza serviços para outras empresas quiser adentrar em um setor, o que ela deveria fazer é isentar todos aquele setor de taxas, pra ficar justo, ou colocar uma taxa mínima, somente pra cobrir custos operacionais.

Um belo exemplo foi a Microsoft obrigada a disponibilizar na tela inicial do windows outros navegadores como opção.

Enfim, é um assunto amplo, mas nesse caso aí eu espero que a Apple rode pelo bem da concorrência.

7 curtidas

O mundo não é justo.

Mas ela já tinha apps próprios antes mesmo de ter uma loja. A loja foi justamente para dar espaço para outros. Porque se seguisse a ferro e fogo a ideia do Jobs, esse mercado inteiro de compra de apps nunca teria existido no iOS.

Empresas inteiras nasceram dessa oportunidade, deitaram e rolaram, mas agora vem com esse discurso de antitrust pra cima da Apple ? O Google é basicamente um monopólio de sistema operacional, tudo é Android. A Apple tem menos de 28% de marketshare global. O que significa que existem outros 5 bilhões de pessoas usando Android, onde o Spotify reina.

Concordo que 30% é muito para os dias atuais. O default deveria ser15% e 10% para quem tem até um milhão de faturamento.

Falacioso, justamente por não ser justo que existem regulamentações, e justamente por não ser justo que ela está sofrendo processo.

Uma coisa nada tem haver com a outra, o fato é que se uma empresa cresce demais e começa a usar isso de maneira muito desigual ela deve sim ser penalizada, é só ler a lei anti trust que ela foi enquadrada, inclusive essa lei existe no Brasil.

O sistema é aberto, não é monopólio, as empresas que quiserem usar a play store recebem em troca atualizações e outros benefícios, mas se quiserem podem sim usar o Android sem pagar nada ao Google. Inclusive as empresas podem oferecer o apk para ser instalado fora da play store, coisa que no iPhone não dá, essa é uma das brigas entre Spotify, e Apple(nem estou emitido o juízo de valor, afinal o sistema é da Apple por mim ela decide se aceita isso ou não.)

Eu acho que a Apple pode colocar o percentual que ela quiser, o que não pode é uma empresa que é gigante, começar a engolir todos os outros setores do ecossistema. Como eu disse anteriormente, sempre existiram leis anti trust, e elas servem justamente pra impedir esse tipo de prática. Quer goste ou não.

7 curtidas

Perceba que o foco é mais nas empresas de fora da UE…

É uma ajuda de via dupla, iPhone não estaria aonde está se n fossem os apps de terceiros. E nem a Apple e nem empresa nenhuma tem condições de criar um ecossistema completo sem depender de nenhuma terceira.

Porém, aos poucos, a Apple tá crescendo sua bolha e se tornando cada vez mais indepentende. Vai chegar um momento q ela sozinha será suficiente para boa parte dos usuários, onde eles utilizarão exclusivamente os serviços da Apple para uma boa experiência digital. Acontece que, SE a Apple chegar lá, ela só chegará lá pq hj tem o apoio das empresas terceiras criando apps e soluções q ela n tem competência atualmente.

E puuuts… Espero q nem Apple e nem empresa nenhuma chegue a este ponto de “gigantismo”.

Vou falar de novo pra ficar bem claro: O iPhone só vendeu o tanto que vendeu, pq o Jobs vendia o produto como uma janela de acesso para milhões de apps maravilhosos, lindos e fáceis de usar feitos por outras pessoas. Se vc n se lembra disso, reveja as 1a conferências do iPhone e o tanto de ênfase que o Jobs deu aos apps de terceiros.

5 curtidas

Bom, Europa também não tem um leque muito grande de empresas de tecnologia com alcance global a nível das citadas.
Mas eles já pegaram no pé de empresas européias, como a Siemens, por exemplo (mas não por violar a lei antitruste).

2 curtidas

Na verdade os APPS dela eram de outro tipo!

A primeira loja para Iphone nem era da Apple.
Era outra. Que quando a da apple chegou a outra foi Banida…

O negocio da Apple é informação!

Quando alguém tem um app na loja e cobra alguma coisa

É obrigado a usar o sistema de pagametos da Apple.

E ela sabe exatamente quantos usuários seu App tem!
Quanto cada usuário da de dinheiro!
Qual o perfil financeiro de cada usuário seu!
Sabe tudo. Sobre seu App.
Ela tem mais métricas sobre seu APP que você mesmo!

Munida com todas essas informações ela vem e lança um concorrente.
Já sabendo de tudo, ela não entra em mercado que não vai tem potencial.
Então o app dela não paga os 30% sobre CADA venda.
30% é vantagem enorme em qualquer negociação.
Se seu produto custa 10 por mês, 3 reais é da Apple
Quem sabe você tenha 1 milhão de clientes. 3 milhões é da Apple

Então ela pode oferecer mais grana pros artistas no caso dos apps de músicas.
Esses 30% de cada usuário que ela pegou, da pra negociar bem com os artistas no caso de musica
E é exatamente isso que ela faz

É impossível um concorrente vencer a apple numa disputa dessa…

Ou os APPs dela PAGAM igual para ser honesto com todos.
Ou ela permite que outras lojas possa VOLTAR a funcionar
Ou permite que as empresas usem outros meios de pagamento

4 curtidas

Realmente essa situação é um pouco mais delicada que o percentual em si, visto que a Apple acaba jogando o Apple music a um preço extremamente agressivo, que praticamente deixa sem sentido um consumidor escolher ou se manter no Spotify ao invés do serviço da Apple. E independente até do que penso (sou liberal), as regras antitruste da UE estão aí há bastante tempo, e já causaram estragos bilionários à Microsoft e diversas outras, não dá para argumentar que é uma “perseguição” a empresa.

2 curtidas

Vai ser divertido ver o final disso tudo.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.