Apple: vender iPhone 12 sem adaptador é "o certo a se fazer"

Originally published at: Apple: vender iPhone 12 sem adaptador é "o certo a se fazer" – Celular – Tecnoblog

Vender iPhone 12, 11, XR e SE (2020) sem o carregador e fone de ouvido é a “coisa certa a se fazer”, diz executiva da Apple

1 curtida

Se só o carregador já tem esse (suposto) impacto gigantesco no meio ambiente, imagina reduzir os lançamentos a cada dois anos?

A Apple está preocupada com a natureza sim amiguinho.

10 curtidas

Se é certo, da desconto p#$&$!

image

6 curtidas

"Há muitos motivos incríveis e achamos que é um bom preço por tudo isso”

Ah, vsf! Qdo vão cansar desse papinho manjado que não engana ninguém?

5 curtidas

Lógica da Apple: tirar o carregador não tem problema, vender um pedaço de plástico pros carregadores antigos funcionarem nos novos Iphones também não!

3 curtidas

Pode até ter sido certo tirar o adaptador de tomada e o fone.
Mas poderiam ter mandado um adaptador USB-C - USB-A pro pessoal que não tem ainda um adaptador de tomada USB-C.
Manda esse adaptador junto por um ou dois anos e depois tira também com o mesmo argumento.

Pra mim isso é uma bela oportunidade pra outras empresas tirarem sarro, da mesma forma que fizeram com o notch e a entrada P2.

Enfim, agora é esperar e ver.

Edit:
Acabei de ver no Engadget uma notícia dizendo que na França o iPhone 12 vem com fone de ouvido por causa de uma lei.
Olha só o Estado interferindo.

6 curtidas

Não, não é. É pura safadeza, isso sim

1 curtida

A cara de pau é absurda ein, podiam ter batido no peito e falado “tiramos pra economizar mesmo, usem seus carregadores antigos (se servirem)”

A desculpa ambiental não cola, afinal, precisam fazer uma nova caixa de papel pra vender o carregador separadamente.

Pra mim isso é uma bela oportunidade pra outras empresas tirarem sarro, da mesma forma que fizeram com o notch e a entrada P2.

Vão tirar sarro em um, dois aparelhos e depois vão copiar, como todos fizeram com o notch (ainda q em outros formatos) e a entrada p2

4 curtidas

A Apple não cuida do meio ambiente. Vendem um cabo de qualidade ruim, porque é ambientalmente melhor. O problema é que o cabo é ruim, e as pessoas compram um pirata de melhor qualidade. Dai, acaba sendo dois cabos vendidos em um. O pior é que as pessoas compram o iPhone, então enquanto o consumidor for abobalhado tem que se ferrar mesmo com as idéias da Apple.

6 curtidas

Daqui a pouco vão vender só a caixa vazia e condicionar a venda do aparelho a quem comprou a caixa.

4 curtidas

Tem que fazer as contas, mas sem o carregador e o fone, a caixa do iPhone pode ser menor.
Sendo menor, eles podem enviar mais iPhones em um mesmo caminhão, o que significa menos viagens para levar o mesmo tanto de produtos.
Claro que tem que considerar o gasto com a caixa e o transporte do carregador e dos fones, e é ai que entra a necessidade das contas.

Pode ser que no fim a economia seja negativa pro ambiente, pode ser que não.

Que outras empresas vão copiar essa retirada eu não tenho dúvidas.
Mas elas podem fazer do jeito que eu acho certo (no caso não desconsiderar a "retrocompatibilidade) e ainda tirar com a cara da Apple. Ou seja, retira o adaptador mas manda um “nós retiramos mas você ainda poderá usar o adaptador que você já possui”.

1 curtida

Sou contra a regulação de empresas por parte de governos, mas abusos contra o consumidor precisam ser defendidos de alguma forma, pois de grão em grão que galinha enche o papo ou você dá a mão e depois querem o braço. Me parece que a Europa está fazendo alguma coisa sobre os fones.

Lembram de fabricantes de biscoitos que resolveram reduzir a quantidade que vinham nas embalagens sem a contrapartida da redução do preço !

A questão central nessa da Apple retirar os fones, mas principalmente os carregadores, é que ela dita o mercado e o mercado irá certamente copiar a Apple para não ficar para trás nessa historinha de sustentabilidade para inglês ver.

Aí, se não houver nenhum freio de proteção do consumidor, os consumidores precisarão reagir.

Perguntas:

  • A Apple deve ter feito uma pesquisa sobre os carregadores antigos em poder dos consumidores antigos, mas e os novos que nunca tiveram um iPhone ? São consumidores carbono free ?

  • E os carregadores antigos que derem defeito ?

  • E os milhares de carregadores antigos com portas USB-A ? A Apple não pensou nos consumidores que não sabem que USB-A é diferente de USB-C e na caixa não virá nenhum adaptador de USB-A para USB-C ?

Prevejo chuva de processos contra a Apple. E precisa, só e principalmente por essa atitude mercenária

2 curtidas

Tem que ser muito otário pra acreditar nesse papinho de meio ambiente.

6 curtidas

Fone faz sentido remover, eu devo ter uns 4 fones aqui em casa que nunca foram usados. Muita gente acaba nem usando o fone, como é o caso do meu pai, ou não usa pois tem um fone melhor que foi comprado, que é o meu caso.
Mas remover o carregador não faz sentido. Muitas pessoas vão acabar comprando carregadores de baixa qualidade, que vão durar menos e assim em vez da pessoa usar um carregador original da caixa, vai usar uns 3 piratas.

2 curtidas

Até acho que a conta feche de forma positiva, mas ainda assim eu não acho que o motivo PRIMÁRIO para tirar carregador e fone seja o meio ambiente.

1 curtida

Primário não deve ser mesmo.
Claro que não é impossível que seja, mas é bem improvável.

Pelo menos a ação deles é condizente com o discurso.
Outro exemplo disso, de acordo com o relato do Engadget, as caixas do iPhone 12 também são mais finas.
Caixas mais finas significa menos material utilizado e menos impacto ambiental, mas também significa menos custo e mais lucro pra empresa.
Pode ser que a decisão tenha sido tomada primariamente pelo aumento do lucro, mas pelo menos é uma decisão que aumenta o lucro sem aumentar o impacto ambiental, mantendo a ação alinhada com o discurso.

Olha, longe de defender a Apple nesse quesito, mas tenho um cabo aqui que uso há dois anos, diariamente, e ele está como novo! até sem amarelados visíveis. Pessoal quer enrolar cabo como se enrola cabelo, aí não dá. Mesmo que pegar uma fibra óptica e ficar fazendo dobras além do limite estrutural dela e dizer que é uma porcaria, todo cabo tem um limite estrutural e todo material também, é só saber usar.

Ps.: nunca quebrei cabo de iPhone, de fone de ouvido de qualquer marca que já usei e nem os carregadores dos meus aparelhos Android que usei por mais tempo do que os iPhones que eu já tive e tenho.

1 curtida

Tem trouxa pra engolir qualquer tipo de desculpa. Enfim, compra quem quer.

1 curtida

Jedielson, sabe o nome desse adaptador de tomada que vem (vinha) junto com o aparelho?

Travel Adapter ou Adaptador de Viagem.

É pra enrolar mesmo, pra colocar na mochila, na necessaire, levar pro trabalho ou pra casa da namorada. Se não cumpre nem o que o nome promete, é ruim. E é só com a Apple isso, cara. Você vê Samsungueiro ou Xiaominion reclamando da qualidade do cabo? Não existe. Isso que os celulares dessas marcas não chegam em metade do preço de um da maçã. Tem que reclamar, tem que exigir coisa boa. Tá pagando por isso.

E aqui nem é pro Jadielson, é pra geral mesmo. Enquanto o consumidor for filhotinho de marca, a gente sempre vai ver essas coisas de ‘tira entrada’, ‘tira sensor’, ‘tira carregador’. E a gente vai ficando mais pobre por ter consumo inconsciente pra suprir o bolso da ricaiada.

6 curtidas