A taxa de 30% que a apple cobra dos desenvolvedores é absurda e não faz nenhum sentido
Vi umas notícias que a Apple vai liberar loja de terceiros por causa da UE
A divisão 70/30 é uma das mais populares em diversas áreas, sem contar que a Apple oferece todo um ecossistema em troca, ao invés de simplesmente processar um pagamento (cujo o percentual vai até 10% normalmente).
É uma possibilidade forte, mas que sinceramente, não vejo como de grande impacto (para a Apple). É igual o cenário de games hoje, existem várias lojas, mas a Steam (mais antiga e popular) continua sendo a mais importante.
A menos que no momento de configurar o iOS você tenha que escolher uma loja de apps, aquela que vier pré-instalada (obviamente a App Store da Apple) vai ser a mais usada pelos usuários.
Indo pro lado do usuário, certamente vamos ter mais liberdade, entretanto, vejo isso com mais pessimismo por quebrar a “blindagem” de segurança que um SO fechado oferece.
A samsung tem a galaxy store e eu acho um porre. Não atualiza as coisas direito, toda hora tenho que atualizar manualmente e tem apps q por algum motivo pegam atualização por lá e não pela play store
Se vier uma loja com taxas baixíssimas acho que da um impacto sim, a Epic da aí faz um tempo.
Principalmente se isso tbm valer pras compras in-app, se tu gasta mais de 50 lulas/bidens todo mes qualquer descontinho já vale.
vai depender da liberdade que essa loja terá, só que penso que vai ter um impacto na apple na receita, em aplicativos pagos ou de assinaturas, só de pagar 15% menos que a Apple cobra, vai atrair muita gente.
A questão vai ser a segurança mesmo, isso vai cair, e como sempre, a quantidade de pessoas que vão cair em fraudes, malwares ou qualquer coisa do tipo serão gigantescas, não duvido de se tornar maior que no android em vista da falta de preocupação que usuário IOS tem
Ver a Epic apanhando é muito melhor do que ver a Apple apanhando.
Publicidade, hospedagem, taxa de cartão de crédito, lucro, suporte (afinal caso você queira reembolso ou problemas mais sérios você lida direto com a Apple), segurança e ainda deve ter mais coisas.
Inclusive tem desenvolvedoras que só existem por conta da Apple