Apple vai transformar iPhones em maquininhas de pagamento via NFC

Pagseguro parabeniza Apple por enfim ter chego em 2012.

5 curtidas

desde do iphone 6s dá para fazer, 2015, e só veio liberar agora nfc para terceiros.

nem o Douglas que ama Apple consegue defender isso.

agora, vamos ver se a taxa Apple vai entrar junto

1 curtida

Algum celular Android consegue fazer isso?

Essa função já existiu em Featurephones, mas foi abandonada, da ultima vez que vi o inter e outro banco digital estavam trabalhando para ressuscitar essa função.

Consegue sim. Até o Banco Inter já tentou surfar na ideia, mas parece ter desistido e nem explicaram a razão. (acho que com o Pix, talvez não valesse o esforço haha)

1 curtida

Lá fora pode vingar, mas aqui, qual estabelecimento vai usar iPhone ou iPad para tomar pedidos e receber pagamento?

Pode ser útil é para quem gostaria dessa comodidade, mas não quer pagar a comissão da máquina. Agora no Brasil, pix é o que há. Nunca vi algo ter uma adoção tão plena, de jovens a adultos.

1 curtida

Mas a apple sempre empurra a carroça querendo ou não. Em breve isso daí pode ter no Android e muito dono de maquininha vai optar invés de pagar a taxa. Então quem paga por cartão de crédito e aproximação ta de boas. Acho bem diferente do pix

O iPlace? :face_with_raised_eyebrow:

Essa função é interessante para pequenos vendedores e ambulantes pois é uma coisa a menos para carregar e até para comprar, pois dependendo da maquininha que vc tem, vc é obrigado a ter o app da empresa no celular para fazer a venda.

2 curtidas

Em teoria todo celular com NFC conseguiria fazer isso? bastando ter um intermediário?

Sim, todo celular com NFC consegue fazer isso, pois ele é tanto leitor quanto escritor de dados em NFC.

Entendi, espero que a Apple consiga emplacar lá fora com essas parcerias e quem sabe algumas instituições por aqui não vejam uma oportunidade negócio e passem a oferecer esse recurso com taxas menores que a maquininha convencional

Imagina a taxinha convidativa dessa empresa que nem gosta de $$, fazer uma venda e ficar uns 25% na mão da Apple…

A ideia é muito boa e promissora. Pelos comentários, parece que já tentaram no Android e todo celular com NFC poderia funcionar como receptor de pagamentos. Então, vejo isso como um facilitador para o próprio PIX se conseguirem um jeito de unir as duas ferramentas.

Apesar de amar a revolução que o PIX trouxe, não acho o método muito intuitivo, por vezes é até trabalhoso. Transferir dinheiro via PIX apenas aproximando os aparelhos seria um salto ainda mais gigantesco pela facilidade. Em comparação, acho a transferência via WhatsApp muito superior em facilidade em relação ao PIX, mas parece que não caiu no gosto da galera.

1 curtida

Isso é uma API pra terceiros, não um serviço. Cada plataforma fica responsável pelas suas taxas, não há comissão pra Apple.

2 curtidas

Depende. Quando se trata de pagamento por aproximação, o Brasil está bem na frente dos EUA (lá ainda insistem em pagar com tarja). O share do iPhone é pequeno no Brasil (cerca de 14%) em relação ao todo, mas são mais de 30 milhões de iPhones espalhados por aí que já podem virar uma maquininha de cartão.

Ao menos, por enquanto, a ideia é convencer quem já tem um iPhone a usá-lo como maquininha, mas isso poderia muito bem ser expandido no futuro com NFC no iPad, por exemplo (existem vários comércios que colocam iPad no caixa, imagina se pudessem usar o mesmo aparelho pra receber o pagamento também).

Interessante mesmo vai ser se a própria Apple implementar isso no Apple Cash futuramente com suas próprias taxas.

1 curtida

Seria merecido uma expansão do Apple Cash para mais países e do próprio cartão em si. Hoje a Wallet é muito enxuta, poderiam trazer uma integração para compra de ações, produtos Apple … Eles tem muito pra expandir nesse mercado de serviços financeiros, é coisa pra melhorarem que seria merecendo uma assinatura a parte, Wallet+ hehe.

Fico impressionado de lá ainda ser assim. Tem que ter um nível de confiança e honestidade muito grande por parte da população

Hmm duvido muito que a Apple iria abrir mão de abocanhar uma fatia desse dinheiro, como faz com todos os apps que envolvem pagamento, Netflix, Spotfy, jogos, etc.

Uma das poucas coisas que eu agradeço o governo por ter feito.

Acho pouco provável isso ser interessante para este público que provavelmente não conta com um iPhone XS ou superior, sendo que uma maquininha completa do PagSeguro ou Mercado Pago sai por uns R$150.

Já há planos para isso, e se for algo simples assim de implementar, realmente pode ajudar ainda mais o PIX a deslanchar no setor físico.