Apple vai ter que indenizar advogado por iPhone 12 roubado e invadido

https://tecnoblog.net/536254/apple-vai-ter-que-indenizar-advogado-por-iphone-12-roubado-e-invadido/

E como sabem que o usuário avia realmente configurado bloqueio no celular?

É pouco provável que a invasão tenha sido através do Face ID ou da senha do usuário. Como ele comprovou isso? Um cracker com esse talento não daria mole com migalhas. Vou presumir que a “invasão” tenha sido através do Sim Card, como tem acontecido em outros casos.

Estou curioso para saber qual foi o posicionamento da Apple.
Por um lado, fica a dúvida se realmente o aparelho estava devidamente bloqueado com os recursos oferecidos. Por outro, considerando que estivesse, acho que a condenação se justifica, já que a Apple tem um ecossistema fechado absurdamente controlado e, principalmente, cobra por isso.
Se a situação for procedente, inclusive, temos um precedente perigoso aí. Como conseguiram esse acesso?

1 curtida

OK. A noticia é que um advogado entrou na justiça, e fez a justiça se entortar para ajustar suas necessidades pessoais.
Legal.
Mas isso não é exatamente o trabalho desse cara? É como eu postar que resolvi uma tela azul no Windows… tri! Mas trabalho em TI, isso deveria ser parte do meu dia a dia!

Ou alguém acha que o advogado está tecnicamente correto, ou pior ainda: alguém acha que a justiça para ele é a mesma para nós? (de verdade, não na teoria, por favor…)

4 curtidas

Provavelmente recuperaram o código retirando o Sim. um dos motivos que migrei para o ESIM e desabilitei recuperação por SMS de qualquer sistema que uso.

1 curtida

Eu no mínimo coloquei senha no meu SIM, já que é necessária a cada reinicialização ou troca de aparelho

fez o certo, agora coloque 2FA em emails, e outras coisas por APP e retire qualquer autenticação por SMS, pq ainda pode sofrer do meliante falsificar sua identidade e recuperar o chip numa loja. (Sim Swap)

Apple ID é o email da apple (sem elos com o gmail)
e todas as recuperações apontam pra conta microsoft (que somente é usada em um pc windows) que não sai de casa.

O que posso fazer para reforçar a segurança eu faço.

Sou advogado e tenho cada vez mais presenciados casos análogos (até de alguém próximo) de IPhone furtado/roubado bloquado, que em minutos tem cconfigurações alteradas e muitas vezes contas bancárias limpas. É muitíssimo provável que criminosos detem alguma forma de desbloqueio usando falha de sistema, o que explica a facilidade e velocidade em que tudo é executado. Muitos falam na falha de “SIM Card”, é mais embaixo!! Esse caso da sentença o usuário usava e-SIM…E mais, a defesa da Apple nesse caso e em análogos é bem nivel de FAC, parece até ter sido redigida por Craig Federighi.

2 curtidas

Provavelmente seja alguma zica com o SIM mesmo.
Existem várias quadrilhas com funcionários infiltrados nas teles. É fácil migrar o número de um eSIM para um SIM comum quando você tem alguém dentro da empresa responsável por isso.

Se houvesse um meio de burlar efetivamente a segurança da Apple, esses caras seriam milionários e não iriam ficar indo atrás de gente comum.

Pra mim, tem um olheiro vendo a pessoa desbloquear o telefone por código, já que provavelmente tá com máscara e o Face ID não vai funcionar. Tem certas opções que só podem ser alteradas no iPhone se tiver o código de 6 dígitos de qualquer jeito.
É mais engenharia social do que hacker de ficção.

1 curtida

Eu tive o meu roubado em 2020 (jogo atlético vs cruzeiro) e ate hoje nao fizeram a limpa nas contas, acho que a falha de segurança envolve usuários com o Sim e operadoras.

Cara, provavelmente quem desemvolveu essas brechas á deve estar milionário. Tem investigação já meio avançada na PC de SP, tudo leva a crer que é uma ferramenta comprada fora, que exige a conexão do aparelho a um computador com o artefado instalado. Os criminosos que usam a ferramenta ficam dependentes de quem forneceu, que cobra inclusive em cima do número de desbloqueios. No começo eu acreditava ser algum deslize, pessoal de operadora também, mas são muitos casos, e acontecendo com pessoas que levam bem a sério a questão de segurança.

1 curtida

Isso não faz sentido.
Primeiro, juiz não gosta de advogado, era muito mais fácil ele perder do que ganhar.
Segundo, a apple também tem advogados, e um monte deles, acredito que seria mais fácil eles “entortarem” a justiça do que o cara sozinho.
Você concertando o PC está sozinho, dependendo de si próprio. Em um processo há dois lados “brigando” e um juiz no meio, bem diferente.

Acessei o processo e a comprovação dele se deu por um e-mail recebido informando a alteração do ID Apple.
Ou seja, não foi bem uma “invasão”, mas de alguma forma alteraram o ID dele para acessar o aparelho.

Nossa, nem o FBI consegue isso… mas o bandido pé de chinelo brasileiro… hahaha ai tem coisa.

Essa história tá muito mal contada. Digamos que a senha fosse rídicula. Beleza. Mas também conseguiram as senhas bancárias? Porque nenhum dos bancos que eu uso me deixa mover dinheiro pra fora sem confirmar com senha e tudo mais.
Não puxando brasa pra Apple, eu trabalho com ambas plataformas, mas segurança é uma questão bem importante pra eles e eu acho muito difícil que isso tenha sido feito sem terem usado de engenharia social pra cima do cara.
Eu conheço pessoas que tiveram o celular furtado e as semanas seguintes recebiam mtos SMS e MSGs no whatsapp que eram claramente phishing pra obter a senha do dispositivo.

Eu tive o telefone roubado, mas por ser ESIM, e o email do iCloud diferente. nao recebi nada, ate hoje o aparelho ta vinculado ao meu buscar.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.