Apple terá de prestar esclarecimentos sobre segurança dos AirPods à Senacon

Depois vc fala so temos órgãos incompetentes, bem se a anatel liberou um selo para o item o outro órgão nao deveria conversar direto com a anatel responsavel por liberar o item, acreditamos que foi feito um trabalho árduo para verificar problema no item antes da liberacao nao? Depois a empresa tem custos e claro vai jogar no preço final e quem pagara nós kkk.

A matéria fala sobre o alerta Amber como se todo mundo soubesse o que é, mas eu nunca tinha ouvido falar.
O que seria esse alerta Amber? Como é o sinal sonoro? Todo fone da Apple recebe esse sinal e em qual região isso acontece? Temos algo parecido no Brasil? Usuários do Brasil correm esse risco?

3 curtidas

Não uso Apple, mas também achei mal explicado, nunca ouvi falar desse tal alerta.

1 curtida

Fala, André!

Falha minha! Depois que acompanhei a discussão sobre o alerta de desaparecidos aqui no Rio de Janeiro, fiquei com a falsa sensação de que o sistema dos Estados Unidos era amplamente conhecido. Mas já corrigi a matéria.

Sobre o Brasil: o Rio de Janeiro começou a emitir o aviso de desaparecidos via SMS recentemente. Mas, até onde pude acompanhar, o Alerta Pri (versão fluminense do Alerta Amber) é o único em funcionamento no país.

1 curtida

Muito obrigado @brunogdb.
Agora consegui entender bem.

No Rio de Janeiro é apenas SMS ou vocês também recebem algum alerta sonoro?

1 curtida

Recebemos apenas SMS. E você pode pedir para cancelar o recebimento por mensagem, mesmo, se quiser. É bem simples. :slight_smile:

Já ouvi uma história de que os avisos também seriam enviados via WhatsApp. Mas é que nem caviar: nunca vi, só ouvi falar.

1 curtida

Senacon fazendo fogo em palha. Países civilizados possuem o alerta âmbar, no Brasil isso não acontece, então n precisamos nos preocupar.

São alertas q interrompem qualquer modo silencioso no celular e faz tocar em volume máximo. Funciona em TVs, celulares, rádios etc.

Em caso de catástrofes, todos celulares e TVs ficam tocando esse som simultaneamente

O problema não é grave. Deve ser resolvido por um update.

Como o alerta deve obrigatoriamente ignorar volume do celular, alguma falha no iOS deve replicar isso no fone e reproduzir no volume máximo

1 curtida

Caramba, um barulho desses no fone de ouvido em volume máximo deve ser terrível.

1 curtida

pelo jeito, o ministro não sabe nem o sistema que se usa por aqui.

sobre crianças desaparecidas eu não sei, o que eu sei é qua defesa civil que informa desastre na sua região de por SMS, para receber a pessoa tem que enviar o CEP que ela quer receber informação para o numero 40199

tá ai uma tecnologia que eu nunca entendi pq não implementam no Brasil para áreas de risco de desmoronamento e inundações graves.

penso eu… que para fazer isso, precisa da ajuda do governo, e talvez que seja organizado e centralizado

O que está no Recife agora, o alerta do Ministério da Ciência foi olhado somente dois dias depois do alerta

dá para ver a bagunça que é

1 curtida

Acho que precisaria de um sistema central, mas o ideal é ele ser utilizado pela defesa civil de cada estado ou cidade (não sei como funciona a hierarquia da defesa civil).

Pelo que eu entendo desses sistemas de alerta (se alguém souber melhor me corrija), ele é baseado em que torre o celular está conectado e não no numero de telefone de cada pessoa (como os alertas por SMS da defesa civil), ou seja, todo mundo naquela torre vai receber o alerta, independente do teu numero de telefone ou DDD.

Não é um sistema simples de se fazer para funcionar bem, mas ele tem se tornado cada vez mais necessário pelos constantes deslizamentos e inundações.

o que eu recebo é feito a partir do CEP, se você quiser receber do seu CEP, do CEP da sua família ou de qualquer lugar é feito a partir do CEP e de você querer cadastrar para receber, não é enviado automaticamente

penso que possui uma limitação e que o governo deveria ter um poder maior neste assunto especifico, deveria ter um alerta de gravidade maior* que deveria ser feito do jeito que você falou

  • é que aqui não acontece muito desastre natural de grande poder, mas do tipo dos ciclones tropicais que acontece uma vez ou outra na sua região RS, SC e PR

Eu diria que eles não são de afetar grandes áreas de uma só vez, mas os desmoronamentos são bem poderosos e em regiões que eles são mais comuns tem sirenes de alerta, o problema é que quando surge uma nova área de desmoronamento não coberta pelos sistemas de sirenes atuais (outras cidades), não temos nenhum mecanismo de alerta e morrem muitas pessoas.

84 mortes e 56 desaparecidos eu já chamo de um desastre natural grande, e ainda tem represas na capacidade máxima de agua, o que pode se tornar um risco de rompimento delas, gerando uma nova leva de mortes.

Homologação da Anatel não quer dizer que outros órgãos não possam exigir outras certificações.

A competência da Anatel é telecomunicações, e homologações normalmente só servem para testar radiofrequência e as vezes baterias e outros equipamentos de rede.

o que temos é esse do Ministério da Ciência que avisou que teria chuva bem acima do normal e olharam dois dias depois.

A curiosidade é como estão fazendo essa previsão, porque a manutenção do supercomputador estava sendo uma novela e ele era utilizado para o clima.

e eu penso que esse supercomputador já era

E a gente já tem parte da infraestrutura pra isso. O INMET já fornece alertas (https://alertas2.inmet.gov.br/) e a gente já tem uma estrutura para envio de SMS das Defesas Civis com granularidade por CEP.
Obviamente iria exigir algum esforço das operadoras (para plugar isso no cell broadcast delas) e dos fabricantes de celulares (para adaptar/ativar no Brasil), mas imagino que poderiam adaptar muito do que já se usa no exterior.

ISDB-T no Japão inclusive tem a capacidade de ligar TVs quando o sinal de emergência é disparado, e a gente usa ISDB-T no Brasil…

2 curtidas

agora fiquei impressionado com essa solução de alertas, nunca imaginei que faziam isso, o alerta nos celulares ao meu ver já está mais do que bom.

realmente, os japoneses estão há anos luz daqui.

e pelo que você falou já tem toda a infraestrutura necessária, o que falta mesmo é boa vontade e dedicação de certo tipos de pessoas para fazer a infra funcionar

1 curtida