Apple Silicon terá desafio em rodar programas antigos, diz Qualcomm

Originally published at: Apple Silicon terá desafio em rodar programas antigos, diz Qualcomm – Computador – Tecnoblog

Para Qualcomm, transição de Intel para Apple Silicon nos Macs trará desafios na emulação de software legado

O Windows por si só é um ninho de código antigo e mal escrito kkk então acho que da nem pra comparar com o MacOS. A Apple disse que roda até melhor gráficos no Rosetta que nativamente, veremos isso.

3 curtidas

Para a Qualcomm pode ser um problema devido a arquitetura do Windows.

O macOS é UNIX na sua estrutura, ou seja, muito mais tranquilo para portar de uma plataforma para outra.

A Apple também tem experiência nisso quando fez o caminho contrário, de PowerPC para Intel, e na época, embora rodasse um pouco mais lento que o nativo, funcionou muito bem.

1 curtida

Pois é. A Apple já passou por uma grande transição de arquitetura antes e na prática foi mais simples do que muita gente imaginava. Certamente vai ter uma incompatibilidade ou outra aqui e ali, mas acredito que o Rosetta 2 vai funcionar tão bem quanto o primeiro.

O mais engraçado é a Qualcomm falando o parecer sobre os SoCs da concorrência, dando a entender que sabe mais sobre os desafios da transição, que a própria Apple, que já fez isso umas 3 vezes, e conhece melhor que ninguém suas próprias limitações e fraquezas.

Com o lançamento desse M1, a Apple jogou seguro. Anunciou seu Apple silicon para Macs no tier mais básico e para aqueles que requerem o máximo de compatibilidade por terem um workflow bem mais robusto, seguiu oferecendo Macs com specs mais altas com intel. Por isso não vimos M1 com configurações de RAM maiores, pois essas estão no tier da intel.

Um usuário mais básico não terá grandes demandas logo no início, dando tempo da indústria se preparar, atualizar seus apps e programas. Ano que vem ela completa o restante da linha e pode subir a barra, até chegar o ponto que a intel será dispensável.

Não é porque a Apple pode escalar sua arquitetura a ponto de tornar as soluções com intel obsoletas no dia um, que ela deva fazer isso logo de cara. Não teria efeito prático algum, fora dar uma de phill Schiller no palco e soltar um “can’t Innovate anymore my ass”. Quem precisa evoluir não são os SoCs da Apple, mas a oferta de software disponível, e isso vem com o tempo.

4 curtidas

Era isso que ia falar kkk De qualquer forma, o ecossistema Mac é muito diferente, tanto na quantidade de programas extremamente legados quanto a ser baseado em BSD

Parece que até o Wine tá entrando nessa de emular X86 em ARM.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.