Apple Silicon de 32 núcleos entra em testes para substituir Intel

Originally published at: Apple Silicon de 32 núcleos entra em testes para substituir Intel – Computador – Tecnoblog

Novos chips Apple Silicon devem permitir que toda linha Mac se torne independente dos processadores Intel até 2022

Achei muito satisfatório o desempenho do Apple M1, agora acho que chegará o desafio de ver o quão bem os chips ARM irão escalar em performance quando possuem mais núcleos e thread para trabalhar.

2 curtidas

E tinha gente dizendo que ia fracassar porque os modelos mais básicos tinham no máximo 16GB de RAM, como se uma empresa que vale trilhões não fosse pensar em aumentar esse limite para os modelos mais potentes.

2 curtidas

Eles mesmo já disseram que construíram a arquitetura dos SoCs deles penando nisso. O desafio mesmo é uma TSMC dar conta de algo tão complexo na escala da Apple.

Quando a Apple trocou os powerPC da IBM pelos Intel achei um retrocesso. Tomara que tenham aprendido a lição e encontrem uma solução real pras limitações e arrogância da Intel.

Ah nao, impossível não terem previsto uma solução para isso, justamente pq 100% das aplicações para RISC precisam ter muito mais código e portanto, mais memória. O que muitas pessoas com conhecimento “de prateleira” estão falando por aí, de que isto é a morte do PC, é uma besteira gigantesca, partindo do principio que esse movimento faz todo sentido para a bolha da Apple. Ela pode muito bem não depender de instruções base como SSE e AVX, mas agora achar que isto vai renovar o mercado, parem de propagar besteiras pessoal. Ainda falando sobre SSE, faz um tempo que tinha visto uma tentativa de transmutar uma rotina SSE3 para ARM e a coisa é tão absurda, mas tão absurda que fica mais fácil reinventar uma alternativa pra ARM. Isso faz sentido pra Apple, mas o que é a Apple no mercado global de Tecnologia? Eu chuto que 90% fas coisas no mundo estão baseadas em CISC x86. E aí, quem vai transmutar toda essa base só pra rodar no SoC? Quem vai reinventar a roda? Abs

Eu já vi esse filme, onde a empresa “do bem” (AMD) ia matar os malvadoes (Intel) com o Athlon 64. O que aconteceu depois, para quem não sabe, foi um predomínio de mais de 12 anos da Intel, só recentemente a AMD conseguiu fazer alguma frente. Foram varias porcarias no meio do caminho (Bulldozer, FX) até alcançar uma arquitetura que neste momento já está com mais de 12 anos (Nehalem, e aí a empresa “do bem” não perdeu tempo e jogou os preços no espaço hahaha). Em verdade, eu quero é que ambas se fodam, eu torço pela minha conta bancária, mas temos a iminência de uma nova arquitetura vinda de uma empresa que deve ser umas 10x maior que a concorrente direta. Ela não precisa correr, não vive só da venda de cpus e mesmo assim, é a base do mercado, só fazendo refresh. Calma fanboys rs.

Intel chutando bundas no desenvolvimento de processadores. Espero que a intel acorde e que a Apple forneça para outros S.O. tambem.

Hoje o mundo é feito de IoT, dispositivos pequenos, no meu uso diário são 2 PCs X86_64, sendo que um deles serve só pra armazenar dados, então a minha vontade é mudar ele para ARM, e uma penca de dispositivos de RISC variados, como roteador wifi, modem de fibra, TVs, chromecast, smartphone.
To planejando colocar umas câmeras de segurança aqui em casa e é tudo baseado em RISC, em numero, CISC perde, apesar de ainda ganhar em potencia individual, mas sabe-se lá até quando, a Apple tá ai lutando pra virar a mesa.

Não vai. A Apple desenvolve para ela, apenas. E nem faria sentido vender para outras, porque não seria lucrativo e os tecnologias que tem nos SoC, são customizadas para as necessidades dela.

2 curtidas

Não achei um retrocesso, era o que tinha pra época. O Power Mac G5 era quase que uma fornalha industrial.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.