Apple revela chip M2 com promessa de maior desempenho e economia de energia

1 curtida

Será que vai ter implementação do Linux no Apple M2???

E ficou nos 5 nanômetros…

1 curtida

Ainda é metade do tamanho de um Intel de 11ª geração

7 curtidas

Intel forever on 10nm++++++++++++++++

Produzir chips menores é mais complicado, querendo ou não.
O yield da TSMC para chips de 4nm está, segundo rumores, na casa dos 70%.
O da Samsung para os mesmos 4nm está na casa dos 35%.
O yield da Samsung para chips de 3nm parece estar abaixo dos 20%.
Fonte para esses números: Yield on Samsung's 3nm chip production reportedly drops to a 10-20% range

O yield da TSMC para 3nm não é conhecido, mas parece que eles conseguiram um yield bem bom. Tão bom que eles acham que vão conseguir começar a produção um trimestre antes do previsto, com a nova previsão sendo começar a produzir chips de 3nm no segundo. trimestre de 2023 ao invés de no terceiro.
Fonte: TSMC Exceeds 3nm Yield Expectations & Production Can Start Sooner Than Planned

Com yields tão baixos para chips abaixo de 4nm, provavelmente a Apple quer esperar o processo de produção maturar um pouco mais antes de adotar nos seus hardwares. Fora que yields mais baixos aumentam o tempo de produção e o custo.

Yield, no caso, é a relação entre o número de chips viáveis (que passam no controle de qualidade) e o número total de chips produzidos em um waffer.
Tem uma explicação simples aqui: https://en.wikichip.org/wiki/yield

7 curtidas

Ainda não temos uma versão pronta nem para o M1, então esse sonho ainda é meio distante. Talvez o Windows acabe sendo funcional nativamente mais rápido que o sistema operacional do pinguim.

1 curtida

O comentário irônico foi mais na linha dos que anuciavam que viria em 4nm, ou até 3…E sim, a Intel está em 10, mas a AMD e outras não.

1 curtida

Sim sim, eu só coloquei o ponto justamente por concordar nessa dificuldade de migração de litografia, que pode até perdurar por mais uma geração. Muitos apontavam como certa a ida do M2 para 4 nm, o que nunca foi uma opção realista.

1 curtida

Aliás, a Microsoft deveria implantar o Windows 11 em Macs com M1 e superior de forma oficial. Porém, a empresa limita o acesso à versão do Windows para processadores ARM.

1 curtida

Acho que manterei no M1 por mais um ano, não me saltou aos olhos esse M2. Se ao menos tivessem colocado painel Mini Led no Air desse ano :confused:

Impressionante o que a Apple está fazendo nessa área de chips. Coisa que a Intel poderia já ter feito há muito tempo se adotasse uma postura mais aberta a inovação. Tinha a faca e o queijo nas mãos e perdeu a chance.

1 curtida

Eu só fico triste que toda essa inovação fique preso dentro de um ecossistema, e relegado a alguns produtos.

Uma pena, sei que a empresa gastou muito em pesquisa e tem o direito de comercializar isso da forma que bem entender, mas que seria bacana ver esse monstrinho rodando em outros SOs seria.

1 curtida

Cabe a Microsoft portar seu sistema para rodar em ARM no Mac. Mas seria pedir muito né, ela não consegue fazer isso no próprio ecossistema, que dirá no da concorrência.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.