Apple retira criptografia no Reino Unido após pressão do governo

Como diz o ditado: Dinheiro na mão, calcin… Digo, criptografia no chão.

7 Likes

Ou era isso ou perder todo um mercado no velho continente (quem iria querer um celular de 900 trumps com uma backdoor do governo). Se é que isso não vai acontecer em algum momento

Não dá pra entender porque os títulos das notícias sobre esse caso variam tanto, e quase todas fazem parecer que a Apple acatou a ordem absurda do governo e desativou TODA criptografia. Vai continuar na mesma pra 99% dos usuários que não ativaram esse recurso, criptografia padrão onde a empresa tem as chaves e caso o governo peça de x alvo investigado, ela dá o que tem acesso e pronto.

O Reino Unido queria um backdoor nos dados criptografados de ponta a ponta, ou a Apple aceitava silenciosamente já que nem avisar ela pode, ou ela remove a opção para os usuários ativarem, sem criar uma falsa sensação de segurança enganando os usuários e alertando todos de forma indireta a ordem do governo. O perigo estava justamente aqui, com usuários achando que estariam seguros e com potenciais vulnerabilidades exploradas por outros e até um novo governo autoritário.

Foi a melhor solução até então pra esse absurdo

4 Likes

Viva a UE e o Reino Unido.

Mas é isso que aconteceu, agora o Governo pode ter acesso a (quase) qualquer dado de qualquer cidadão britânico.

Ao menos isso meio que coloca a batata quente na mão do governo, pois a Apple basicamente disse para os cidadãos britânicos: “Olha, foi o SEU governo que queria que queria uma porta dos fundos. Eu não vou ameaçar a criptografia do restante dos meus clientes ao redor do planeta, então vocês que se entendam com seu rei.”

No mais, eu vou é ficar de olho em como o Reino Unido vai reagir. Se eles se contentarem com isso, ficará elas por elas, mas se por acaso o rei dizer “Não não. Quero que vocês abram a criptografia de aparelhos de fora também, pelo bem de minha segurança nacional (ou qualquer outro migué qualquer)”, acredito que vamos ter uma bela duma treta diplomática pra gente assistir comendo pipoca.

3 Likes

Exatamente, cara. Que insano uma lei dessa ser criada, aprovada, e simplesmente existir, não faz sentido. Quem eles pensam que são pra ter direito aos dados de pessoas no mundo inteiro? Pessoas que nunca pisaram no Reino Unido, ou de países onde há fortes proteções de dados, ignorando totalmente a soberania deles. Loucura.

Eles podem muito bem usar métodos tradicionais e extremamente sofisticados pra tentar invadir remotamente aparelhos alvos, e se há dados criptografados de ponta a ponta que não podem ser visualizados remotamente, pede uma busca do aparelho físico (conforme alguma outra lei de investigação) e tenta extrair usando um Cellebrite, orando pra pessoa não ter o software na última versão (Cellebrite não consegue extrair todos os dados em versões atualizadas do iOS).

Embora também não concorde, é isso aí. Mas não, o Reino Unido quer silenciosamente acabar com a criptografia de ponta a ponta mundialmente, fazendo todos acharem que estão protegidos, tudo isso com o claro objetivo de vigilância, que merd.

Tomara que outros países vejam como uma afronta sim, mas sinto que é mais provável usarem esse precedente pra pedir o mesmo e forçar a Apple a não oferecer essa proteção.

Ao menos dá pra ver que a Apple luta contra e realmente não cria backdoor em seu sistema, que é o mais grave aí, a falsa segurança/privacidade. Como uma empresa que deseja ter lucro e precisa cumprir leis locais, acredito que foi a melhor decisão. Sem backdoor, alertou todos do pedido indiretamente e agora com as chaves pode entregar dados legalmente sem enganar os usuários conforme pedido em investigações. O resto é com o cidadão do país e seu governo.

3 Likes

eu vejo comentários em matérias como essas e penso: o que voces andam fazendo no smartphone a ponto de temer o governo ter acesso a esses dados? Porque, se voces fossem, sei lá, um presidente de algum outro país, ok, mas cidadaos comuns com esse medo todo? lol

O medo não é porque a gente está fazendo algo de errado. O medo é porque é o Estado quem possui o tal “monopólio da força” e nunca é prudente governo nenhum ficar de olho no que você fala em hipótese alguma.

Ou você REALMENTE confia cegamente no Estado, em tempos onde temos cada vez mais figurões com dinheiro e poder nas mãos querendo nos convencer que “democracia é um erro”? Se tem país aqui do continente americano ouvindo pitaco de bancadas evangélicas coçando a mão insistir que (anedoticamente, eu sei) eu estou cometendo subversão porque sou ateu e bi, eu realmente não quero pôr a minha mão no fogo não…

4 Likes

O governo argumenta que a criptografia de ponta a ponta protege terroristas e pedófilos.

Tem que ser muito inocente pra acreditar nisso. É claro que vão usar isso pra perseguir espionar inimigos do regime.

3 Likes

Primeiro: governos mudam. Hoje é de um jeito, amanhã é de outro. Veja os EUA, por exemplo. Veja o Brasil. Ainda que, de repente, a situação atual lhe agrade, daqui 4 ou 8 anos VAI ser algo totalmente diferente.

Segundo: existe um negócio chamado “vida privada”. Envolve, por exemplo, relação íntima entre duas ou mais pessoas em relação amorosa: preferências sexuais, fetiches, papos sobre características de órgãos um do outro, histórias e experiências passadas entre eles… Às vezes envolve poliamor, ou um adultério que aconteceu sem que o/a atual saiba… Sabe, coisas que estão longe de ser um “crime” ou “ilegais” mas que seria “complicado” se alguém descobrisse.

A “vida privada” envolve também relação entre familiares. E tô me referindo a gente adulta aqui. Assuntos de família, muitas vezes envolvendo também segredos (um tio que descobriu um câncer mas não quer que os demais familiares, exceto sobrinho, saibam).

Também envolve relação de negócios entre duas ou mais pessoas. Ideias de produtos e serviços que se tornariam novidade no mercado. De repente uma ideia que compete com empresas grandes de um ramo. Sabe, esse tipo de ideia não seria realmente “novidade” ou “competitiva” o suficiente se outras pessoas descobrissem.

Embora eu concorde que tudo isso acima não devia ser conversado através de meios digitais e sim tète-a-tète, acontece que a Internet se tornou a nova ágora, o novo Shopping Center global, o novo parque, o novo bar onde pessoas de diferentes cantos se reúnem, se conhecem, às vezes até se relacionam. Antes pessoas precisavam se reunir fisicamente, hoje um brasileiro consegue interagir com um japonês e com um australiano como se fossem seus vizinhos de apartamento, fazer negócios e criar uma startup de nômades digitais, etc.

Com isso em mente, as pessoas precisam ter um mínimo de sigilo em suas relações interpessoais… ou até mesmo para si mesmas (por exemplo, diário digital de uma pessoa que relata pra si mesmx suas discordâncias com chefes e colegas de trabalho, ou de uma pessoa que relata para si seus amores platônicos, etc).

Aí você bota tudo isso na mão de governos que, como eu disse, mudam como a direção dos ventos. Governos e agências que não são compostos por pessoas isentas e puramente lógico-racionais (i.e., inteligências artificiais) mas sim que têm seus viéses, suas falhas. “Dê poder a um homem e saberá exatamente do que ele é capaz”.

Eu não vou propor uma ideia de negócio inovador para um colega de Singapura sabendo que um dos governos está tendo acesso àquilo. Eu não vou usar “meu” smartphone para escrever um diário sobre como eu odeio a situação atual do mundo e desejo profundamente uma Inteligência Artificial se rebelando, sabendo que tem governo me espionando.

Junto a isso, governos não são exatamente uma “fortaleza digital”. Por exemplo, um dia confiamos nossos dados (íntimos) de saúde ao governo (papanicolau, mamografia, exame de próstata e/ou fertilidade, problemas de saúde íntima, etc; você sabe, esses exames às vezes envolvem imagens, radiografias, etc), no outro dia…

Um dia você confia no sigilo da Justiça em processar uma empresa que não te pagou o devido, enquanto está tentando vaga em outras empresas… E no outro dia você descobre que as empresas sabem que você processou uma empresa no passado, porque…

Meu comentário já está longuísssimo, e ainda nem mencionei como os golpistas poderiam usar de backdoors, acesso governamental às informações públicas e vazamentos de dados pra coisas de golpistas como… você sabe… aplicação de golpes.

Tá bom ou quer mais exemplos de “o que voces andam fazendo no smartphone a ponto de temer o governo ter acesso a esses dados”?

Ah, e sabe o que é engraçado? O próprio governo muitas vezes tem segredos… Militares, por exemplo, Polícia Federal, etc… Que coisa, né? "O que os governos/polícias/exércitos/SIGINTs andam fazendo a ponto de temer o povo ter acesso a esses dados? :thinking: "

4 Likes

Antes de comentar, lembre-se que o Reino Unido não faz parte da UE.

3 Likes

O fato de esse tipo de raciocínio (“nada a esconder, nada a temer” e suas variantes) estar presente na cabeça das pessoas mostra como ainda existe um longo caminho a ser percorrido para a conscientização das pessoas sobre a importância da privacidade.

É como o Snowden disse, falar que você não se importa com privacidade porque não tem nada a esconder é que nem falar que você não se importa com liberdade de expressão porque não tem nada a dizer.

5 Likes

Nesse caso não foi bem dinheiro, porque a Apple não ganha nada com isso. Foi só o bom e velho canetaço

Corrigido.

Antes de comentar, lembre-se que o Reino Unido não faz parte da UE.

Pior que nem foi falta de entendimento, foi desatenção mesmo. Toda hora bomba uma notícia da UE vs empresa tec que já meti o automático kkkk. Tenho amigos que moram na Inglaterra. De toda forma obrigado. :wink:

Primeiro ministro*

“UE não!”