Apple recorre de decisão no Brasil que afeta App Store

Não esperava o sideloading junto nessa decisão. Se vier de bônus, tá ótimo! kkk

2 Likes

A Apple cobra caro pra manter essa renca de advogados.

Defender uma empresa que tem os preços mais caros do mundo no seu próprio país é ser muito safado ou corrupto ou somente estúpido!

4 Likes

Advogado defende quem tá pagando

4 Likes

Ta certa a Apple, quer diferente cria o proprio celular.
Só para lembrar e parabenizar os haters de windows phone, tizen, meego, e outros sistemas que eles pediam para morrer, pq só apple e android era suficientes.

Como um fiel usuário de iDevices, só tenho a dizer que: TOMARA QUE O CADE GANHE!!! O MacOS é seguro, e nem por isso é obrigatório baixar apps na Mac App Store, então apoio a solicitação do CADE, e já quero baixar jogos da Epic Games via sideloading kkkkkkk

2 Likes

Namoralzinha, como q vc consegue defender a Apple?!

Vc falando assim parece q é fácil qualquer um desenvolver um smartphone, por no mercado e conseguir apps de tudo quer empresa funcionando nele.

A função primordial de um sistema é prover o funcionamento básico do produto e, só pra lembrar, cada usuário já paga por isto.

E do jeito q fala, parece q é à favor de cartel ou super controle. É como se vc morasse numa cidade e ser obrigado a comprar sua comida em apenas em 1 supermercado superfaturado da cidade. E se quiser comprar em outro supermercado, vc que funde a sua própria cidade.

2 Likes

Se nem a Huawei, bilionária e com tecnologia de ponta, que em razão das sanções por razões político-econômicas, teve que apostar num SO próprio (o HarmonyOS), consegue fazer do dia pra noite a AppGallery ser equivalente em tamanho a App Store e Play Store, imagina uma empresa pequena conseguir esse feito né, ele fala como se fosse fácil kkkkkkkkkk

6 Likes

O celular é de quem comprou, a pessoa tem q poder pagar como quiser e instalar oq quiser

4 Likes

Algumas coisas, como pagamentos in-app e sideloading eu sou favorável, mas acho até ok discutir bem o assunto.

O que me pega é o dev não poder botar links no app pro usuário poder ir comprar/pagar itens diretamente no site. Isso é pura tirania da Apple.

2 Likes

A gente tende ser a favor pq é algo muito novo e a gente n para pra pensar nisso.

Tudo q não seja essencial do sistema, deveria ser aberto pra qualquer um poder implementar sua solução e deixar o usuário decidir o q ele quer.

O problema q smartphone hj em dia faz coisa demais pra ficar tudo na mão de quem faz o sistema.

Pq podemos instalar apps de qualquer lugar no macOS, mas n podemos no iOS? Pq a Apple quer forçar a loja dela o maior tempo possível pra continuar faturando a nota preta q ela ganha (e n tem nenhum outro motivo aqui).

1 Like

Olha, sou desenvolvedor de mobile há anos (desde 2014) eu vou te dar os meus motivos (opinião própria e que ninguém precisa aceitar) para que a Apple continue com a questão de impedir sideloading:

1. Ela investe muito mais no ecossistema dela. As ferramentas de desenvolvimento são muito superiores. É infinitamente melhor desenvolver para Apple do que para Android. Nada mais justo que a empresa possa ganhar com isso.
  2. Assim como qualquer software, o Mac OS tem falhas. Ele aparenta muito mais segurança, pois existe “pouco” interesse em “explorar” as suas vulnerabilidades. Já com o iOS o cenário é diferente. Tirando alguns países, caso do BR, o iOS possui marketshare lado a lado com Android. Logo o interesse em encontrar vulnerabilidades é muito maior, o que faria do sideloading a porta de entrada para isso.
  3. Não sou a favor de várias práticas das Big Techs, e sou bastante crítico de várias das da Apple. Só que sou completamente contra à essa “proteção do consumidor” disfarçado de ataques as empresas que construíram algo invejável. O processo tratava somente da questão “pagamentos”. Qual o motivo do CADE estender para sideloading?

Hoje mesmo li um artigo em um blog que citava uma passagem do livro do Isaacson sobre Steve Jobs.

Quando a conversa passou para a computação em tablet, alguns expressaram um sentimento de vitória diante da repentina desistência da HP, que, incapaz de concorrer com o iPad, abandonara o setor. Mas Jobs ficou soturno e declarou que, na verdade, era um momento de tristeza. “Hewlett e Packard construíram uma grande empresa e pensaram que a tinham deixado em boas mãos”, disse. “Mas agora ela está sendo desmembrada e destruída.

Apesar de um contexto diferente, onde se comentava da transição de empresas para novas lideranças, ele cabe muito bem no contexto, onde o Steve reconhece que o fato de grandes empresas “caírem” não necessariamente é algo bom para o mercado.
Vejo cada vez mais esse “protecionismo” como algo buscando atingir as empresas do que necessariamente proteger o consumidor.

1 Like

Infelizmente estamos longe dessa realidade ideal amigo…

Nem no Android isso é possível, você até pode mas se fizer isso toma sanções e restrições de outros apps que param de funcionar ou se recusam a abir

E horrível

Eu sou a favor da liberdade total, o que inclui também poder usar a GUI que eu quiser no sistema caso não goste da da fabricante/ache ela pesada e mal otimizada e ter as mesmas liberdades que temos em pcs