Apple quer indenização da Epic Games por violar regras da App Store

Originally published at: Apple quer indenização da Epic Games por violar regras da App Store – Jogos – Tecnoblog

Novela da Epic Games contra Apple ganha novo capítulo com a maçã acusando a desenvolvedora de ameaçar o ecossistema do iOS

1 curtida

"Se nada for feito, a conduta da Epic ameaça a própria existência do ecossistema do iOS e seu tremendo valor para os consumidores”
Tradução: outras empresas vão querer fazer o mesmo e perderemos dinheiro :sob::sob::sob:

5 curtidas

Vai virar uma fragmentação do caralho e acabou uma alternativa diferente no mercado.

1 curtida

Acho mt alta essa taxa de 30%, porém a Epic quer resolver o problema na força, parecendo uma criança birrenta. Vai perder essa guerra.

1 curtida

Essa questão dos 30% da Apple sempre foi questionada pelos desenvolvedores. A Apple nunca disse o motivo desses valores então a Epic Games achou uma forma de protestar fazendo essa moeda virtual por fora. Isso também tá errado porque estão usando a infra estrutura da Apple para distribuir o jogo. Ou seja os dois lados estão errados. A Epic devia ter mantido como estava e entrado da justiça antes. Ou então que saísse do ecossistema da Apple e dane-se. Se eu fosse eles até proibia que jogos utilizando alguma engine deles fosse publicada na App Store. Assim faria mais pressão por negociação.

3 curtidas

Eu penso o seguinte, a Apple já ganhou o dinheiro vendo o aparelho com o software embutido no preço. Imagine você pagar pelo Windows e a empresa começar a cobrar 30% de cada software que vc instala nele, é abusivo, e isso deveria ter taxa 0.

1 curtida

Metade do faturamento (meio bilhão de dólares) foi com a Apple Store. A outra metade do lucro é com PS, PC, XB, SW e Android que também cobra 30%.

Windows nunca teve uma loja e qdo criou foi mal feita e cheia de falhas. Comprei aplicativo lá e ao reinstalar o Windows, perdi a compra. É um caso bem diferente, além de ser desktop, algo que a Apple também tem e também permite instalar por fora. É outra realidade.

1 curtida

Pra nós não. Porém a Epic assinou o contrato e sabia de tudo, e concordou. E nesses anos todos, fez muito dinheiro com esse modelo de negócio.

30% pode ser muito, porém mesmo com esses 30% a plataforma da Apple é a responsável pela maior parte do faturamento. Então poderia até se considerar um investimento estar na App Store.

1 curtida

Eles são um “padrão do mercado”, praticamente todas as plataformas tem esse % (apple, google, xbox, playstation, microsoft, Steam…). Não sei exatamente o que fez o mercado chegar nesse valor, mas ele era um “padrão” bem antes da App Store existir. Isso por si só não é motivo para não ser contestado, dai depende realmente do valor obtido pelo dev.

o argumento da Apple em que ela fornece todo o ecossistema, ferramentas de desenvolvimento, suporte, auditoria, suporte a compras e um “buffer jurídico” para o dev (se houver uma cobrança indevida em um app o pessoal não processa o dev, eles processam a apple) tem seu valor para devs pequenos, sem dúvida. Se você não possui essa estrutura, construir ela do zero provavelmente custaria bem mais caro que os 30% do faturamento, sem falar que ter capilaridade para vender no mundo todo é MUITO difícil (só pensar em países como o Brasil que exigem nota fiscal, seria maluquice para o dev ter que se adaptar à legislação de cada país para vender nele, vemos empresas como ebanx ganhando um bom dinheiro oferecendo essa solução para empresas estrangeiras que querem vender no BR).

Porém, quando você é uma Epic Games da vida e já tem toda essa estrutura pronta por outros motivos, você quer deixar de pagar esse % maior que inclui essa fatia enorme de serviços que você mesmo poderia assumir sem precisar se sujeitar às políticas de reembolso e fiscais da plataforma. Como dizem, é uma briga de cachorro grande, devs pequenos não se importam com os 30%, pelo contrário, para nós o pacote de benefícios compensa em muito.

No mais, para nós pequenos, só coisas ruins podem resultar disso. Ou acabaremos tendo o pacote de benefícios reduzido, ou teremos que nos adequar ao processo de publicação de múltiplas stores (se isso acontecer) e toda a complexidade que isso implicaria em manutenção e fiscal.

1 curtida

O problema principal é a Apple Store ser a única maneira de instalar aplicativos sem jailbreak e pedir a taxa

A única diferença entre Apple e o Android é que existem alternativas para instalar apps no Android. Sem perda de garantia, claro… se tu não se importar em perder a garantia, tem o Cydia…

Eu só tenho a ganhar com isso, então continuem.

tumblr_3fe3a829c7abd8c1ef886fc9039b9f37_1446c9a1_400

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.