Apple poderia "ter sido mais clara" sobre análise de fotos, diz executivo

Quem não assistiu Batman e a cena que ele invade os celulares em busca do coringa?

Imagina poder encontrar pessoas desaparecidas, criminosos, etc… Tudo com os dados dos celulares?

Ou pegar a localização de todas as pessoas que estiveram em uma cena de crime como o MP solicitou no caso Mariele?

Enfim… Privacidade não existe a muito tempo, a questão é definir justamente o que é ou não uma invasão da liberdade, será que vale taxar todos como suspeitos pelo bem comum?

Meio comunista, não?!

Não é uma critica, sou mais favorável que contranesse caso, a questão é, começa assim e mais pra frente? Geroge Orwell?

Fica aí a reflexão.

4 curtidas

Apple sendo Apple , eles nao querem so seu dinheiro, exclusividade nos app e tudo mais q te fazem um refem da empresa, querem mesmo sua alma. Vade retro coisa do demo.

A Apple pode sim fazer a monitoração das fotos e vídeos sem comprometer a segurança, movendo esse monitoramento ao iCloud!! Ou seja, o que foi a nuvem, pode ser monitorado, e em caso de abusos, tomadas as devidas providências! O que se critica é levar esse recuso para monitoração NO APARELHO! E não adianta garantir que não vai extrapolar os termos, que o sistema vai ser “auditado” por pesquisadores da Apple (piada pronta), afinal isso não convence, não dá segurança! Alguém aceitaria comprar um apto que a construtora colocasse câmeras dentro do imóvel? Mas com garantia que a gravação só iria a humanos se um sistema de comparação detectasse cenas típicas de violência doméstica?? É fato que pensando de maneira rasa, a medida seria linda, afinal ajudaria a combater a violência doméstica! Mas a que custo??

1 curtida

Já era feito no iCloud desde 2019. A mudança está justamente em deixar o usuário no controle e decidir se quer ou não fazer parte disso, desativando o compartilhamento com iCloud.

Não só da Apple, pesquisadores de segurança em geral, usuários que quiserem vasculhar se as listas de hashes batem também podem, estará aberto para consulta pública.

O Usuários já estavam no controle Douglas, afina se até então ele desligasse o compartilhamento, não teria de qualquer forma suas fotos monitoradas, como é com todos os outros serviços.

Fanboy de empresa com comportamento altamente predatório é pior que fanboy de político.

2 curtidas

“Meio comunista”

Isso está acontecendo na sociedade mais capitalista do mundo e você lança essa? apskqoskaoskaoa toma vergonha

Pessoas com 2 neurônios, não costumam entender referências mesmo, faz parte.

1 curtida

Mandou essa, mas nem sabe usar vírgula. Se liga! :wink:

Eu não sei vocês, mas, normalmente quando uma empresa lança mão de uma prática como esta: análise de fotos do iCloud, por mais que ela JURE DE PÉ JUNTO que será para uma causa nobre, ex.: impedir a pornografia infantil, reduzir o impacto ambiental (vide política de não-envio de carregadores), salvar os pandas do Himalia, [ADICIONE AQUI SUA CAUSA NOBRE]. Eu, mineiro que sou, fico com os DOIS PÉS ATRÁS (no maior estilo Michael Jackson). Já dizia um velho (realmente velho) ditado: “a estrada para o inferno é pavimentada por boas intenções”.

Acordem!!! As empresas, sejam elas americanas, chinesas ou sul-coreanas, NÃO SÃO SUAS AMIGUINHAS!!! Elas visam LUCRO e só isso. Pra mim, tem algo que não está sendo dito pela Apple e a “falta de clareza” apontada pelo executivo da Apple, é simplesmente, falta de transparência e honestidade mesmo. A Apple quer analisar suas fotos no iCloud por outros motivos muito menos nobres e publicáveis. É isso!

1 curtida

Obviamente que a causa é nobre, mas todo cerceamento de liberdade começa com motivos justificáveis e bonitos.

O problema disso, ao meu ver, é que abre precedentes para Apple ter acesso aos arquivos de todos os usuários de iPhone do mundo. Afinal, basta uma pequena modificação no algoritmo para ele começar a dar “falsos positivos” de um alvo (ou grupo) em questão, e permitir que um humano tenha acesso aos dados com a justificativa de “confirmar o que o algoritmo encontrou”.

Isso significa que a Apple, sujeita ao governo dos EUA, teria a chave para informações privadas de milhões de pessoas, inclusive de outros países, e inclusive de rivais políticos dos EUA. Qual a chance do governo americano eventualmente não acabar usando isso a seu favor?

1 curtida

Ela já tem. Não precisa se dar ao trabalho de criar um mecanismo que requer múltiplas etapas de salva aguarda, que visam justamente combater o que você está dizendo.

Sim, o que significa que ela não precisa distorcer o uso deste mecanismo.

É isso que as pessoas não conseguem entender. Se algum governo quiser passar uma lei que diz que se solicitada, a empresa precisa fornecer dados de usuários, todas essas empresas irão precisar fazer isso para estar em conformidade. Esse recurso não altera, torna mais fácil ou induz a este cenário, aliás, ele nem funciona para este propósito.

Você está sendo pragmático e técnico demais, mas esquece que o mundo funciona com base em política.

Por que até hoje todos os países desenvolvidos não migraram para energia nuclear, tendo em vista que ela é mais barata, menos poluente, e infinitamente mais eficiente? Simples, a opinião pública tem medo (irracional) de desastres em larga escala, mesmo sendo comprovado que a perda de vidas graças a poluição de outras fontes de energia é muito maior do que os desastres nucleares já ocorridos. Nenhum político quer se arriscar batendo de frente com a opinião pública.

Da mesma forma, um país que tenha uma democracia saudável, ao ameaçar passar uma lei que ataque a liberdade de maneira direta e aberta, corre sério risco de ter seus envolvidos rechaçados pela opinião pública e pela mídia em geral. Então se um confronto direto não é possível, a melhor solução seria “comer pelas beiradas”. Ao invés de uma única lei polêmica, conversa com as empresas pra implementarem medidas aqui, faz acordos para abrirem brechas no software ali, e depois a canetada fica muito mais leve, e súbita, para gerar o mesmo resultado sem a perda política.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.