E nada no Brasil…
Vamos lá…
Nesse caso, nós podemos ver a parcialidade do judiciário (sem levar o mérito das acusações e as sentenças), sabemos que o Brasil é totalmente parcial em suas decisões judiciais, no caso estadunidence, é de se esperar que eles tomem decisões a favor dos seus, pois eles acham que são donos do mundo (vide a nova pessoa eleita à presidência dos EUA)
Agora vamos ver como se comporta o judiciário britânico (independente do resultado)
Agora quanto a…
É assim que se faz, pra quê bloquear, pra quê esse mimimi de sim e não? Basta fazer isso. Com certeza as vendas da Apple no Reino Unido devem ser grande, ela não vai querer perder o dinheiro que vem de lá, mesmo com a multa ela não vai fechar as portas (duvido)
Esse é o ponto da questão:
Fazer isso com a Meta aqui é muito mais vantajoso do que sair bloqueando. Aí se por acaso ela sair (que duvido muito também) ela quem saiu. Pronto.
Eu acho que a Meta vai fazer o Musk* por aqui. Seguir respeitando a nossa legislação, mas cantando de galo onde pode ganhar com isso. Brasil é um dos principais mercados do WhatsApp. Mais rentável para o Zuck fazer o jogo duplo (triplo, quadruplo etc): agrada o Trump em casa e nos outros países seguirá atendendo a legislação local.
*Na China o Musk não peita o Xi Jinping, muito pelo contrário. Atende o que o governo pede, como criar um servidor de banco de dados no país para o tratamento de dados de clientes da China.
Todas as empresas que estão em funcionamento no Brasil respeitam a Legislação às quais são submetidas. É muito mais comum (e acontece inclusive na instituição pública que eu trabalho) uma empresa de economia mista ou uma instituição governamental usar de subterfúgios para não cumprir a Legislação que - por Lei -elas tem obrigação de cumprir.
Só digo uma coisa:
Tomara!