Passou da hora de extinguir esses 8GB. Chega a ser vergonhoso!
Pode até ser mau-caratismo, mas ela pode estar vendo a necessidade disso para o básico só agora.
Aí fica uma reflexão: um computador que geral (ou sua maioria) usa para utilizar o máximo do aparelho para atividades realmente pesadas conseguir realiza-las a contento ou até com excelência (ainda não vi ninguém reclamando) com 6GB de memória, em comparação ao celular que geral (e novamente: ou sua maioria) utiliza para redes sociais já ter 12GB de memória ou mais.
Nos computadores a gente só não sente tanto por conta do swap pro SSD, algo que só tá começando a surgir nos celulares por agora.
Eu tenho um M1 com 8GB de RAM e foram poucas às vezes que recebi o popup de falta de RAM, mas quando abro o Task Manager, o swap está no talo.
Por sorte tenho o Care+, caso contrário ficaria muito preocupado com esse uso abusivo do SSD.
Claramente a Apple já deveria pensar no desgaste do SSD como uma forma de obsolescência programada. Como os 8GB colava até recentemente, ela empurrava.
Acho que vem de 12 GB ao invés de 16 GB, hein…
Mínimo hoje tinha que ser 16gb para rodar bem. 32gb para rodar com folga por um bom tempo
Devem aumentar o padrão pra 12gb ou 16gb somente por causa das funções de AI.
básico 16gb ram
produtividade 32gb ram
Profissional 64gb de ram
Tuso isso com ddr5 8000mhz
Pois acabou teremos a opção de expansão
Se é pra cobrar caro que entregue algo melhor
Será que a apple vai rever também a velocidade do ssd?
Se é pra entregar um notebook top de linha ,
que seja uma velocidade maior que 7gs/s
Isso é tão vergonhoso que eu nem sabia que existia. Não faz sentido vender um computador como sendo de ponta e uso pesado, com SSD ultrarrápido que a Apple gosta de destacar, pra ter um gargalo desses. Memória RAM hoje em dia nem é tão caro assim, é certamente o item mais barato considerando processador/SoC, SSD e RAM.
Essa faixa de 7 GB/s parece ser o limite para SSDs PCIe Gen 4. Já temos opções baseadas no PCIe Gen 5, mais rápidas, mas todos eles esquentam horrores e gastam muita energia (em comparação com os Gen 4), não vejo a Apple implementando algo assim nos seus produtos tão cedo…
isso só é bom pra apple, afinal, o modelo de 16gb vai custar o mesmo que custa hj
A galera aqui é hard user MESMO.
Eu com meu M3 e 18Gb nunca tive problemas mesmo compilando software e mais uma pancada de apps rodando em background. Ah, isso profissionalmente (mesmo que essa palavra tenha perdido significado ultimamente).
Que aplicação usuária mais de 7Gb/s? Os atuais já tem ~6Gb/s.
O Macbook Air eu até entendo ainda vender com 8gb, muita gente pode comprar pra usar apenas o básico. Caso a pessoa acabe precisando usar mais memória além dos 8gb o sistema acaba usando parte do SSD como memória RAM e compensa essa falta de memória.
Mas no Pro não faz sentido ainda venderem com 8gb, o mínimo deveria ser 16gb.
A questão é usar pci5 ,
Porem vc não tem noção que um teams
E também um é EDR corroe de ssd
Não vejo problema com 8gb de RAM em si, para uso básico é realmente suficiente. O problema é 8gb de RAM em um notebook que custa mais de 10 mil reais (ou mil dólares lá fora).
8gb de RAM nos notebooks mais baratinhos (estilo série Inspiron da Dell ou Chromebooks) é bem de boa ainda mais se usar Linux.
então o ponto é usar PCIe Gen 5, não ter velocidades acima de 7Gb/s.
Não entendi o restante, Teams é um webview (Ou estava para se tornar um, deixei de usar antes disso). Oq definitivamente não exige nem tem beneficios em ter PCIe5 ou 7Gb/s.
Colocar 8GB num aparelho Premium é uma vergonha, e outra sacanagem é o preço q as fabricantes (a apple é mais descarada, mas outras marcas tbm superfaturam a RAM) cobram pra colocar mais RAM, q é um dos itens mais baratos de hardware, nos EUA uma Corsair DDR5 4800mhz 32GB de notebook tá $84 e eles cobram $200 por 8GB a mais. Oq daria $800 se tivesse a opção de por mais 32GB, quase 10x o valor de uma memória avulsa
Vamos lá.
Eu tenho um Pro 2016 (Intel) 16GB. Também tenho um Air M1 8GB e um Air M2 8GB.
Meu trabalho é sobretudo com Figma, suíte Adobe, VS Code, rodando projetos no localhost e muitas abas abertas no Chrome.
Os novos Air com 8GB batem fácil o Pro mais antigo com 16GB, tanto em desempenho como em bateria. Eu preciso realmente abusar muito (mas muito mesmo) deles pra perceber algum gargalo.
Eu acredito que o Air atual é um computador que atende uns 90% dos usuários. Então quem compra o Pro atual é porque quer/precisa realmente de algo consideravelmente mais potente.
Considerando isso, sim, o Macbook Pro já deveria vir com 16GB de base, enquanto o Air 8GB poderia continuar sendo o equipamento de entrada da marca.