Apple nunca inovou tanto quanto em 2020, diz CEO Tim Cook

Originally published at: Apple nunca inovou tanto quanto em 2020, diz CEO Tim Cook – Negócios – Tecnoblog

De acordo com o CEO da Apple, “não há uma fórmula para a inovação”; em entrevista, Cook exaltou o sucesso do iPhone 12 e dos chips M1

Inovou em umas áreas e também regrediu em outras (fones e carregadores que não vêm junto com os smartphones)

1 curtida

O que significa “:eye: anamarques listou agora”?

Significa que seu comentário (ou todos os comentários anteriores) vai aparecer lá na página da noticia

1 curtida

Ele fala de forma exagerada, é claro, mas o M1 foi de fato uma grande inovação

Não concordo com o CEO.
Apesar da inovação com o M1, acho que nada superará o lançamento do iPhone.

Pode ter evoluído em algumas partes, inovado? Nem tanto.

Desculpe onde o M1 é inovador?

Eles acertaram de primeira onde Microsoft e Qualcomm falharam e continuam a falhar. A Apple já chegou na primeira geração destruindo tudo. Movimentou um setor estagnado já tempos. Durante anos os laptops não viam ganhos significativos em performance e bateria por causa dos limites da arquitetura x86.

Pra mim soa revolucionário. Esses primeiros M1 são chips “fracos” voltados para baixo consumo e já estão batendo de frente com CPUs de desktop com TDPs altíssimos. Estou ansioso pra ver o que o Apple Sillicon de alto desempenho poderá fazer.

1 curtida

Considerando que ele é o CEO, é bem provável que ele tenha acesso a bem mais informação do que qualquer um de nós.
Então tem que levar isso em consideração quando ele faz uma afirmação dessas. Tem que ver o que ele está considerando como “inovação” também.

O M1, pro mercado, pode ser visto como apenas uma inovação, assim como a recarga sem fio do iPhone seria outra, mas pra Apple cada um desses exemplos pode ter sido o resultado de um conjunto de inovações diferentes que pode ser alguma tecnologia que eles aprimoraram ou algum processo interno que eles modificaram pra melhor, por exemplo.

Pode ser que ele esteja exagerando pra vender o peixe, mas inovação pode ser apenas incremental e ainda assim é inovação.

1 curtida

Você está olhando do ponto de vista de produto, mas pense no M1 como uma prova de conceito, aí ele se torna inovador.

Combinar alto desempenho e baixo consumo, em uma arquitetura unificada, pode permitir a Apple desenhar novos produtos que antes não eram possíveis.

A Microsoft nunca vai conseguir replicar o que a Apple pôs em prática. Windows vive de software legado, cada dia surge uma notícia de alguma coisa crítica ainda operando em Windows 7/XP…

Ela pode tentar, mas não vai passar de um mercado de nicho, e ela já está nisso desde 2012, não ?

A solução mais viável pra Microsoft seria se render, e ela própria otimizar seu Windows ARM para os SoCs da Apple e oferecer essa licença como um serviço. Nada impede ela de continuar o seu desenvolvimento, mas hoje a plataforma da Apple é a melhor para rodar Windows ARM.

Se as duas se unissem nisso, a Apple venderia mais Macs pela versatilidade de rodar dois OS, e a Microsoft teria em mãos uma fazenda de assinaturas.

Vc falou, falou mas não disse onde esta a inovação que perguntei acima
Trazer mais velocidade e duração de bateria não inovação!

Logo vão dizer que ela por uma tela maior nos laptops deles é inovação

1 curtida

Ainda não vi inovação nisso.
Gente, linux roda em ARM a tempos e tempos.
Sempre ultra otimizado.

A plataforma OSx usa kernel baseado em Unix, mesmos do Linux que roda a anos em
ARM.

Onde ta a inovação em rodar Unix, onde já roda Unix a anos?
Lembrando que Unix é a base.
Logo Linux é um pouco diferente.
Quem tem tempo vai poder fazer rodar Linux de boa no M1

3 curtidas

É difícil explicar isso pra quem não entende. A única solução é “deixar os garotos brincar” e achando que estão com a bola toda.

Há alguns anos a Scaleway (antiga Online.net) começou a oferecer servidores de baixo consumo e alto desempenho com SoC ARM, mas foi a Apple que inovou com seu M1 em 2020, não é mesmo?

Samsung já tinha ChromeBook com ARM, mas foi a Apple que inovou…

2 curtidas

Essa eu não sabia.

Eu não assisti à entrevista então não sei em qual o contexto ele falou e nem mesmo se ele contextualizou a fala, mas quando falamos de inovação nós temos pelo menos duas dimensões.

A primeira é o tipo, incremental ou disruptiva. A segunda é o escopo, pra empresa ou pro mercado.
Eu imagino que os quatro tipos sejam auto-explicativos, mas de maneira simplificada, a incremental é aquela inovação que melhora um processo ou produto já existente, a disruptiva é aquela que muda o paradigma de processo ou produto, a pra empresa é quando a inovação é algo novo no contexto da empresa (implementam um processo novo que a empresa nunca usou antes mas que já é utilizada por outros competidores, por exemplo) e pro mercado é quando é algo novo que nenhum player fez antes.

Qualquer uma das quatro combinações possíveis é considerada como inovação no meio acadêmico pelo menos, mas nem todos os tipos de inovações são visíveis para o consumidor final (nós). Normalmente o consumidor final não fica sabendo que a empresa inovou um processo X interno que ela usa do mesmo jeito há sei lá quantos anos.

Dito isso, é bem possível que a Apple tenha introduzido o maior número de inovações em 2020? Sim, é possível. Tem como algum de nós realmente saber? Acho improvável porque não temos acesso (acho) aos processos internos da empresa, que são basicamente a maior parte onde uma empresa pode inovar.

Até eles mostrarem, nenhum pc com arm fez o que fizeram. ARM em PC todo mundo sabia já, mas péssimo otimizado, sem velocidade e muito menos rodar os programas bem. Só eles conseguiram de fato trazer o ARM pra realidade dos computadores e programas desktop. Pra mim isso é inovador pois na prática, foi o primeiro com arm que presta (além disso tudo, tá fazendo melhor que os demais chips não arm :man_shrugging:t4:)

Chromebook não é nem computador de verdade vei, não dá pra comprar