Apple M1 Pro e M1 Max são até 4 vezes mais rápidos que o primeiro M1

1 curtida

O que a Apple faz com esses chips não é brincadeira, está anos na frente da concorrência, só é uma pena processadores tão incríveis ficarem limitados ao ecossistema caríssimo e limitado da empresa.

18 curtidas

se for verdade que alcança tudo isso, é um verdadeiro monstro.

3 curtidas

O “se for verdade” ficou com o M1 kkkk não duvido mais

9 curtidas

Bem vindo ao monopólio

E bota caríssimo nisso, não entra na minha cabeça um MacBook Air com M1 custar R$13.000, acho que o valor mínimo deveria ser uns R$6.000 reais (bateria de frente com muitos notebooks da concorrência que ficam devendo em acabamento e desempenho).

Eu não ficarei surpreso se daqui uns 5/7 anos o MacBook Air estiver custando R$25.000.

1 curtida

Vcs tem que entender que o mundo não gira em torno do Brasil. Nosso país é um cocô economicamente falando, moeda fraca, economia frágil. Aqui tudo sempre vai ser caro.

A casa da Apple é EUA. Os Macs dela são pra público criador de conteúdo (e não to falando de tiktoker, to falando de conteúdo profissional, filmes, animações, jogos, etc). Esse público, infelizmente, está em peso nos EUA e Europa. E lá o valor dos Macs não é tão alto.

Com um mês trabalhando no McDonalds ou de babysitter nos EUA, dá pra comprar um Macbook desses.

8 curtidas

Tem 2 pontos a se considerar sobre isso:

Primeiro, já se encontra MacBook Air na casa dos 6000 reais aqui no Brasil.

Segundo, o preço no Brasil não é referência, aqui nem arroz tem um preço acessível. Lá nos EUA esse device custa 900 dólares, se você entra em salas de aula por lá vai ser o notebook mais popular, é algo super acessível e com desempenho comparável a um Core i9.

4 curtidas

Um jogo grande ou benchmark na plataforma Apple pra eu ver essa comparação foda entre RTX 3080 de laptop vs M1 Max. Porra, é um ARM vs uma GPU dedicada!

1 curtida

Se for verdade, M1 Max concorrer com uma rtx 3080 em GPU está incrível para a Apple, é muita evolução. Nesse ritmo, à concorrência conseguir acompanhar vai ter que esforçar e investir bastante dinheiro em PeD.

@ComentarioMilGrau é diferente, o chip da Apple ser em uma única peça, ajuda bastante em performance e consumo enérgico, mas ainda é um feito.

@claudio isso é verdade, ainda mais que aqui, ciência e industrialização esta indo em mão contraria, cada dia que passa, é mais uma involução.
E para ajudar, muitos excelentes profissionais estão saindo do Brasil para o EUA, Canadá e Europa. E lá, tudo é uma industria forte e desenvolvida, inclusive na areá de criação e entretenimento.

2 curtidas

Impressionante! A GPU do Max é um PS5. :hushed:

3 curtidas

MacBook Air é U$ 999, o que eu não acho um preço ruim. Em conversão direta isso é R$ 5.520. A única forma dele custar 6000 reais seria se não houvesse imposto algum nem “custo Brasil”. Acho R$ 13.000 realmente acima do que seria razoável, mas sendo realista o preço “oficial” por aqui deveria ser na casa do R$ 9.000. Boa parte do problema aqui não é só o preço Apple, mas o fato da nossa economia estar indo pelo ralo.

Dito isso, se escavar um pouco você consegue MacBooks Air na casa dos R$ 7.000, nós compramos 6 para a empresa entre dezembro de 2020 e setembro de 2021, variando entre R$ 6800 e R$ 8000

4 curtidas

Até uns tempos atrás 6000 reais era absurdo. Agora é ‘de boa’. Realmente perdemos a noção do que vale realmente um produto a ser consumido.

3 curtidas

ARM é só a arquitetura em si, não é um limitador per si. GPU dedicada feita em um processo muito menos eficiente (8nm da Samsung equivalente a uns 10nm da TSMC, ou seja só por isso os chips da Apple já seriam uns 50% mais eficientes), fora o foco da Apple em Eficiência nos chips, enquanto a Nvidea sempre focou no desempenho bruto. É muito provável que em muitas cargas de trabalho a RTX 3080 ainda dê um banho no M1 Max, mas vai consumir muito mais pra isso.

2 curtidas

Nome disso é inflação. MacBook Air sempre foi U$ 999, MacBook Pro com Touch Bar (versão que esses MacBooks substitui) sempre foi U$ 1799 e houve um incremento de U$ 200 nesses modelos.

Não fomos nós que perdemos a noção do que é R$ 6000. É que R$ 6.000 hoje é bem menos do que eram 5 anos atrás

4 curtidas

Só pra fins ilustrativos.
R$6.000 de outubro de 2015 equivale a R$8.161,16 de setembro 2021 se corridigo pelo IPCA do período.

Se alguém quiser brincar de ver o quanto o valor do nosso dinheiro derreteu nos últimos anos:
https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibirFormCorrecaoValores.do?method=exibirFormCorrecaoValores&aba=1

Não da pra fazer uma comparação de jogos, pois jogos nunca foi o foco do mac e a anos mac não tem mais suporte a nvidia, teria que instalar windows pra jogar, mas não tem suporte oficial ao M1 ainda, seria na base da gambiarra, tambem teria que emular o x86 para ARM, o que ja perderia desempenho por si só e no mac se usa Metal principalmente, o M1 não suporta directX, então, teria que pegar um jogo totalmente portado ao m1 pra ter uma comparação justa.
Fazer um Benchmark em um laptop com rtx3080, capaz do laptop consumir 50% da bateria enquanto o macbook consuma 1% talvez, pra talvez a rtx3080 ter um desempenho singelamente superior, isso sendo que provavelmente ele nem seja superior, pois muitas vezes tem redução de desempenho quando ligado apenas na bateria.

3 curtidas

Na produtora em que eu trabalho tem um PC parrudão pra edição de vídeo, e tem um MacMini M1, e posso afirmar nessa comparação, o M1 do MacMini não perde em nada em desempenho pra esse PC i9 com uma RTX2080, M1 edita sem pedir água videos em 4K ProRes RAW de boa, e olha que é o modelo de entrada da Apple, as vezes o PC ainda crash por causa do sistema. Mas a combinação Final Cut, macOS e hardware fazem o MacMini brigar pau a pau com essas “mini usinas de ventiladores”.

Agora imagina esse M1 Pro e M1 Max, isso deve ter performance bem, mas bem superior.

3 curtidas

Olha, aparentemente a Apple está mudando o jogo na computação. Só fico triste que estou fora dessa brincadeira. Se tivesse essas dezenas de milhares de reais pra comprar um note desses, já estava na fila.

1 curtida

Exatamente. Só quem já usou um M1 sabe que não tem essa de “se for verdade”. Simplesmente é verdade hahahaha

1 curtida