Apple estaria evitando iPhones com USB-C para não afetar venda de acessórios

Originally published at: Apple estaria evitando iPhones com USB-C para não afetar venda de acessórios – Negócios – Tecnoblog

Para analista, USB-C pode afetar o programa de acessórios Made for iPhone (MFi) que é lucrativo para a Apple

Quando a Apple anunciou que não incluiria mais carregadores ao vender o celular, usaram na maior cara de pau o argumento de preservação do meio ambiente.
Daí, na hora que eles podem mostrar que se preocupam com meio ambiente em adotar o padrão USB-C para aproveitar carregadores de outras marcas, soltam essa desculpa esfarrapada de licenciamento, impermeabilização e outras bobagens.

12 curtidas

nenhuma novidade em a apple focar exclusivamente no lucro.

6 curtidas

E perder todo o ecossistema de acessórios já disponíveis em Lightning, gerando mais lixo?

Desde o iPhone 5 se usa Lightning, nesse ínterim as pessoas adquiriram uma vasta coleção de acessórios dos mais variados. Mudar para USB-C no iPhone, que é o produto mais vendido da empresa, quebraria todo esse ecossistema de acessórios. E criaria uma nova demanda.

O USB-C para dispositivos móveis está com os anos contados, ele é está ficando tão velho quanto o Lightning já. Gostando ou não dispositivos móveis caminham para wireless, que independe de uma porta e acaba sendo compatível com mais aparelhos.

E quem é que ainda usa um acessório comprado no tempo do iPhone 5? Quando a Apple removeu a entrada para fones de ouvido, os milhares de usuários dos iPhones não tinham um EarPod com conector lightning. Mas a Apple fez. E as pessoas que se virassem usando adaptadores, comprando fones novos ou ficando sem. Alternativa para a transição para a porta USB-C existe. E ela está longe, muito longe do fim. Não dá pra justificar essa atitude de Apple não.

4 curtidas

Não foi isso que expressei. Quis dizer que já há um mercado consolidado para Lightning. Ter que desenvolver outro tão robusto quanto para USB-C focado no iPhone, é perda de tempo e recurso para atender o capricho de quem vem do Android.

Passar pano pra Apple: Check!

Discurso de fanboy apaixonado.

8 curtidas

Kkkkkk nada de novo. Ainda tem quem defenda. :face_vomiting:

2 curtidas

O mais incrível é ver uma empresa que tem representatividade de nem 1/5 do mercado mundial de smartphones ser tão criticada. E normalmente quem critica, com raríssimas exceções, nunca teve iPhone na vida.

Único iPhone que eu tive foi um 4, herança do meu pai, que ainda usava aquele conector monstruoso e ridículo.

E, querendo ou não, existe um mercado enorme de acessórios baseados no conector lightning. Daí a Apple de uma hora pra outra manda uma banana pra esse mercado só pra satisfazer o ego de hater da empresa que vai continuar hater?

“Ih, olha lá o paga-pau da Apple…” pois é, sou. E daí? Meus boletos estão todos pagos e em dia. Qualquer coisa me avisa que eu passo meu pix, você me paga e eu meto o pau na Apple.

E tem quem despenda tempo criticando quem defende :man_shrugging:t2:. Sendo que nenhum dos dois significam nada pra empresa, que é privada, desenvolve o produto da forma que bem entender e compra quem estiver satisfeito.

Essa é uma atitude esperável, ainda mais agora com esse novo MagSafe, que logo se tornará a nova “entrada” de energia.

É questão de tempo para que isso aconteça.

Eles fizeram exatamente isso quando trocaram a USB-A para USB-C dos iPhones, forçando todos a trocarem os adaptadores de tomadas por versões USB-C. Eles tbm fizeram o mesmo qnd removeram todas as entradas dos Macbooks, forçando todos a comprar adaptadores ou substituir seus equipamentos USB normais. Fizeram isso qnd trocaram a Lightning do iPad para USB-C e estão fazendo isso agora no QI Charger, q consome muito mais energia e entrega muito menos potência.

2 curtidas

O USB-C já existe a anos e tem vários acessórios. Tanto quanto os lightnings. O problema é que muito mais difícil ou até impossível da Apple controlar e manter sua plataforma MFi, ou seja: menos lucro. Esse é o único motivo para não adotarem o USB-C nos iPhones, como foi dito na reportagem.

E não acho que é um luxo pra qm vem de Android n. Qnd usei iPhone, fiquei anos só com um único cabo, sendo q no USB-C nem precisei comprar novos dispositivos, já que até os mais básicos hoje, como um fone de ouvido, já vem com USB-C.

2 curtidas

Acredito que essa discussão já está com os dias contados, uma vez que q tendência será não usar mais cabos, para carregar ou conectar em outro dispositivo… logo os carregadores QI já farão de forma eficiente esse papel de carregar e/ou transmitir dados para um pc por exemplo. Pelo menos é o que eu acredito

1 curtida

Quanto a impermeabilização, isso é tanta lorota quanto tirar o carregador da caixa dizendo que é pelo meio ambiente.
Quando o Galaxy S8 (com USB-C) foi lançado, no ano em que o iPhone 7 também foi, fizeram milhares de vídeos comparando a certificação IP dos dois modelos e sempre o iPhone entrou água, já o S8, quase nunca.

3 curtidas

Olha nossa cara de surpresa…

1 curtida

Ah… ai eles lançam o carregador numa embalagem super não reciclável… era desculpa furada pra poder maximizar os lucros vendendo os acessórios separados.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.