https://tecnoblog.net/noticias/apple-entra-na-justica-contra-o-reino-unido-diz-jornal/
O problema, no final, é o mau uso da tecnologia. A criptografia mais avançada foi pensada para proteger dados sensíveis de empresas e pessoas. Mas daí acaba que alguns criminosos se valem dessa tecnologia pra se esconder suas perversidades e a ferramenta é quem é prejudicial.
Fazendo uma analogia ruim, é como o caso recente do transporte de passageiros por motocicleta em SP. O prefeito proibiu alegando insegurança e citando dados de acidentes. Mas omitiu propositalmente que na maioria esmagadora dos casos a imprudência foi do próprio motociclista e não de um terceiro quem levou ao óbito. Além de não citar a proporcionalidade de acidentes versus a quantidade de motocicletas circulando diariamente no trânsito da cidade, sem contar com a precariedade de fiscalização do poder público, que faz muito pouco pra coibir os abusos.
Em ambos casos, o que promove o problema é o usuário, não a ferramenta em si. E criptografia por criptografia, existem dezenas de outras formas de manter dados seguros. Não adianta obrigar a Apple a tirar a criptografia avançada dos seus smartphones. Quem quer praticar ilícito às escondidas, já usa outras formas. Sejam ferramentas conhecidas ou obscuras. Ingenuidade é atacar uma empresa sendo que outras oferecem parecido.
E pra quem replicar “está defendendo bandido”: bandido pra mim e lixo eu prefiro o lixo. Se você processar o lixo de forma correta ele é algo que se torna proveitoso.
Mais você citou exemplos de situação contra e esqueceu de “propor” alguma solução.
O que muito vejo nos comentários aqui é que todo esforço contra o crime é atacado (quanto à tecnologia) em quase todos usando a desculpa de que o criminoso já se utiliza de outros meios para realizar seus crimes e perversidades (como dito), porém cada ferramenta que passa ser fiscalizada, “controlada” ou seja lá o que for, para que esses criminosos sejam encontrados e possivelmente punidos vem alguém e só diz que essa tentativa não vai dar certo porque existe outras possibilidades.
Se não poderem irem afunilando essas possibilidades, é que nunca será possível pega-los mesmo.
Então, existe alguma opinião para a solução?
Sair de casa em casa perguntando se a pessoa está fazendo algo de errado, acho que não dá.
Propor solução? Alguém usa mal uma ferramenta e a culpa é da ferramenta? Tá serto…