Apple encerra conta da Epic e impede download de Fortnite no iOS

Originally published at: Apple encerra conta da Epic e impede download de Fortnite no iOS – Negócios – Tecnoblog

Ação é resposta à violação das políticas da App Store praticada pela Epic; empresas têm audiência judicial em setembro

não torço pra nenhuma das duas. A epic sendo folgada e a Apple outra parasita dos apps pagos.

2 curtidas

O mundo mais leve sem essa bomba do fortnite

1 curtida

Eu espero que a Epic ganhe. Apesar de folgada, a Apple tá com umas taxas absurdas (30% é MUITO)… até parece o Brasil e seus impostos…

Se a Apple resolver cobrar 80% no primeiro ano, fodam-se os devs, né? A loja é da Apple e ela faz o que diabos ela quiser. (claro que isso faria muitos desistirem)

Ganhar o que ? A Epic infringiu uma regra que ela concordou. A Epic é a única responsável pelos danos que ela está causando aos usuários.

Quanto as regras da App Store não agradarem, existe uma opção para contestar essas regras. E em relação a taxa, bom não dá pra comprar ela a imposto, como vejo muitos falando.

Quando você coloca seu app, e habilita transações internas, o dev não precisa se preocupar com absolutamente nada em relação a veiculação desse app em moedas distintas, se adequar a legislações locais, reembolso de compras, divulgação do seu trabalho, recomendação de apps … Ou seja, não é puramente 30%, é uma taxa sobre um serviço oferecido.

O que se pode discutir é se não poderia ser 15% por exemplo. Porém, já ficou provado que 30% é uma prática do mercado, nem acima e nem abaixo. Ai entraria uma regulamentação comum
a todas.

A Epic está errada em confrontar a Apple com essa abordagem, já que o que ela reivindica não envolve apenas a Apple.

E a Apple está errada em não tomar a dianteira e propor uma reestruturação interna. Se ela não reagir agora, vai acabar caindo na mão de algum político que não entende nada de tecnologia, e todo mundo já sabe qual vai ser o viés aplicado, desmembrar todas as empresas de tech em outras menores.

1 curtida

Uh… contestar como? Apple não dá essa opção.

Não é a mesma coisa, óbvio. Mas é uma parte do lucro que é tirada dos devs por terceiros.
Assim como a taxa de serviço da Apple é usada para manter os serviços da Apple e dar algum lucro, os impostos são usados para manter o pais e seus serviços.

Ou seja, uma taxa que poderia ser opcional ou ao menos reduzida caso a empresa tiver estrutura própria para isso… que é o caso da Epic. Porém essa opção não existe pois a ganância fala mais alto.

Deveria ser 10~15%. 30% é muito alto. Pode até não fazer falta para algumas empresas, mas pra pequenos devs e indies faz muita. E empresas que lucram bastante também perdem bastante pro bolso da empresa que já vale mais de um trilhão de dólares.

A Epic pode até não ter tido a melhor das idéias e ferrado seus usuários… mas ter de pagar 30% não é pouca coisa, não… da ultima vez que eu li algo sobre Fortnite no iOS, dizia que tinha faturado cerca de 1 bilhão de dólares. Ai já são 300 milhões de dólares só de taxas, eu dúvido e muito que seja esse o custo das facilidades oferecidas por tal taxa. A Apple já é uma empresa que vale mais de um trilhão de dólares… bem que poderia dar uma ajuda aos desenvolvedores.
É muita coisa que eles acabam perdendo e não podendo investir em melhorias e/ou empregando mais.

Fala da mesma coisa que o Google inventou de fazer com a Alphabet?

No caso da Apple, tem a questão da impossibilidade de usar outras formas de pagamento pra “burlar” os 30%, como é no caso do Android.
Eu não sei como é em outras lojas (principalmente nas de video game, como Playstation Store, Nintendo Store e o do XBox), se existe algo equivalente a “in-app purchase” e, caso exista, se essas transações também são taxadas em 30% como na App Store.
Esse é o ponto de atrito que eu vejo e o principal risco no argumento da Apple de que “30% é o normal do mercado”.

É difícil dizer, porque cada loja é uma loja.
Por exemplo, a Apple faz a “vistoria” dos apps, em tese, manualmente, o que aumenta os custos. O Google eu acho que faz isso automagicamente com algoritmos, o que diminui os custos.

Não acho que a taxa de 30% seja alta.
Você cria dispositivos e o SO onde os apps vão rodar e, com isso, cria um novo nicho de mercado, onde os desenvolvedores independentes (e não apenas grandes empresas) podem vender seus apps. A responsabilidade pela pesquisa e evolução desses dispositivos é sua. Você cria e disponibiliza uma linguagem de programação para terceiros fazerem apps para esses dispositivos e é você quem mantém e evolui essa linguagem. Cria uma loja virtual para esses apps serem distribuídos aos usuários. Investe na segurança dessa loja. Cria métodos de pagamento (Apple Pay), faz contratos com empresas de cartão de crédito, pagamentos online etc. Se responsabiliza pela segurança de tudo; para isso, cria mecanismos de segurança como Touch ID e Face ID. Desenvolve uma série de recursos novos nos seus dispositivos e SO’s que visam em primeiro lugar o lucro, claro, mas que são aproveitados pelos desenvolvedores para também aumentarem o seu lucro. Ou seja, todo o ambiente relacionado aos apps, desde sua criação, passando pela distribuição e culminando na receita, tem a sua participação direta e ativa (você continua trabalhando em tudo isso o tempo todo).
E você não pode cobrar 30%?!
Se eu fosse o criador e mantenedor de tudo isso, iria querer cobrar até mais.

3 curtidas

Sim, sim, ambas lojas oferecem uma série de facilidades e recursos, além de hospedarem os arquivos. Porém ainda acho que 30% seja MUITO alto. Porém a Apple simplesmente FORÇA os usuários à usarem apenas a loja deles não havendo nenhuma opção que não anule a garantia.

Não falo que a taxa do Google não precisa ser mais baixa, também precisa sim. Porém nesse ambiente existem diversas alternativas legais e muitas vezes 100% gratuitas. E simplesmente instalar um apalicativo de fora da loja não viola a garantia. Você, por exemplo, é permitido instalar o APK diretamente do site do dev, se assim ele preferir. Tem o XDA, APKPure, APK-Mirror, loja da Samsung, Xiaomi, Huawei… isso que é ter alternativa. Não “vá pro concorrente” como a Apple faz.

De fato, a ganância é traço do ser humano.

O grande ponto em discussão não é a taxa da Apple store mas o monopólio dela na distribuição dos apps. Sim, a loja é dela e ela tem o direito de cobrar o que quiser, porém ela não pode suprimir o direito de seus usuários e seus devs de explorarem outras alternativas. Isso é tática desleal e é exatamente o que a Microsoft fez anos atrás com o internet Explorer.

Did you mean “Chrome downloader”?

Na verdade errei no tempo da referência: estou relembrando o IE vir integrado e nativo do windows como navegador principal (e sem possibilidade de ajuste). Matou Netscape e outras alternativas menores. O que a Apple faz é exatamente exercer o mesmo poder, porém para se capitalizar diretamente do monopólio. No caso da MS e IE o impacto era, pelo menos, indireto.

Eu fui buscar alguns números, sem compromisso com precisão, o FORTNITE já lucrou uns 2 bilhões de dólares para a EPIC.

Desses 2Bi, na Apple Store faturou 1.2Bi (30% vai pra Apple), a EPIC ficou com 800 milhões de dólares.

Dá pra se dizer que 50% do faturamento total (todas as plataformas) do Fortnite está na Apple Store.

Para comparar com o Google, nos últimos 30 dias na Play Store o Fortnite faturou 3,3 milhões de dólares. Nos mesmos 30 últimos dias faturou 43,4 milhões na Apple Store. Porém, aqui ainda tem a receita dos downloads por fora da PlayStore… não faço ideia se impacta muito.

Em resumo, a EPIC estimava faturar no total 5Bi dólares em 2020, agora eu não sei, realmente a Apple com seus 30% oferece METADE do faturamento. Todo o resto (cobrando nenhuma taxa ou até 30% também) representa a outra metade. Será que esses 30% não faz jus ao que entrega ?

Fortnite tem 350 milhões de jogadores, um dos maiores sucessos de todos os tempos, eu acho incrível, é um marco dessa revolução digital. São shows, festas, lutas, tudo lá dentro, meu filho quando tinha 8 anos sentiu a emoção de estar em um show, grande show, em um mundo virtual, surreal, dançando, vibrando, com um monte de amigos juntos. Fortnite é um marco e acho que o sucesso subiu a cabeça.

E quem aponta a ganância nos outros é sempre o que mais corre atrás de grana.

Que nada… Você esquece que quanto mais grana uma pessoa gananciosa tem, mais ela quer ter? Independentemente de quanto uma pessoa esteja precisando para sobreviver, o ganancioso vai procurar arranjar mais e mais dinheiro…
Tanto que tu viu o tanto de propaganda que surgiu de “aceitamos seu auxilio emergencial para colocar crédito no celular” e outras coisas de menor prioridade na pandemia… esse auxilio, mesmo que insuficiente, não era para alimentação/moradia?

Ou seja, tu precisaria fazer mais de 147 mil dólares por dia desde o nascimento de Cristo sem perder um único dia para alcançar a fortuna do Bezos… coisa que muita gente não consegue juntar durante uma vida toda de trabalho.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.