Com as restrições às importações, cada dia ouço menos falarem da Xiaomi no Brasil. A subsidiária BR, com preços absurdos, não é atrativa para ninguém. Já o mercado cinza sofre cercos que dificultam encontrar modelos que valham a pena, enquanto importar por conta própria é igual a pagar o dobro. Uma pena, tive um Mi 8 e era um ótimo aparelho.
Concorrência só é bom no discurso…
Nesse caso, quem tá gradativamente ocupando o espaço que era da Xiaomi no Brasil (graças ao mercado cinza) é a Realme, já que ela sim, trouxe sua operação brasileira com preços justos.
Não duvido que em breve, ela (a Realme) assuma o 4º lugar das vendas (posto hj, ocupado pela Xiaomi)!
Muito bom ver a competição e saber que empresas estão trazendo aparelhos com excelente qualidade, mas, sabendo que alguns estão sofrendo com a alta de preços por conta de impostos e etc. Mas, ainda assim, é muito bom saber que Apple e Samsung estão tendo que se preocupar com essa perda de mercado - mesmo que ainda seja mínima.
Também tive um MI 8, achei somente o software muito invasivo, sempre desativava as propagandas e elas sempre voltavam.
Tudo o que vc faz no aparelho tem a mão da Xiaomi no meio, muito bloatware, que mesmo removendo sempre volta quando atualiza.
Somando a isso o meu deu um bug ferrenho, um belo dia de manhã ele simplesmente bloqueou o meu acesso exigindo minhas credencias da Mi Account, era como se eu tivesse roubado o aparelho e o dono imposto bloqueio por localização.
Fiz um procedimento para um hard reset e voltar versão do Android, funcionou e depois tive que restaurar tudo de novo.
Foram dois dias sem celular, muito trabalho (coisa que um usuário comum não saberia fazer) e semanas depois o suporte da Mi me respondeu alegando que alguém tinha trocado a minha senha na plataforma deles e que a culpa era minha.
Depois disso nunca mais comprei nada da Xiaomi.
Eu gostaria de ver novamente o mercado lotado de várias empresas competindo, mas como era antes (que é impossível), com Motorola fazendo bons celulares, Sony também, LG, Nokia, além da Samsung e Apple.
Mas quando vejo aparelhos chineses eu só consigo pensar numa palavra: xingling. Ainda não consigo desassociar delas a imagem do medo de achar que essas marcas tem algum tipo de problema, ou travamento, “Badoo”. A Samsung superou isso, não sei a Xiaomi e outras mais…
E nem identidade própria os caras se dão ao trabalho de fazer. A Huawei, uma das maiores, tem um sistema idêntico ao iOS.
Infelizmente, vou continuar recomendando apenas aqueles que eu sei que tem qualidade: Galaxy e iPhone.
Pra mim além da qualidade do ecossistema tem outra questão, na minha opinião os bichos SÃO FEIOS:
Parece que o pessoal lá na Asia o pessoal gosta de celular chamativo, mas eu prefiro muito mais um design minimalista, inclusive considero o design dos Galaxys e iPhones praticamente o ápice do design que já tivemos.
Não vou falar mto pq já já a samsung ta igual. Mas o fato da Xiaomi embutir anúncios na UI pra mim é absurdo.
Um amigo meu é xioaminion desde q ela começou a operar no BR e comprou um Mi 14T, se não me engano. 4k e o celular não tem carregamento sem fio. Mesmo q vc não use, é um recurso q deveria estar disponível nessa faixa de preço. E deve ter outras coisas básicas q não tem, mas esse foi o q me chamou atenção.
Isso tbm me entristece. Tanta coisa legal pra fazer, poderiam copiar boas funções do OS mas se preocupam só com a aparência pq é o mais fácil.
Acho que adquiri tripofobia aqui.
O Mi 14T do meu amigo apelidei de cooktop.
É verdade, lembro vagamente disso, o software tinha muita propaganda. Acabei instalando a rom xiaomi.eu e resolveu todos os problemas, não tenho ideia se ainda existe, mas era a solução na época, tirava as propagandas e ainda adicionava alguns recursos presentes na rom Chinesa que a rom Global não tinha.
calma logo eles concluem os planos e tera N canais de tecnologia incentivando o uso de celulares white label da Multi kkkk.
A queda nas vendas dos Iphones provavelmente se deve ao valor alto deles, já os celulares da Samsung vêm perdendo muito em qualidade nos últimos anos. Parece que eles estão tentando economizar até mesmo nas caixas dos aparelhos.
Não existe apenas uma explicação , mas muito possívelmente tem relação com a questão de preços elevados que as duas pedem a cada nova geração, sem necessariamente oferecer alguma novidade efetiva de hardware ou software que “valha” o gasto? Então, seguramente, os preços tem uma parcela aí , independente de onde esteja se falando no mundo.
Outro aspecto abordado que é o crescimento em países asiáticos, pode-se ler isso na perspectiva de custos muito baixos em países que no desespero por atrair empresas cortam ou eliminam legislações sociais e e ambientias, para se tornarem atrativos frente a seus vizinhos. Esta mão de obra muito barata , quase escrava , se não de escravos modernos, explica o baixo custo parte deste crescimento.
E um componente extra é o fator novidade de algumas marcas que muitos experimentam para poder ter contato com a.gum diferencial e também os incrementos, que os fabricantes chineses inserem, em termos de personalização que agrada muito por lá e em certos aspectos a um determinado percentual de consumidores no resto do mundo.
Os melhores celulares custo-benefício são chineses. Nesse ano eu vou comprar o POCO F7. Viva as marcas chinesas!
A fama de vender porcarias deles era tão grande que tiveram que mudar de nome.
Há um tempo atrás eu tava atrás de um kit teclado e mouse, e acabei achando um num preço legal de uma tal de Warrior. Desisti na mesma hora ao ver quem era a fabricante.
Pra quem não acompanha tanto o mercado ou mesmo não tem um conhecimento tão aprofundado em tech, especialmente em smartphone, é normal esse receio. Mas é complicado achar que Vivo, Xiaomi ou Huawei não possuem qualidade. Eu uso o ecossistema Huawei e pra mim é o melhor. Mas no ocidente, o ecossistema que compensa, pra mim é o da Samsung. Na Ásia eu já acho que o ecossistema Huawei é imbatível. Embora o CEO já da mesma já deixou claro que se inspira na Apple. “Não ter identidade” creio que seja uma culpa do próprio mercado consumidor que não aceita ou abraça algo diferente… Infelizmente