Apple e Samsung levam nova multa de R$ 26 milhões por celulares sem carregador

Mas ué
O próprio procon não deu a opção de a marca ter uma forma de “dar” o carregador para o cliente? E isso a samsung está fazendo

2 curtidas

Troco de pinga. sai mais barato pagar a multa do que mandar o carregador junto. ou entao ignora a multa e f***-se

3 curtidas

Realmente pensei isso, mas se é desde o galaxy s21, já faz quase um ano, isso dar a entender que querem continuar vendendo sem o acessório, mas com isso de permitir o cliente ir atrás… O problema é que isso de ir atrás é algo muito chato de se fazer, a maioria dos consumidores nem devem saber disto, muito mais fácil é realmente comprar outro de forma separada

1 curtida

Precisa de fiscalização in loco pra constatar os aparelhos que vem sem carregador? As próprias empresas e revendedores já anunciam isso nos produtos hahaha.

4 curtidas

Né bem assim não, um carregador desses não deve custar mais que 50 reais pra Samsung, assim, 16 milhões em multa equivalem a venda de 320 mil carregadores.

Geralmente se a empresa se torna reincidente eles podem aplicar multas maiores ou pode vir um MP da vida para voar em cima tbm.

Dessa vez me alegrei por não ver um rebanho de ovelhas falando que não é pra se meter no mercado, etc. O exemplo do artigo faz todo sentido: Imagina comprar uma tv sem o cabo de força porque eles imaginam que você já tem da sua tv anterior, não faz nenhum sentido.

3 curtidas

Calma q ta cedo, já já aparecem.

1 curtida

Eu sempre vendo meus celulares antigos pra fazer uma grana extra e inteirar pro próximo. Se nem a galera que compra usado quer um produto sem carregador, imagina quem compra um novo.

8 curtidas

Isso foi um dos motivos que comprei o note20 ultra ao invés do s21, apesar de muito capado em relação aos acessórios em comparação ao meu note9, pelo menos veio com carregador.

Se um carro for flagrado furando o sinal vermelho, será multado. Se pagar a multa e voltar a furar o sinal, nova multa. Se exceder os pontos, o motorista fica proibido de dirigir até fazer reciclagem. Se isso pega para as empresas, rapidinho elas parariam com essa e outras palhaçadas.

1 curtida

Então mas informam isso? Não deve ter nem um sulfite mal impresso na loja avisando sobre a possibilidade de retirar um carregador até 30 dias…

Pior é que parece que é necessário o “flagrante” senão não vale juridicamente…

“A companhia também relembrou que os consumidores podem resgatar o acessório até 30 dias após a compra do celular”

a burlada de sempre, até pq muitos irão lembrar disso, ou serem informados disso … duvido muito que eles façam divulgação disso. pq n para logo com essa p*t4r14 e envia logo o carregador ?! ah é … pq será ?!

ainda bem q no meu caso, eu tenho 0 vontades de ter produtos da Apple, e Samsung eu abandonei faz anos. pra mim são duas marcas que dispenso.

Não sei da onde o PROCON tirou que isso é venda casada. Até onde eu sei o que CDC diz: Art. 39, inciso 1: condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

Ou seja, o que o PROCON quer é justamente a venda casada.

Nesse caso, você está livre pra comprar qualquer outro carregador desde que homologado pelo INMETRO. E não OBRIGADO a levar o da Apple ou Samsung.

No meu caso, tenho dois carregadores USB-C (não-Apple), na hora de trocar o iPhone ou Galaxy, se eu não quiser comprar o carregador não vou poder. (venda casada).

Que o PROCON multe as empresas, por abuso, sei lá o que… enquadrar em venda casada acho que não, por que o artigo é bem claro quanto a isso. Nesse quesito o PROCON está errado.

Se a desculpa é o carregador, porque o PROCON não ta enchendo o saco em relação ao Apple Watch, que desde a primeira versão não vem o carregador?

Se a outra desculpa é ter os acessórios para o aparelho funcionar plenamente, porque não encher o saco da Apple TV que não vem cabo HDMI (e os vídeo-games?)

E outra, que multe as outras que fazem a mesma prática, não existe só Apple e Samsung.

Parece choro de menino mimado, que nesse caso, não sabe interpretar um artigo do CDC.

1 curtida

O que me deixa estarrecido nesse tipo de ação é tentar entender de onde ela vem, pq ao que me parece, os consumidores dos aparelhos que sofreram o corte do carregador da caixa não estão majoritariamente insatisfeitos. Eu vejo a galera do Galaxy A reclamar, mas esses não foram afetados…

1 curtida

Se eu estiver alimentando um troll, perdão.

O Procon quer que o carregador venha junto com o celular, onde que tá a venda casada nisso? Na verdade, onde que tá qualquer tipo de venda?

Aqui ó:

o adaptador de tomada é um item indispensável para o funcionamento do equipamento. “Fica evidente que o consumidor terá que adquirir o carregador futuramente, obrigando-o a uma nova compra”, explicou. “Isto caracteriza venda casada”

Sobre isso:

Ou seja, o que o PROCON quer é justamente a venda casada.

O adaptador de tomada, que é um item indispensável para o funcionamento do equipamento, sempre veio junto, não apenas em smartphone mas qualquer eletrônico que tem bateria e faz recarga via energia elétrica, e a mudança da postura veio com a justificativa de que o usuário já possui o tal cabo de um aparelho anterior, que afinal é bem questionável, como é venda casada?

Bom, quando disse “Não sei de onde o PROCON tirou…” quis dizer onde está escrito isso no CDC - Código de Defesa do Consumidor, já que eu não achei. Aplicar uma multa com base no “porque sim” é ralado. Não quero defender nenhuma empresa que está praticando isso, mas o PROCON está errado, porque a base jurídica não se sustenta.

Outra, o vídeo game que você compra não vem com cabo HDMI, te obrigando a uma nova compra.

Você está enganado, o AppleWatch a versão de alumínio, nunca veio o carregador desde a primeira versão lançado em 2015, e eu nunca vi o PROCON reclamando disso. Como disse, se o argumento do PROCON é de que precisa do carregador pro item eletrônico com bateria funcionar, porque ele não entrou com uma ação em 2015?

Vale ressaltar aqui, que hoje em dia, nenhum AppleWatch vem com carregador, e ainda não vi o PROCON se movimentando em relação a isso.

Isso eu tenho que concordar com você, a Apple foi mal acessorada na hora de dá uma desculpa em relação a isso.

Exemplo 1: Você chega na loja da sua operadora de celular, escolhe o celular, mas a atendente diz que você só pode comprar aquele celular se assinar um plano pós-pago. Isso acontecia muito quando o iPhone foi lançado no Brasil.

Exemplo 2: Você chega no seu banco, e pede um empréstimo com juros a 1%, e o atendente diz que só vai colocar esse juros se você contratar um investimento do banco.

Exemplo 3: Você chega na Apple Store, e vai comprar um iPhone 13 Pro, e o vendedor diz que só pode comprar o iPhone se você comprar junto o carregador deles.

Posso colocar mais exemplos se você quiser.

Eu não concordo com isso tmb, mas o que está escrito na lei não é o argumento jurídico do PROCON, ou seja, a Apple e Samsung provavelmente vão levar essa. Acho que as duas empresas estão bem acessoradas juridicamente.

Eu gostaria de ter o desconto dos carregadores, mas até isso a Apple e Samsung são livres pra colocar o preço que eles acham melhor. O que me resta como consumidor brasileiro? Ir para uma outra marca, que ainda venha com carregador, ou simplesmente comprar um carregador de uma outra empresa, como os carregadores da Belkin, que são muito bons, mas… são tão caros quanto os da Apple ou Samsung.

O que pode acontecer, na minha visão, se o PROCON conseguir ganhar essa, passando por cima da lei, é a Apple e a Samsung simplesmente parar de vender o produto oficialmente no Brasil, aí nem carregador e nem iPhone ou Galaxy.