Apple e os Carregadores: Acham que isso é algo que está mais para o comercial ou ideal?

Boa noite a todos.

O fato da Apple ter tirado os Carregadores das caixas não é novidade para ninguém.

Mas o que me motivou a fazer este post para começar esta discussão é relativo ao fato do real motivo de ela ter parado de comercializar os equipamentos sem este item quase que obrigatório, visto que você precisa carregar o aparelho para poder usá-lo.

Acham que o motivo desta mudança de paradigmas está relacionado de fato ao ideal da Apple em “diminuir o lixo eletrônico” ou então no foco de reduzir ainda mais os custos do iPhone e ganhar mais dinheiro com o equipamento?

Alguns posts sobre o assunto:

Sim. Não com a venda de carregadores, mas economizando na logística e frete.

E o efeito colateral disso é reduzir a pegada de carbono. Mais iPhones por carga, menos viagens = menos combustível. Melhor para o meio ambiente. Acontece que tudo isso não traz ganho algum para o consumidor, e em muitas, até prejudica. Porém não da pra negar que a Apple se esforça para reduzir a pegada de carbono dela. Ela já opera 100% cm energia limpa e cada vez pressiona suas parceiras comerciais a também transicionar. Todos os produtos tem requerimentos específicos no uso de metais pesados. Já consegue reaproveitar metais de terras raras.

O erro foi querer super valorizar algo que não é positivo, porém a gente também sabe que ela não da ponto sem nó. Vai que tudo isso faz parte de algum projeto futuro. Aquele tal iPhone 100% sem portas.

1 curtida

Reduzir o lixo eletronico, e criar uma maior quantia de lixo não reciclavel com os plasticos e etc das caixas dos carregadores me parece ligeiramente contraprodutivo…
Eles querem mesmo é aumentar o lucro não precisando incluir um item para possivelmente vender um negócio que deveria estar incluso… não é muito, 20 USD se não me engano pelo 20W, mas se 10% das pessoas comprarem um carregador à parte, vai uma boa grana.

A verdade mesmo, todo mundo sabe (até mesmo muito antes do iPhone chegar). Os rumores já previam que a Apple teria altos custos com o licenciamento do 5G, modems da Qualcomm e tudo mais. Tirar os acessórios foi um jeito de mater a margem que eles sempre tiveram nos aparelhos.

Claro que, muito a longo prazo, o discurso do meio ambiente acaba sendo válido. Mas agora a única coisa que vai acontecer mesmo é mais gente tendo que comprar adaptador de tomada novo. No ano que vem pode ser que muita gente já vai ter comprado um adaptador USB-C e aí a história não vai mais gerar tanto burburinho.

1 curtida

Eu na verdade nem entendo que tanta dor é essa de comprar um adaptador. A revolta deveria ser do preço do iPhone em si, o adaptador é o de menos.

Tão pouco se lixando pro meio ambiente. Querem é arrancar cada centavo do consumidor e maximizar suas margens de lucro.

Eu já comentei sobre esse ponto outras vezes, mas o adaptador de tomada não é obrigatório pro aparelho funcionar.
Você precisa de um jeito de recarregar a bateria do aparelho, mas o carregador de tomada é apenas um desses métodos.
Qualquer USB energizado serve e isso você encontra em praticamente qualquer lugar hoje em dia.
Pessoal confunde “carregador” com “adaptador de parede”.

Como disseram lá no tópico do Procon-SP, Kindle vem sem adaptador de parede, Nintendo 3DS vem sem adaptador de parede, Apple TV vem sem cabo HDMI. Devem ter vários outros exemplos e o povo não fica tão revoltado assim.
Eu lembro de ter mencionado isso em outro comentário também, mas esses exemplos reforçam a impressão que a revolta é porque as pessoas odeiam perder algo que elas acham que é dado (no caso o adaptador de parece) e não receber algo que elas consideram equivalente em troca (no caso um desconto).

A pergunta é se o resultado final é uma redução total do lixo ou não.
Tem que ver quantos fones e adaptadores a menos eles vão produzir e enviar pro mundo (a não ser que você acredite que não haverá queda e todo mundo que comprar o novo iPhone vai comprar um par de fones com fio equivalente aos que vinham e um adaptador de parede da Apple) e o quanto de plástico eles reduziram ao diminuir o tamanho da caixa contra o aumento na produção de embalagens para esses acessórios avulsos (porque a Apple já vendia eles separados antes então se não houver aumento na produção desses itens, não haverá aumento líquido de produção).

Não é uma conta que alguém de fora consegue fazer.

Fora o fato de estarmos lidando com 2 tipos de lixos diferentes, o lixo eletrônico e o lixo não eletrônico, cada um com seus problemas ambientais mas possivelmente rankeáveis em termos de nocividade. A pergunta é, a redução do eletrônico em detrimento do não-eletrônico, dependendo da proporção, pode ser considerado como compensatório o suficiente?

Como toda empresa capitalista. Isso não impede que as empresas façam isso com atitudes que beneficiem o planeta.
Fora que nos EUA o iPhone 11, que passou a vir sem adaptador, teve desconto de preço, e o 12 teve os custos extras que o @filipeesposito mencionnou já, o que acabaria aumentando o preço final do produto e a retirada dos acessórios foi a solução pra manter o preço.
Poderiam ter diminuido a margem de lucro? Sim, poderiam. Mas como já dito, é uma empresa capitalista com capital aberto, a busca pelo lucro é o que move e justifica a existência da empresa.

2 curtidas


Podem até ter diminuido a caixa do iPhone, mas continuam usando esse tipo de empacotamento para cabos e carregadores (eu sei que esse é mais antigo)… ou seja trocaram seis por meia dúzia… essas caixas tem um monte de coisa não reciclavel… além de serem um senhor desperdicio de papel (manual que ninguém lê)… do que adianta reduzir o lixo eletronico e criar mais lixo não reciclável?

Se o não-eletrônico for virtualmente não reciclavel como o empregado nas caixas, pacotes e etc dos carregadores, não. Seria mais para a imagem verde da Apple. Nada além disso.

Mas esses pacotes eles sempre usaram e continuam usando.
Se eles diminuiram a caixa do iPhone e não aumentaram a produção das caixas de acessórios, houve uma redução líquida de material não reciclável utilizado. Sem ter acesso aos números, não dá pra afirmar nada, só ficar no achismo.

O lixo eletrônico tem também impacto na sua produção, já que usa metais raros cuja extração também é bem prejudicial ao planeta.
Claro, produção de plástico também é, e aí entra a questão da quantidade e da nocividade. Eu não sei qual é pior.

A Apple é uma das empresas que mais impacta o meio ambiente, através do consumo.
Só bobo acredita nessa conversa.

1 curtida

Sim, tecnicamente sim… porém agora terão uma saida maior dessas caixas.

Ambos são ruins. hahaha
Mas mesmo assim, essa desgraça de caixa poderia ser feita de papelão com menos plástico fino e mais reciclável. Mas a Apple nunca vai querer dar um visual mais “popular” para realmente reduzir a produção desses lixos.

Mas só em um primeiro momento, afinal agora que é pago ninguém vai comprar um adaptador novo sempre que comprar um iPhone novo, vão começar a reusar.
Ai só vai ter a saída normal desses itens.

Espera até eles começarem a lançar carregadores mais rápidos todos os anos… Hahaha

Tem que dá um troféu de idiota do ano pra esse cara da apple que teve essa ideia e uma demissao inclusa e muita burrice. Xiaomi e vida

Uai, por que seria burrice aumentar os lucros da empresa e maquiar como iniciativa verde? Favor elaborar. hahaha

Eu acho que a Apple tinha diminuido a espessura das caixas também, não?
Não lembro.

Fora o fato que se mais empresas começarem a fazer isso (coisa que não tem muitos motivos pra acreditar que não vai acontecer, mesmo que gradativamente), a venda no mercado como um todo deve diminuir, aumentando ainda mais o impacto dessa política.

O fato é que essa política vai ter um impacto bem maior quando mais empresas começarem a seguir também e passar a ser normal as pessoas manterem um adaptador de parede ou simplesmente passarem a ter uma porta USB energizada nas tomadas (como já acontece em alguns locais públicos e privados).

Até eles passarem a fazer o mesmo.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.