Eles vão dar um jeito!
Sempre dão um jeitinho!
Quem ganhou com isso foi o Google. Se livrou de um contrato bilionário e não vai perder sequer um usuário.
As pessoas não usam o Google por ser o buscador padrão. Usam porque é o único que presta, simples. Os navegadores terão que manter o serviço como buscador padrão de qualquer maneira.
O Google ainda é um monopólio pela falta de conhecimento do usuário comum, pois deixou de ser eficiente. Na questão de imagens, o Yandex é o melhor, o Bing faz o seu trabalho e o DuckDuckGo também leva sua medalha de participação. Nas buscas, lembro-me de épocas em que eu pesquisava qualquer coisa, até um comentário no YouTube, e ele me levava até o vídeo. Hoje em dia, as buscas se resumem em “como fazer tal coisa, reddit/quora/insira seu site favorito aqui”, algo que você consegue fazer perfeitamente nos principais sites de busca. Eu até me forcei a usar o Bing durante um tempo e houve momentos em que eu simplesmente esquecia que o estava usando. Não por ser bom, ele também ainda tem muito que melhorar, mas pelo fato de o Google não estar mais tão diferente.
Com a chegada agora do buscador do GPT, não quero dar uma de adivinho aqui, mas imagino que o Google vai precisar se esforçar mais. O Gemini é bonitinho, mas falta estrada.
Acredite, o número de usuários que não sabem mudar o navegador padrão é imenso, fora os que nem ligam para isso. E o Google não é bobo para gastar mais de US$ 20 bilhões por ano atoa.
Concordo, ainda assim, acho que a esta altura do campeonato, o Google já é visto como opção padrão, o que faria a empresa simplesmente deixar de pagar por estes contratos e seguir sem grande perda de usuários.
Afinal, mesmo perdendo Safari e Firefox, o Chrome segue como navegador favorito e lá o Google ainda será o padrão.
Se a Apple investir mais no Safari acho que abocanha uma fatia enorme do mercado, principalmente o mobile.
E qual seria a solução justa? Forçar o usuário a escolher um buscador na instalação (com ordem aleatória, para ser justo). Não ter nenhum buscador por default, ou selecionar um aleatório na instalação? E quais seriam as opções iniciais “obrigatórias”? Vou criar meu buscador tupiniquim e exigir que a Google coloque nas opções! Simplesmente parar de pagar e deixar cada um escolher não vai obrigar a mudar, só vai dar prejuízo pra Mozilla.
Será esta uma daquelas vezes em que o governo se mete só pra atrapalhar? Onde o usuário ganhou? Será que vão obrigar o Brave a abandonar o Duck Duck Go por default?
Safari é o IE da apple. Muito ruim, muita coisa não funciona.
Eles não atualizam nada.
Sempre ta atrasado
As pessoas que não sabem mudar o buscador padrão, entram no Google pra pesquisar.
Acredite, eu conheço vários e vários assim. Ninguem usa o Bing porque ele é o padrão do Edge.
Estamos cada vez mais entrando naquele mundo onde empresas não podem fazer acordos umas com as outras, senão papai Estado vai interferir pelo bem de todos “sqn”.
Sou um crítico de intervencionismo. Porém, nestes casos, tratam-se de empresas gigantes, entre as 10 maiores do mundo, que usam seu poderio financeiro para impedir o surgimento de concorrentes. Tanto que empresas com poder financeiro igual ou até maior não conseguem fazer concorrentes à altura, o que pode prejudicar os consumidores sim.
Esse mundo sempre existiu. Ler um pouco de história ajuda a entender o mundo!
1890 nos EUA já tinham coisas antitruste!
O que ajudou os EUA muito bem até a escola de chicago começar a encher o saco, 1970, ai o estado relaxou o que fazia e coincide com o declínio dos eua a partir de 1980
Diabos, a gente só está aqui conversando na internet por causa do antitruste americano: o Bell Labs, que inventou o transistor, licenciou por 50 mil dólares para interessados, e várias empresas fabricantes surgiram disso.
E a AT&T/Bell licenciou por que ela não podia vender, pois o acordo que fizeram com o governo americano em 1956 proibia eles de ter negócios que não fossem relacionados a telecom.
se o povo daqui chia com o que acontece lá, imagina se o governo daqui interferisse nas empresas como o governo do EUA interfere, a chiação nunca ia parar
chicken tax é você? Chicken tax - Wikipedia
Ótima lembrança!
Basicamente temos o que temos em TI/internet hoje graças aos processos antitrustes.
O povo vive de ver youtuber ancap que não sabem de nada sobre nada!
E acham que repetir igual papagaio livre mercado faz alguma sentido com a realidade!
Teve um país administrado por uma empresa, um monopólio chamado CONGO. Deu só problema!
UNIX, é você? Inclusive, quando a AT&T foi rachada por causa do antitruste em 82, a AT&T passou a vender o UNIX diretamente…e quebrou a cara bonito. E a confusão toda acabou abrindo caminho para o Linux.
Vish.
Claro que o outro extremo também não é bom, ter um governo amplamente intervencionista também não funciona. Nem preciso dar exemplos, vocês conseguem pensar em alguns.
É verdade. O que tem saído de novo em economia/macroeconomia
É que o que deu certo é um amalgama entre estado e setor privado.
Estado entra com pesquisa e desenvolvimento, junto de financiamento.
Setor privado entra com parte das pesquisas e desenvolvimento e fazendo que sabe fazer bem, melhorar a eficiência para maximizar lucros!
O estado entra também em novos setores que o setor privado tem medo de tentar!
As regulações, e leis antitruste.
Sem os 2 fazendo cada uma a sua parte da problemas!
Mais ou menos o que aconteceu nos eua até os anos 80.
No Japão, na Alemanha, Suíça, Suécia, Coreia dos Sul e agora na China entre muitos outros!