O que podemos chamar isso?
Capitalismo?
Que absurdo, pois todo mundo sabe que comprando a iCapinha de iPhone 16 Pro Max Plus Steve Jobs Edition, que é neutra em carbono, você vai salvar o planeta, o aquecimento global vai cessar e todo mundo viverá feliz para sempre.
A Apple não faria uma coisa dessas de adquirir material em regiões de conflito, né não… A intenção é transformar o planeta na Nuvem Rosa dos Ursinhos Carinhosos vendendo produtos neutros em carbono…
Ué mas não é an Apple a maior defensora do meio ambiente até ao ponto de retirar itens essenciais da caixa?
Haha, até a coroa de anjinho da Apple depende de minerais do esquema
Jurava que a Apple contrata-se outras empresas para fabricar os produtos dela. Como a Foxxcon. Para ela ter que comprar materiais assim com mineradoras, ela deve ter alguma fábrica própria? Ou ela precisa entregar os minerais para a foxxcon produzir?
Realmente desconheço esse processo todo
Acho que não expliquei direito no texto, vou dar uma atualizada. Mas te respondendo (com base no que aprendi sobre supply chain em 3 semestres de adm e cobrindo jor tech): a Foxxcon e outras são as montadoras da Apple. A Apple tem os fornecedores de tela (Samsung, BOE e LG), de PCBs, das lentes, dos sensores, de tudo. A Foxxcon “só” monta o iPhone, iPad, etc.
Sendo uma das empresas mais valiosas do mundo, ela pode mandar nas fornecedoras dizendo de onde elas devem ou não comprar matéria-prima em estado bruto.
No caso da notícia, ela não compra o 3TG puro. Uma empresa compra da mineradora e refina o produto, vai formar liga uma liga de tântalo, fazer folha de estanho, de ouro, o que for. Aí aqui a coisa divide:
1- Ela pode tanto adquirir diretamente e repassar para uma empresa que vai, exemplo, usar o estanho no PCB da placa-mãe e depois vai para a Foxxcon montar o iPhone
2- fiscaliza se o fornecedor está cumprindo a política dela de “boas práticas” (não consegui lembrar o termo certo, talvez compliance)
Nas apresentações de novos produtos, pode reparar, eles quase sempre dizem “ah, nossos fornecedores da película usada no alto-falante agora usam 100% de material reciclado”. Quem paga a banda escolhe a música. E a Apple chegando para ti com um contrato milionário e dizendo “ó, não compra daqui se não a gente cancela”, tu vai obedecer.
Agora a verdade veio a tona !!! Essa empresa maligna agora cai, ladeira abaixo, não teremos mais iphones e todos esses produtos terríveis que ela distribuiu.
O mundo será melhor ! Entraremos em uma era de inovação, Samsung, Xiaomi, todas essas asiáticas que conduziram as maiores revoluções digitais da sociedade vão triplicar inovações maravilhosas.
A verdade sempre vence !
Perfeito, obrigado pela explicação
máximo lucro e o resto que se exploda… pessoas, o meio ambiente
as pessoas dando deslike eu to passando malkkkkkkkkk
Ah o green washing.
Eu ainda acho que se pesquisar direitinho não existe UMA empresa grande que pratique a fundo aquilo que prega.
Nem me fale… já trabalhei numa empresa que recebe todo ano o selo “amiga da natureza” e faz práticas abusivas e nocivas para o meio ambiente, mas, o Ministério do Meio Ambiente não se preocupa e nada faz… na verdade faz: fecha os olhos e recebe os presentes.
Nesse caso seria o Anarcocapitalismo.
Isso aí pra mim e GPTW são massageadores de ego.
Eles fingem que fazem, uma empresa de auditoria finge que audita (pq basicamente vc tem q ensinar eles o q estão auditando) e aí saem esses prêmios inúteis.
Até porque a única opção eficaz de sustentabilidade envolve de uma forma outra algum “degrowth”, seja optando por fontes de matéria-prima obtidas eticamente (um unicórnio no mundo das commodities pra ser honesto), o uso de mão de obra paga a preços justos e que promove uma vida digna e, sumariamente, desencorajar as pessoas comuns de engajarem em consumismo desenfreado e encorajar políticas de direito ao reparo, reuso ou, sendo mais radical, um modo de vida minimalista.
E essas são atitudes que nem empresas e nem mesmo consumidores tão muito afim de adotar.