Apple é condenada a indenizar consumidora por iPhone 11 sem carregador

Ei li a decisão da Justiça Especial, e discordo da fundamentação e as analogias usadas, mas o que me chamou a atenção foi a defesa bem inoportuna dos advogados…Tudo bem em falar da estratégia ambiental, mas precisavam deixar bem claro que de qualquer forma não havia ilegalidade, nem mesmo se a empresa resolvesse admitir estratégia financeira! É muito provável que se levado recurso a Turma recursal, a decisão tem boas chances de ser revista, desde que a Apple/Magalu foquem na questão legal, e deixem de empregar retórica numa peça em Juízo.

1 curtida

certa tá ela, Apple mercenária.

1 curtida

o magistrado compara a falta do carregador na venda do iPhone 11 à campanha lançada por supermercados para abolir a sacola plástica.

Você percebe o nível intelectual do juiz por essa comparação pífia. Abolir a sacola plástica é questionável só na cabeça desse juiz, porque é algo amplamente difundido no resto do mundo, onde o pessoal está acostumado a utilizar sacolas reutilizáveis!

Só pra deixar claro, eu também não gosto dessa política de não mandar mais carregador junto com os celulares, especialmente porque nem sempre os carregadores de marcas paralelas são confiáveis.

Mas isso foi algo amplamente difundido, e eu duvido muito que a pessoa tenha comprado o celular e ficado “surpresa” em ver que não tinha um carregador na caixa. Além do mais, eu não entendo quais os “danos morais” sofridos por não ter recebido um carregador.

Também não entendo porque a Magazine Luiza entrou junto no processo, se fosse seguir essa mesma lógica deveriam processar todas as lojas que vendem iPhone e todas as fabricantes que também estão vendendo celulares sem carregador no Brasil.

1 curtida

Decisão perigosa e absurda.

“ela recebeu o cabo Lightning” eu acho o cabo da Apple mais sacana que a falta do carregador, porque se não fosse USB-C teria mais funcionalidade hoje já que a maioria não tem entrada USB-C o meu virou lixo eletrônico entulhado na gaveta

3 curtidas

Bem isso.
Poderiam ter colocado o cabo lightning x USB-C junto com um adaptador USB-C fêmea x USB-A macho.

Bem feito. Quem mandou vender algo para quem é ou tem advogado na família?
Enquanto isso, para 99% dos clientes, business as usual… são esses que pagam o 1% chato.

Não vejo necessidade em atacar a intelectualidade do magistrado por causa de uma comparação que, concordo, foi infeliz. Apesar de suas falhas, a decisão foi correta em muitos pontos.

Temos venda casada? Temos. Um telefone sem carregador é inútil.
A argumentação da Apple de que os consumidores já tinham o carregador foi absurda? Sim, tanto pela mudança de conector quanto pelo fato de que o carregamento rápido (pelo qual a pessoa já pagou, pois está disponível no aparelho) só é possível com o novo carregador.
E a Apple citar carregamento em computador? P*ta que pariu nessa cara de pau, né?

A comparação com uso de sacolas plásticas foi incorreta? Do ponto de vista do péssimo exemplo, sim, absolutamente. Mas o juiz foi correto ao criticar a falácia de que a remoção se justifica pela ridícula argumentação de redução do impacto ambiental.
Qualquer um com mínimo de maturidade e bom senso sabe que essa decisão é motivada unicamente por aspectos financeiros, já que de fato não houve redução de valores (pelo contrário, a remoção do carregador unicamente visa disfarçar um aumento no preço do aparelho) e que pela ótica do impacto ambiental (impossível de ser precisamente medido) parece termos pelo menos a troca de 6 por meia dúzia, uma vez que o carregador avulso vem em sua própria e desnecessária embalagem.

Por fim, do lado das falhas, além da comparação infeliz, também não concordo com o pagamento de danos morais ou o envolvimento da varejista na ação.

1 curtida

Um questionamento,
Esse ano comprei um galaxy S21 ultra e um IPhone e um Kia Sportage, e um Garmin Forerunner , eu posso entrar na justiça contra a Apple , Garmin, a Samsung e conseguir uma indenização( Danos Morais ) e os carregadores ? eu posso também entrar com uma ação contra a Kia, para ela entregar o meu carro com o tanque cheio de combustível ?

Até ia pedir aqui no tópico… mesmo comprando na loja física e se for o 1º iPhone do cidadão ele também não vêm com carregador de parede??

Não KKKK terá que comprar um

Meu amigo você pode entrar com ação para qualquer situação que você imaginar, se vai dar em algo é outra história, se a pessoa se sente lesada e tem meios e recursos pra ir atrás VÁ, a lei, advogados e todos os envolvidos estão aí pra isso.

1 curtida

Como pessoal tem mania de querer aparecer… Eu hein!

1 curtida

A questão de usar o computador para carregar não é tão absurda assim. Veja bem, existem diversas maneiras de carregar o celular, pode ser em um computador, como disseram, com um carregador paralelo, com um carregador antigo, com um carregador sem fio. Só seria venda casada se a única forma de carregar o iPhone fosse usando um carregador especial vendido apenas por eles. A partir do momento que existem concorrentes no mercado que vendem o mesmo acessório, já não é mais venda casada.

Não estou defendendo a Apple em ter tirado o carregador, mas pra mim isso foi uma decisão comercial, da mesma forma como teria sido se tivessem tirado a câmera do iPhone e vendido ela como um “dongle” separado pra ligar na porta lightning.

Minha argumentação é, isso não foi feito apenas no Brasil. A Apple tirou o carregador dos iPhones vendidos no mundo todo. Ou seja, se o PROCON começar a insistir nisso a Apple vai simplesmente aumentar o preço do iPhone no Brasil ainda mais pra cobrir o preço do carregador, e começar a mandar um carregador junto.

Uma coisa te dou certeza, a Apple não vai sair perdendo nessa.

1 curtida

Magazine Luiza entrou junto pois existe um negócio chamado Responsabilidade Solidária. Quando você vende algo, não pode se eximir dos problemas. Ainda mais se você aceita vender algo “viciado”.
Só o carregador que vem com o celular polui o meio ambiente? O carregador separado não?

1 curtida

Cadê o número do processo?

Qualquer um pode entrar com processo no juizado especial, sem pagar nada por isso, sem precisar de advogado… É que povo é burro mesmo. Tem celular com a maior fonte de pesquisa do universo (google) e não usa. Sem dizer que está na tela inicial do aparelho kkkkkk… Usa só para facebook e whatsapp

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.