Apple é acusada em Portugal de vender iPhone com obsolescência programada

Originally published at: https://tecnoblog.net/416961/apple-e-acusada-em-portugal-de-vender-iphone-com-obsolescencia-programada/

Processo segue a linha de outras ações contra a empresa, movidas na Europa e nos Estados Unidos, devido ao BatteryGate, de 2017

Este é só mais um exemplo da Apple “respeitando” seus consumidores…rs

3 curtidas

Alguém que esteja acostumado com IOS me responda por favor: iPhone 6 lançado em 2014 ainda tem fôlego pra rodar os apps atuais? Pq eu não vejo um Android de 2014 rodando nada satisfatoriamente

Depende do app. O crítico ele roda, e continua recebendo updates do iOS 12.x.x, com correções de bugs e segurança. Nem de longe da pra dizer que é um primor ou traçar paralelo com o que se tem hoje, mas em vista da idade, é um guerreiro.

Mês passado teve uma enxurrada de vídeos sobre o iPhone 6S, não sei que trend foi essa, mas saiu muitos vídeos a respeito. Não é um aparelho que se recomenda a compra, tanto ele quanto qualquer um do 6 ao 7, mas são plenamente funcionais e rodam a interface e executam todas as funções de forma satisfatória.

Essa questão da bateria ganhou proporções muito maiores do que realmente foi. A atitude de não deixar claro para o consumidor que o componente da bateria estava gasto e por isso não conseguiria atender a demanda do SoC foi errada. Porém isso só se tornou algo factível justamente em razão da longevidade do aparelho.

Tanto que hoje cada vez mais componentes críticos ganham medidas de verificação, para evitar a substituição enganosa por terceiros, usando componentes de procedência duvidosa, lesando consumidores. E isso é algo extremamente positivo, principalmente para quem compra aparelhos usados, poder checar nos ajustes a procedência do componente substituído.

1 curtida

Bem, quanto à otimização você pode ver neste vídeo que o Iphone 6S roda o IOS 14 com a mesma primazia e velocidade do IOS 10, ás vezes até melhor no IOS 14. É óbvio que no caso do apps mais exigentes, talvez não seja a mesma velocidade que abriu à época de seu lançamento, dado que a própria exigência destes aumenta com o passar dos tempos, mas em se tratando dos apps básicos o resultado é excelente.

Mais um dia, mais um exemplo da Apple sacaneando seus clientes. E quanto mais desrespeitados são, mais compram produtos da empresa.

De que adianta multar a Apple em valores irrisórios? Um dia ou dois ela recupera só tirando do bolso dos desenvolvedores. Faz doer o bolso, ai aprende.

Uma enorme variedade de aparelhos na faixa de preço do iPhone 6 duram 3 anos ou mais, exatamente o tempo que o usuario utilizava quando identificou após a troca da bateria e ligou os pontos. Quantas outras pessoas devem ter feito isso e achado que os genios da Apple deviam ter feito alguma outra manutenção e magicamente a performance do aparelho melhorou.

O iPhone 6 é de 2014, não dá pra usar a faixa de preço dele como instrumento de comparação, a não ser que o aparelho em questão seja do mesmo ano de lançamento.

Mas isso acontece, do iOS 11 para o 12, a performance deu um salto significativo para aparelhos antigos. Mesmo quem não trocou a bateria sentiu a melhora. Mas também não precisa ser muito gênio pra saber que substituir um componente vital como a bateria, melhora o aparelho.

Você não entendeu o que eu disse: uma gama de aparelhos do mesmo ano de fabricação do 6 duraram 3 ou mais anos e sua performance não caiu porque o software alterava o processamento conforme a vida util da bateria. Não havia genio pra identificar isso até que UM usuario do reddit provou e a Apple assumiu.

Antes disso as pessoas trocavam a bateria e vislumbravam uma melhora de performance inexplicada.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.