Apple deve vender iPhone 12 sem carregador e sem fone na caixa

Tem gente falando que tem vários carregadores em casa, etc. Mas e quem tá comprando pela primeira vez? Vai ser obrigado a gastar mais? Eu acho que seria mais viável colocar uma opção de vir ou não com carregador, ou reduzir o valor do produto em relação ao preço total com carregador e fone de ouvido.

A Apple não é a primeira a fazer isso, como já comentado… Mas isso não passa de um rumor de Analista, pq não espera oficialmente pra ver antes de criticar? Que se for, ai eu xingo junto com vc…

1 curtida

Primeiro! Analista só fala bosta… Segundo, Apple não é a primeira a fazer isso. Terceiro, Parem de ser crianças… Quarto, apesar de absurdo essa ideia, eu encaro a Apple como maior custo benefício rsrsrsrs.

E você acha que o Renato disse que a Apple vai reduzir o preço do iPhone? Não, o que ele fez foi opinar que, para ele, vender sem o carregador tem pontos positivos independente da empresa que faz isso, sendo o ideal ter a contrapartida que a empresa diminua proporcionalmente o preço.
É apenas um comentário geral. Esse comentário se encaixaria se você trocasse o nome da empresa da notícia por qualquer outra.
Mas mesmo assim vem gente tachando o comentário como fanboyismo, o que é ridículo.

1 curtida

Esse é o tipo de discussão q só incomoda aos brasileiros, q têm menos poder aquisitivo, mas, ainda assim, fazem questão de pagar uma fortuna num celular.

Nos EUA é só mais um gadget não muito caro (700 dólares um 11), q pouco representa na renda média de um americano. E ainda pode ser pago em suaves prestações sem juros, ou dividido em suaves prestações na conta da operadora, ou seja, não é um aparelho tão inacessível, como é no Brasil, apesar de, ainda assim, ser um gadget premium.

1 curtida

Iphone e caro por onde o dólar sobressair… Brasileiro ate hoje nessa reclamação de valores, esqueceram que os impostos encarem os aparelhos da marca…

Esse é o ponto. Cada um de nós é livre para tomar as próprias decisões. Há quem não se sinta satisfeito na Apple, e está tudo bem, cada um tem que usar o que lhe convém. Mas da mesma forma tem quem goste e tudo que para você pode ser negativo e até mesmo um fator decisivo, para outra parcela de pessoas, a balança é diferente.

E não significa que essas pessoas são trouxas, como vemos em muitos comentários por ae. Apenas estão exercendo a sua liberdade. Enquanto houver pluralidade, o mercado se equilibra. Se só existisse uma marca, não teríamos alcançado o progresso que temos hoje.

1 curtida

(╯°□°)╯︵ ┻━┻

Se isto refletir no valor final do produto, igualmente ao valor vendido por eles de forma avulsa, acho até que faz sentido sim. Olhem os preços praticados de forma avulsa na Apple Store:

  • Carregador USB-C de 18W - R$ 219,00;
  • Carregador USB de 5W - R$ 149,00;
  • EarPods - R$ 249,00.

Se eu que já possuo um iPhone e possuo um carregador, não vou querer gastar este valor no momento, somente vou querer comprar o aparelho. Mesmo sendo um aparelho novo, tenho a possibilidade de adquirir um carregador de um outro fabricante (preferencialmente certificado) que terá um custo melhor, inclusive, posso optar pelo carregamento sem fio, uma vez que na caixa “obrigatoriamente” é enviado o carregador para uso com fio.

O que não pode é você tirar estes itens da caixa e o aparelho custar o mesmo preço ou uma diferença inferior ao preço do carregador ou do fone. Preço sugerido de R$ 3.699,00 para um iPhone SE 2020 de 64GB; Se retirar o carregador e o fone deveria cair para R$ 3.300,00, para não dizer que o custo deveria ser até maior, já que a embalagem é menor, os custos de logística também serão menores (caixas menores ocupam menos espaço no conteiner de transporte) e assim por diante.

Vamos esperar para ver o que vem pela frente, mas com certeza o mercado como um todo vai adotar se a Apple o fizer, pois não há como negar que a Apple dita regras de mercado neste sentido.

2 curtidas

Para reduzir seus custos, a Apple pretende vender ao seu fiel cliente um celular que não pode ser recarregado se ele não comprar um carregador (da própria Apple) pelo mesmo preço que ela vende um celular com um carregador hoje. Excelente!

1 curtida

Salvo casos de migração de plataformas, para os demais, certamente já devem ter uns 3 carregadores no mínimo. E nada impede de usar o anterior ou escolher algum modelo MFI.

É chato não vir carregador? É! Mas e se esse iPhone não precisar de carregador ?

Existem patentes de smart conector, e até mesmo recarga 100%wireless, como as do Apple Watch. Algo nesse molde seria suficiente para recarregar o iPhone, como forma de preparar as pessoas para um iPhone realmente sem portas.

Ninguém saí removendo conectores, cabos e afins do nada. Tudo tem um processo lógico, que para nós que estamos se baseando em especulações, parecem absurdas.

Sou do time que não vê importância na retirada destes itens. O essencial está lá: o telefone e um cabo para carregamento - precisei carregar? Ligo no USB da TV, do notebook, do videogame, do carro. Preciso levar o carregador de parede? Por R$50,00 compro um Anker ou Baseus e vou ser feliz. Fone de ouvido? Compro um TWB por R$150,00 e está resolvido. E estas soluções valem para todo e qualquer aparelho de independente da fabricante.

Quem tinha Android sai na vantagem de ter um Quick Charge. Carregadores Samsung, Xiaomi, Motorola são excelentes e custam pouco.

Ah, só lembrando que Kindle, GoPro, caixas de som bluetooth, fones wireless entre outros vem sem power brick e nem por isso dizem que a falta destes afetam a experiência de uso.

1 curtida

Cara, eu concordo muito com você, para O MEU USO, nao faria diferença, visto que hoje ja nao uso os do meu iPhone (de dois anos atrás…), estão novos, na caixa.
Eu acredito que a opção a ser oferecida sera em forma de bundle, onde você seleciona os itens que quer, como ja escolhe hoje cor e capacidade, podendo inclusive escolher um bundle mais caro (com AirPods Pro por ex, e carregador 20w ou mesmo uma base sem fio).
Digo isso por dois motivos:
1- esse ano toda a venda vai ser concentrada de forma online. Mesmo que tenha a retirada da loja em alguns (poucos) lugar, obrigatoriamente teremos que comprar online, entao montar o bundle é muito mais fácil
2- a tendencia é de redução sim na produção de lixo eletrônico, esse é um passo.

Os problemas desse cenário, também são dois
1- conhecendo a apple, para mim é claro que o valor final de um bundle básico (EarPods e carregador de 5w q seja) + iPhone será mais caro do que o iPhone básico de hj (799USD eu acho né?), algo diferente disso seria realmente surpreendente pra mim
2- se por algum motivo você optar por nao adicionar nada ao bundle, ficar só com o telefone e o cabo, o grande problema é, o cabo sera USB-C. O primeiro iPhone a vir com esse cabo (e logo carregador com essa porta) foram os modelos PRO do ano passado, mesmo os androids ainda são poucos os modelos que vem com carregador assim.
Por que estou dizendo isso? Por que se você receber um dispositivo so com cabo usb-c, quantas opções de porta usb-C você tem para conecta-lo ai na sua casa agora? E aqui somos uma comunidade de tecnologia, imagina pessoas normais?

Por esse motivo que acho uma enorme erro tirar o carregador, dar a opção por carregadores melhores ok, mas vir sem nada, tem que estar MUITO claro pro comprador, e isso gera desconforto, certamente.

Enfim, o rumo parece muito quente, nao sera surpresa nenhuma se acontecer, nesse momento resta especular a forma que será feito e apresentado.

2 curtidas

Tem que ver se o cabo vai ser USB-C x USB-C ou USB-C x USB-A.

Se for o primeiro, ainda tem a opção de conectar numa porta USB-C (provavelmente do laptop) pra carregar.
Se for o segundo, qualquer adaptador de USB pra tomada serve.

Ótimo ponto de vista sobre os problemas que podem surgir. Mas pensando num teste agressivo em relação ao preço, o aparelho perfeito para vir sem fones e cabos seria o SE. Imagina ele sendo vendido por US$350? Por serem caros, os tops não sofrem muito nesta questão de efeito preço.

A questão do UBS-C seria uma barreira neste primeiro momento, de verdade. Eu por exemplo, teria 2 portas no MacBook + carregador e 1 porta em um note Asus. Acabei comprando um carregador Baseus de 65w com 3 saídas USB-A e duas USB-C para poder carregar tudo que tenho ao mesmo tempo sem depender de adaptadores. Mas mesmo assim, sou obrigado a ter vários cabos na mochila. Eles, os cabos ao meu ver, são o próximo problema a ser resolvido unificando todos os conectores como USB-C ou carregamento sem fio padrão QI para o Watch.

Já que estamos discutindo sobre um rumor, gostaria de trazer para a conversa o rumor completo, no qual aponta que o iPhone 12 de 6,1" (o que substitui o iPhone 11) estaria US$ 50,00 mais barato (US$ 649,00), equivalente ao valor do EarPods (US$ 29,00) e o carregador de 5W (US$ 19,00), ou seja, a Apple estaria repassando a redução desse custo para o cliente e, caso ele opte por adquirir o carregador e o fone de ouvido, pagaria o preço “cheio” (US$ 697,00).

Em outras palavras (sendo tudo isto verdadeiro): A Apple estaria mostrando respeito ao cliente dando a ele o direito de escolha, sem cobrar a mais por isso.

A nível de curiosidade, na própria loja da Apple temos uma base de carregamento sem fio por US$ 55,00; O cliente poderá preferir comprar pelo “mesmo preço” do carregador de tomada e pelo fone de ouvido, uma base de carregamento sem fio.

Artigo de referência comentado: iPhone 12 price just leaked — and it's crazy cheap | Tom's Guide

1 curtida

Eu acho interessante isso, já que no Mac Pro, as rodinhas custam US$400 se compradas em conjunto, mas custam US$700 se forem compradas separadamente.
Claro que essas rodinhas são um caso à parte e bem peculiar, mas enfim.

O padrão na linha do iPhone Pro 11 já eh C x Lighting , difícil imaginar q eles voltariam atrás, a tendencia é padronizar td no C msm.

E como disse, na nossa bolha aqui eu realmente acho mais comum acharmos portas tipo C disponível para plugar esse cabo e carregar (no meu caso eu tenho duas aqui, uma do carregador do iPad e uma de uma base sem fio q comprei)

Mas vai na casa dos seus pais, dos seus amigos menos ligados em tech, dos namorados e namoradas. Vejam quantos carregadores do tipo C eles tem?

No meu DataFolha de umbigo aqui, do meu circulo, só 1 tem. Todos os demais obrigatoriamente precisariam comprar um carregador (ou ter um cabo A x Lighting).

E você acha isso correto? Temos mais é que boicotar esse tipo de procedimento. Tem modelos e marcas que ainda mantém um mínimo de respeito pelo consumidor. Não seja tão “ista” e saia um pouco da sua zona de conforto. Vai te fazer bem.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.