Apple deve liberar Chrome "de verdade" no iPhone, e Google já está se preparando

Do Google só uso o Youtube (com todos os bloqueadores possíveis), navegador só Safari.

2 curtidas

O Blink também é usado no Opera, Firefox e Edge e todos os outros baseados em Chromium.

Erro aqui: o Firefox tem sua propria engine, que não é baseada no Webkit! É praticamente o único browser que sobrou com uma engine que não seja Webkit/Blink.

Aliás, ia comentar justamente que espero que o Firefox ganhe o direito de usar sua engine também (apesar de eu ser usuário de Android e não iOS).

9 curtidas

Opa! Obrigado pela correção

1 curtida

Não sabia dessa fuleragem, desse ser por isso que a opção Transmitir não tem no chrome do iOS. Mesmo o chrome sendo só uma skin no iOS eu ainda prefiro ele a o Safari.

1 curtida

Que é muito ruim!
Capado em tudo e qualquer coisa!

5 curtidas

O que a Apple faz é uma safadagem!

O motor do Safari é capado em tudo.

Um simples PWA é um martirio pra fazer funcionar

E um PWA é só um site que parece um APP. Nada demais!

Todas as funções são meia boca, a compatibilidade com os padrões a WEB é baixa.

O que ela faz obrigado ao uso da sua engine é tentar matar a web.
Para que ela não tome lugar de apps nativos, que em em boa parte não precisa ser nativo, pois é só busca de JSON simples!
Um PWA mais que resolvia.

1 curtida

Se o Blink chegar ao iOS, o WebKit estará ameaçado de vez.

2 curtidas

Quero ver a Apple tendo que se esforçar pra melhorar o navegador meia boca deles se isso acontecer

8 curtidas

kkkkkkkkk o que um processo ou uma multa milionária não faz

1 curtida

Safari e Firefox são os novos IE da geração atual, eu meu impressionam o quão atrás eles ficam do Chromium, custa usar algo aberto e padronizar a Web de uma vez que nem Opera, EDGe e outros fizeram? Os caras querem fica reinventado a roda

se todo mundo usar o mesmo, a google faz o que quer literalmente

3 curtidas

Há um quase monopólio do Chromium e da engine Blink. Firefox e Safari possuem outras engines.
O ecossistema da Apple exige o uso do motor do Safari em todos os navegadores, dado o seu ecossistema fechado.
O problema é que a Apple está tendo processos na justiça devido a acusações de monopólio por causa desse ecossistema. Se esse monopólio for quebrado e componentes de código aberto ou outras app stores chegarem ao iOS, a Apple perderá boa parte do $$$ que ganha se não se reinventar.

3 curtidas

não sei se perde tanto assim não, mercado da Apple é muito consolidado

1 curtida

Cara se o Chromium dominar adeus bloqueadores de propagandas. Trocar IE por Chromium era uma boa ideia no passado, agora o google quer ditar o que o navegador pode ou não fazer.

2 curtidas

Tu tá confundido as coisas, Chrome com Chromium são diferentes, Chromium é open source e hoje é mantido por diversas empresas, não só a Google, por exemplo a equipe da Microsoft do EDGE contribuir ativamente no Chromium. Mas o conselho responsável pela aprovação de features novas é da Google, que até hoje não questionou nenhum das outras empresas participantes:
Microsoft, Igalia, Yandex, Intel, Samsung, LG, Opera, e Brave.

E novamente reforçando que eles não podem fazer o que quiserem, pois uma vez que os colaboradores não concordarem com eles podem fazer um Fork (Clone) e continuar mentado sem qualquer interferência da Google.
chrome://flags

Outro ponto importante é que qualquer uma das implementações feitas são realizados via fatures flags, isso que dizer que se a Microsoft não gostar de uma função X, ela pode desativar facilmente o mesmo, sem que eles tenha que excluir do Chromium, apenas desativado no EDGE por padrão. Inclusive boa partes dessas implementações podem ser desativado até pelo usuário (não são todas, algumas precisam ser feito pela empresa) via a url chrome://flags por exemplo no Chrome.

2 curtidas

Veja meu comentário acima, a Google não pode ditar as regras dos outros navegados pois o Chromium é todo personalizável e open source, se ela quiser tirar extensões de bloqueado no Chrome ela consegue, mas no Chromium não, a mesma coisa a Microsoft com EDGE. Cada empresa escolhe o que será ativado ou não do Chromium.

E é por isso que eu sou a favor de todos usarem Chromium, afim de uma padronização global. Cada navegadores ficam com seus visuais e regras, mas ninguém fica refazendo as implementações de processamento do Javascript, HTML e CSS, assim os desenvolvedores podem foca em fazer um site ou wep app para uma única Engine que vai rodar em qualquer navegador sem problema e sem adaptações.

Não faz sentido nenhum isso daí. Seria a mesma coisa que fazer um acordo para a W3C aceitar todos os padrões porcos do IE6, e estaríamos nas trevas até hj

1 curtida

Entendi, mas pelo que eu li os navegadores chromium que quiserem utilizar as extensões do chrome terão que fazer o update do manifest v3 (que não aceita desde janeiro novos aplicativos que bloqueiam anuncios e em 2024 todos aplicativos v2 serão descontinuados).

Esses browsers baseados no chromium para atualizar para o v3 teria que fazer um bloqueador de anuncio interno.

Aqui tem uma explicação que um desses browsers teve que fazer para manter bloqueadores e anuncio e eles ainda não tem certeza o quanto isso vai durar: Manifest v3, webRequest, and ad blockers | Vivaldi Browser

O novo padrão de extensão manifest v3, mudou bastante as permissões, e essas manduças afetaram bastante os bloqueados de anúncio, mas não impediu o uso deles, a proposta é evita que extensões possam ser explorado por cyber criminoso, como há várias hoje em dia na Chrome Store para roubo de senhas, com novo sistema de permissões implementado é um passo para evita esse tipo de problema. Convenhamos que sabemos que a Google também que dificulta a vida de quem usar bloqueadores.

Mas nada disso impediu, os bloqueadores mais famoso já tem suas extensões lançadas para o novo padrão (manifest v3): uBlock Origin com uBOMinus, AdGuard com AdGuard AdBlocker MV3…

A própria Vivaldi cita nesse artigo que não vai ter impacto nos bloqueadores de anúncios: “​So, to the best of my reckoning, I can say that it looks very likely that the Vivaldi Ad Blocker won’t suffer any adverse effects from the Manifest V3 changes. And, if it does, there should be relatively simple ways to fix it.”