Apple deve levar iOS 14 para todo iPhone com iOS 13 e "cortar" iPads antigos

Originally published at: https://tecnoblog.net/322730/apple-deve-levar-ios-14-todo-iphone-ios-13-fim-suporte-ipads-antigos/

iPhone 6S, 6S Plus e iPhone SE devem ser atualizados para iOS 14; iPad Air 2 e iPad mini 4 podem ficar no iPadOS 13

Mais uma voadora na cara do google

3 Curtidas

Impressionante como a Apple funciona como um relóginho nos updates de software.
Tem alguns aí que precisam copiar isso.

5 Curtidas

O principal motivo de eu me manter feliz no iOS.

2 Curtidas

E ainda dizem que a Apple pratica obsolescência programada… Enquanto isso tem muito Motorola do ano passado que não tem Android 10 ainda…

4 Curtidas

Com os processadores cada vez melhores, a tend√™ncia √© que os iPhones e iPads cheguem no n√≠vel do Mac algum dia, de serem atualizados por 8-10 anos. Aqui em casa mesmo tenho v√°rios aparelhos antigos, incluindo um iPhone SE (que √© de 2016 mas usa processador de 2015). Ele roda o iOS 13 muito bem para tarefas normais, e vai ser muito legal se ele receber o iOS 14 com atualiza√ß√Ķes garantidas at√© 2021. A√≠ v√£o ser 6 anos de suporte para os aparelhos com o chip A9.

5 Curtidas

A maior questão é: estes updates virão de novo com redução de desempenho? Pois isso não me parece um update interessante de se fazer… Se for pra baixar a velocidade do aparelho ainda mais, talvez seja melhor não atualizar como muita gente tem feito!
Ainda com essa quest√£o sendo confirmada pela Apple, muita gente elogia as atualiza√ß√Ķes‚Ķ Vai entender!

A Apple capava clock m√°ximo de processador pela sa√ļde da bateria estar desgastada, o problema foi que ela fazia isso de modo silencioso‚Ķ Hoje em dia voc√™ pode ligar e desligar essa feature‚Ķ Meu iPhone SE come√ßou a reiniciar por causa disso‚Ķ Fui e troquei a bateria e estou com ele aqui a todo vapor de novo‚Ķ

2 Curtidas

Historicamente, a Apple garante 5 vers√Ķes do iOS para iPhones, iPads e iPods Touch, com exce√ß√£o de toda a pol√™mica sobre o iOS 11 que gerou redu√ß√£o de performance, dando uma sexta atualiza√ß√£o para os iPhones 5S. Sendo o IPhone 6S de 2015, este recebeu sua √ļltima atualiza√ß√£o com o iOS 13.

Apesar do que diz a matéria, temos como exemplo o iPod Touch que recebeu uma atualização de hardware em 2019 para o A10, semelhante aos iPhones 7, acredito para que este posso ter o suporte aos recursos e principalmente aos novos serviços fornecidos pela Maçã, em especial o Apple Arcade.

Sinal de que a Apple resolveu n√£o investir muito em novidades de fato e sim em mais refinamento e polimento nesse upgrade.

Deve ser por causa da ‚Äúliberdade‚ÄĚ que o Google d√° pros fabricantes. Liberdade de serem caras-de-pau e fazer o usu√°rio de Android ter que trocar de celular com mais frequ√™ncia se quiser estar up-to-date em quest√£o de vers√£o do SO.

Mas √© a Apple quem √© ‚Äúevil‚ÄĚ e cobra um pre√ßo absurdo em seus aparelhos. ‚ÄúN√£o vale o quanto cobram‚ÄĚ.

4 Curtidas

Por isso que o barulho que adoram criar contra a Apple, por problemas de bateria e de software reduzindo desempenho do aparelho, n√£o existe no mundo Android. N√£o d√° tempo pra isso.

3 Curtidas

Como o @igor.antonio j√° explicou, a redu√ß√£o de desempenho proposital s√≥ acontece exclusivamente se o seu aparelho est√° com a sa√ļde da bateria muito baixa. E depois daquela pol√™mica, voc√™ pode for√ßar o desempenho normal (e claro que o celular n√£o vai aguentar muito tempo fora da tomada) ou trocar a bateria para voltar como era. E pelo menos dos v√°rios aparelhos antigos que tenho aqui em casa, nenhum deles t√° em situa√ß√£o ruim. Todos bem us√°veis com o iOS 13. E sim, atualiza√ß√Ķes devem ser elogiadas, principalmente por quest√Ķes de seguran√ßa.

2 Curtidas

Falando nisso, saiu h√° pouco o iOS 13.3.1

Vida de usuário de iGadget é fácil nessa hora :grin:

4 Curtidas

Não só isso, como a Apple também liberou uma atualização de segurança (iOS 12.4.5) para o iPhone 5s e 6, por não terem suporte ao iOS 13.

4 Curtidas

Sim, esqueci de mencionar.

1 Curtida

Que perda de desempenho ?

Você se refere ao caso dos iPhones 6/6S com baterias velhas? Então, é uma questão de engenharia, se a bateria n consegue mais fornecer o que o processador precisa, implementaram uma mitigação por software (diminuindo o clock do processador) pra impedir que o aparelho desligue abruptamente. O erro foi n ter comunicado isso, apenas.

Quanto as atualiza√ß√Ķes do iOS, uso iPhone desde sempre e nunca experienciei uma atualiza√ß√£o que piorasse minha experi√™ncia de uso. Eu mantenho alguns iPhones antigos em casa e os atualizo, e as vezes eu mexo neles, e pude perceber que o iOS 13 trouxe ganhos de performance em abertura de app, responsabilidade da UI pra esses aparelhos antigos.

Agora existe o processo natural de um aparelho antigo se tornar incapaz de gerir as mesmas tarefas que outrora fazia. A demanda por processamento sobe a cada ano, apps ficam mais complexos e demandam mais recursos e mesmo assim o iOS consegue equilibrar bem a performance em aparelhos mais antigos. Tenho aparelho guardada rodando iOS 10 que est√° plenamente funcional.

2 Curtidas

No caso essa redu√ß√£o de desempenho foi aplicada at√© aparelhos mais atuais como o 7S, afinal isso ocorreu na primeira atualiza√ß√£o do iPhone X, onde todas as gera√ß√Ķes anteriores tiveram o desempenho capado silenciosamente e quando os consumidores descobriram isso, inventaram a desculpa da bateria que voc√™s acreditaram. √Č uma quest√£o de l√≥gica simples: se precisam aumentar as vendas do novo modelo, basta reduzir o desempenho dos modelos anteriores. Se a ideia n√£o fosse criminosa, essa implementa√ß√£o constaria no changelog.

Engraçado que aparelhos Android funcionam anos a fio sem precisar ser forçados a reduzir a velocidade por conta da bateria. Chegou num ponto onde a bateria está segurando pouca carga e isso incomoda? Basta usar o aparelho com a economia de bateria ligada que assim o usuário pode escolher entre desempenho e bateria. Acreditar que a Apple implementou uma redução de bateria forçada e sem opção de desativar isso é no mínimo inocência.

Nunca experimentou problemas em atualiza√ß√Ķes do IOS? Que bom que nunca ocorreu contigo, mas isso n√£o significa que n√£o tenha ocorrido com muitas outras pessoas! S√≥ para falar de casos recentes:

IOS 13 - problemas com drenagem de bateria
IOS 13.1 - problemas na atualização de banda no iPhone 11
IOS 12.4 - problemas com drenagem de bateria, touchid e conex√£o
IOS 11 - problemas com faceid

O fato √© que aqui na Europa e nos EUA existem grupos de pessoas processando a Apple por problemas deste tipo. Mas em pa√≠ses mais pobres sempre v√£o ter pessoas que, mesmo diante de tais situa√ß√Ķes, sempre v√£o achar que esconder os problemas e defender a companhia das cagadas √© uma forma de defender o investimento que ela fez no telefone. Paci√™ncia n√©, os fatos est√£o a√≠ para todos verem, s√≥ n√£o aceita quem n√£o quer.

1 Curtida

Concordo com voc√™ em muitos pontos, mas eu ainda tenho ressalvas com a seguran√ßa do Android e com a pol√≠tica de obsolesc√™ncia programada por fim de atualiza√ß√Ķes de seguran√ßa que muitas empresas praticam‚Ķ

E algumas informa√ß√Ķes, as grandes empresas de tecnologia nunca colocam todas as mudan√ßas em um change log, se ningu√©m viu um problema, por que vou deixar p√ļblico que eu cometi ele? Falo com conhecimento de causa‚Ķ

Segundo, em pa√≠ses mais ‚Äúavan√ßados‚ÄĚ voc√™ pode processar tudo e todos, se voc√™ compra uma motoserra e no manual n√£o tem um aviso de que ela pode amputar seu bra√ßo e vc amputa ele, vc pode processar o fabricante‚Ķ

1 Curtida