Apple deve lançar vários Macs com processador ARM em 2021

Originally published at: Apple deve lançar vários Macs com processador ARM em 2021 – Computador – Tecnoblog

Primeiro Mac com chip ARM pode ser anunciado pela Apple no final de 2020

Se isto for reduzir a quantidade de bugs q tá no MacOS será muito bem-vindo (além da redução de custos, né?).

Meu MPB tá insuportável de tantos bugs, o bug de ficar fazendo “processo fantasma” enquanto hibernado é o q mais me tira do sério.

1 curtida

Se o macOS rodando em arquitetura x86 já não tinha muitos dos softwares disponíveis no Windows, agora é que não vai ter mesmo, principalmente jogos. Vai ser o fim do Boot Camp e do Hackintosh, uma pena.

Pelo visto a Apple quer reforçar o conceito de ecossistema fechado nos seus computadores, agora no hardware também. A Intel não deve estar gostando nada dessa notícia, vai perder um importante cliente.

1 curtida

Eu n tive Mac naquela época, mas muitos falam q o Mac era melhor em vários pontos quando usava sua arquitetura própria nos processadores. E eu n duvido, dado que iPhone faz bonito frente ao Android mesmo tendo um processador inferior.

Sobre softwares n serem compatíveis, n sei n! Maioria dos softwares pro Mac hj já são otimizados pro Mac, acredito que a parte de softwares não irá sofrer com esta migração. Quanto aos jogos, sim… já é sofrível hj, vai continuar sofrível.

Pelo contrário, com Mac catalyst muitos jogos poderão ser portados pra Mac, assim como outros grandes apps.

Hoje todos os Macs rodam ARM em paralelo os processadores intel. O chip T2 é ARM. Acredito que a mudança não serão tão difícil.

Poderia começar pelo Macbook de 12" com um A13 bionic (que bate muito i5 xD) mas com clock diminuído pra não canibalizar os outros Macbooks em performance. Pra mim seria uma máquina 10/10.

No ano que vem será a mesma ladainha pra 2022, depois 2022 pra 2023 e assim por diante.

Ouço esse rumo desde 2015 se não me engano.

2 curtidas

processador inferior?? de onde tu tirou isso? nenhum chip arm, para celulares/tablets, bate os números do atual processador de apple, é assim desde sei lá quando. Memória sim, é inferior (no quesito quantidade).

O problema é não ter essa migração. macOS já é nicho sendo x86, improvável de empresas menores perderem tempo portando seus aplicativos pra arquitetura ARM. Programas de desenvolvedores independentes, então, pode esquecer. Se Linux que já roda em x86 não recebe boa parte de programas do Windows, imagine o macOS rodando outra arquitetura completamente diferente.

E a Apple migrou da arquitetura PowerPC para x86 em busca de maior eficiência energética, pois os Macs da época consumiam mais e tinham menor desempenho que os PCs com Wintel.

Você tá falando de apps de iPad e jogos mobile, eu tô falando de Steam, jogos de desktop e programas mais complexos que só rodam em x86, a esses pode dar adeus caso a Apple migre o Mac para ARM.

2 curtidas

eu e minha mania de falar resumindo tudo… N quis dizer processador inferior, pq n é! Tanto é q é o mais rápido da atualidade. Quis dizer q é inferior em alguns números (clock/memória/menor consumo) e mesmo assim dá uma surra em outros q são mais bombados do q ele.

Os devs não terão trabalho excessivo pra portar apps. Normalmente isto é trabalho do compilador. E obviamente a Apple não vai liberar uma arquitetura sem oferecer suporte adequado.

Dependendo como ela fizer, os ajustes no código serão mínimos ou inexistente.

Calma, Windows on ARM tá aí pra resolver metade desses problemas kkkk

1 curtida

Acho que o cenário de aplicações muda pouco, jogos nunca seria o forte com Direct X sendo a plataforma dominante para jogos AAA e as demais áreas se não investiram até agora no MacOS provavelmente nunca fariam mesmo. Provavelmente manterão algum emulador como na migração PowerPC para x86, que deve atender as necessidades mais gerais. Só os heavy-users de algumas aplicações seria impactados.

Por outro lado, ela pode ter ganho uma grande vantagem competitiva, basta ver a bateria e portabilidade desses Windows com Snapdragon. Um MacBook Air com conexão móvel e bateria de iPad seria muito melhor que o atual, mesmo que perca desempenho em alguns aplicativos não adaptados.

Pensem na falta de ports de softwares famosos para iOs (especialmente os gratuitos), imaginem isso chegando aos notebooks e desktops, vai ser lindo. O que a Apple quer é aplicar o mesmo modelo de negócios, device como serviço.

Eu espero que isso signifique um retorno aos investimentos no macOS. As atualizações tem sido incrementais, quando não simplesmente bugadas e sem real utilidade.

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.