Apple deve confirmar Macs com processador ARM na WWDC 2020

Originally published at: Apple deve confirmar Macs com processador ARM na WWDC 2020 – Computador – Tecnoblog

Chips ARM devem ser aposta da Apple para mais desempenho e autonomia na linha Mac e sinalizar fim da parceria com Intel

1 curtida

A Apple vai conseguir tirar isso de letra, visto que eles já mudaram de arquitetura uma vez e conseguiram mto bem. Quero ver apenas quem roda Windows nessas máquinas, pois mesmo que em menor quantidade, existe esse pessoal. Rodar uma versão ARM do sistema não é algo comum e muitas aplicações hoje não são baseadas na ARM. Mas é um passo muito importante.
Outro ponto que eu quero ver são os preços. Lembrando que Intel é mais caro, será que essa plataforma será bem mais em conta? Duro é o preço Apple que talvez não venha alterar em nada os valores. Talvez no começo para instigar as pessoas a adquirir um, mas não dá pra garantir nada dessa empresa.

Existem rumores antigos na industria, que uma das coisas que fez a Apple demorar tanto pra migrar pra ARM é o fato do windows ter problemas em rodar nessa arquitetura… Acredito que até o lançamento dessas maquinas o Windows já esteja redondinho em ARM também…

1 curtida

Sinceramente, duvido muito que vá mudar algo em preço, até porque o processador não é a única coisa que encarece o produto. Ao mesmo tempo, isso provavelmente vai melhorar muito o desempenho dos Macs de entrada sem que eles precisem aumentar o valor final desses modelos — como por exemplo o Mac mini de $799 e o MacBook Air de $999.

3 curtidas

É vdd que já existe versões do Windows para ARM, mas não sei quanto ao time schedule será suficiente.

1 curtida

É, pensando principalmente nos de entrada, será muito interessante, até pq esse processador se mostrou mto bom em edição de vídeos. Vamos ver em telas maiores né?
Quanto ao preço, realmente não é apenas, mas é um dos mais caros. Mas não acredito que vá realmente diminuir os valores.

Nesse mercado de processadores para computadores a Intel está sozinha, enquanto essa situação continuar os seus produtos vão ser bem caros. É necessário uma mudança, espero que a Apple comece a puxar a fila e outras fabricantes sigam o meu caminho.

Vai sonhando, ARM equivale a série U dos processadores Intel.

Apple e diminuir preço na mesma frase não rola.

2 curtidas

O A12X Bionic do iPad Pro de 2018 é equivalente ao Intel Core i7 série H do MacBook Pro. Um chip A14 deste ano certamente bate fácil qualquer processador de entrada/intermediário da Intel e com muito mais eficiência energética.

2 curtidas

O que me preocupa aqui é quem recém comprou Mac com Intel, estaria fadado a ter um Mac defasado :confused:

Acho que vai demorar até a Apple descontinuar de vez os Macs Intel (até porque acho que não vão atualizar toda a linha de Macs com ARM em menos de 3 anos). Mas realmente, agora principalmente não é um bom momento pra se comprar um Mac novo.

1 curtida

Na teoria né?
(é tudo muito lindo, mas… X86 processa mais instruções por ciclo).

Não vejo a Apple substituindo os top de linha de intel para arm em um curto período, não vejo o Mac Pro rodando arm nos próximos anos, então vão ter de manter o suporte aos intel de qualquer jeito.

Clock mais alto e mais núcleos estão ai pra isso, e capaz de fazerem o mesmo consumindo bem menos energia.

2 curtidas

A Apple não vai fazer uma troca tão brusca assim como na época do PowerPC e conector de 30 pinos.

Acho que aprenderam a lição.

Olha a lentidão pra adotar o USB-C, por exemplo.

1 curtida

Eu tenho um certo receio de qdo o ARM chegar em PCs com o Windows.
Isso vai matar a retrocompatibilidade que existe desde a época dos IBM PCs dos anos 80 em uma paulada só. Além de minar todo o mercado de games pra PC, q duvido que queiram portar tudo pra ARM…

Já chegaram, só olhar o Surface pro X. A Microsoft fez um emulador pra x86 que vai salvar os “legados dos anos 80”. E eu não sei se mina o mercado de games, é só compilar de novo (já fazem isso quando o jogo sai pra Switch, que é ARM, e Xbox/PS4/PC que são x86).
Imagino que hoje em dia a transição será bem suave.

Se fizerem isso, seria legal.
Pq até pouco tempo atrás, as builds ARM do Windows praticamente só rodavam apps da Windows Store. Se portarem o Steam e os jogos mais populares pra ARM, é um bom começo.

1 curtida

Já fizeram isso faz tempo, windows não roda mais aplicações de 16 bits, a comprabilidade vai hoje em dia em algo como o windows 98, talvez o XP, abaixo disso precisa de emulação, e emulação por emulação, pra aplicativos tão velhos pouca diferença faz entre x86_64 ou arm.

1 curtida