Apple confessa motivo para não liberar iMessage no Android

Originally published at: Apple confessa motivo para não liberar iMessage no Android – Negócios – Tecnoblog

Em disputa judicial, documento da Epic Games revela depoimentos e emails de funcionários da Apple sobre iMessage para Android

1 curtida

Hoje com tantos mensageiros opcionais não acredito que o iMessage seja um dealbreaker na briga android/iOS, embora tenha sido mto relevante no começo.

3 curtidas

Quando o Steve Jobs havia anunciado que a API do iMessage seria aberta, vi como um movimento inteligente que poderia ser um cartão de visita para usuários terem um aperitivo da experiência Apple em seus aparelhos.

Acredito que a adoção do iMessage no restante do mundo seja insignificante - porém bisonhamente é um dos apps que recebe mais cuidados a cada versão do iOs. Se o motivo foi evitar migração de usuários básicos para o Android, eles olharam apenas para o próprio umbigo dentro dos EUA.

Isso só é realidade só no mercado americano. Porque no resto do mundo o iMessage perde para WhatsApp na maioria do mundo, Line no Japão ou WeChat na China.

2 curtidas

e choca um total de 0 pessoas

1 curtida

Não acho que tenha a ver com olhar para o próprio umbigo, mas tenha a ver mais com posicionamento de mercado. Se eles abrissem esse app para o android, muitas pessoas poderiam pensar “eu não preciso comprar um iPhone para usar o iMessage” o que eu não duvido, de forma alguma, que existam pessoas que compram o iPhone la nos EUA somente por causa do iMessage. É perder fatia de mercado, se não par os adultos, pelo menos para as crianças.
Podemos colocar isso como “olhar para o próprio umbigo”? Até que sim, mas é muito mias uma questao de mercado.
Pura lógica.
Na minha opinião essa pe a mesma razão do porque, até hoje, o Instagram funciona perfeitamente somente no iPhone. Deve ter uma maracutaia ai. Porque não é possível que depois de tantos anos, tantas gerações de telefones, tantos avanços, ainda não seja possível usar um app de rede social que roda perfeitamente no IOS, e tem problemas para os criadores de conteudo com o Android.

1 curtida

Acredite. É sim.

Aqui no BR a gente tem muito a cultura do Whatsapp. Mas na gringa o iMessage ainda é MUITO forte. Principalmente por esse lance que as famílias já estão todas integradas no iOS.

1 curtida

Justo o principal mercado do iPhone, né?

Só os EUA representam 40% das vendas de iPhones. Mexer lá que tá ganhando bem, é enfraquecer o sistema no resto do mundo. Não rola.

Nos EUA é o mais utilizado. Foi por esse motivo que apps como o WhatsApp nunca chegaram ao gosto popular.

Já vi histórias de pessoas próximas que realmente optaram por iPhone por conta do iMessenger lá nos EUA.

Na Europa e resto do mundo o iMessenger realmente é irrelevante, mas mexer nele significaria mexer no mercado Americano é com tantos apps bem populares hoje em dia, não existe razão.

1 curtida

No caso do Insta, acho q esse é um problema do próprio Android. Estava conversando com um desenvolvedor e ele sempre reclama do Android que só funciona msm por milagre ou mágica.

Só vemos apps pra Android pq é algo obrigatório por conta do mercado, mas é bem comum vermos falta de otimização dos aplicativos mesmo.

1 curtida

Eu me referia mais a mercado mundial mesmo, e a qualquer mensageiro, não só wpp.
Mas como disse q só os EUA representam 40% das vendas de iPhone realmente meu argumento é totalmente inválido.

1 curtida

Nos EUA, é sim. Lá o iMessage tem uma posição predominante no mercado já que o próprio iPhone domina o mercado de smartphones lá. Americano quase não usa WhatsApp, inclusive o The Verge chegou a fazer uma matéria curiosíssima sobre como adolescentes que não tem iPhone lá sofrem bullying por não poderem estar nos grupos do iMessage.

Quase 50% da receita da Apple vem dos EUA, logo a empresa não está errada em pensar dessa forma.

4 curtidas

O marketshare nos Estados Unidos supera 50%. E segundo pesquisas recentes, 9 em cada 10 jovens americanos pretendem comprar iPhone.

Para quem quiser entender o quão bizarramente relevante é o iMessage (e as bolhas azuis/verdes) no mercado americano:

6 curtidas

O texto só não explica que os green bubbles acontecem pq são enviados via SMS e não via dados.

Quanto ao “status” que o iPhone dá, isso acontece mais bizarramente aqui no Brasil se formos analisar…
No mais, jovens sendo jovens e valorizando coisas supérfluas (iPhone é um excelente equipamento, mas não pelos motivos q os jovens pensam)…

Nossa. O iMessage fez tanta falta no Android que eu nem lembrava que isso ainda existia. :I

Mas o problema desse pensamento pequeno da Apple é que eles acabam perdendo muito mercado. O iMessage poderia ser um mega boom e desbancar o WhatsApp só por não ser Facebook e ter o logo da maçã… mas hey, prefiro vender um aparelho. Acredito que ao não lançar o iMessage pro Android, eles deixem de ganhar mais grana que eles ganhariam deixando de vender alguns aparelhos…

Mas aí que tá, a Apple é uma empresa essencialmente de hardware. O lucro deles vem massivamente disso, sendo os serviços apenas um complemento. O que a Apple ganharia com o iMessage no Android? Facebook vive de propagandas, por isso pra eles quanto mais usuários, melhor.

A Apple tem toda essa coisa da privacidade em torno dos apps. Pra eles entrarem em outro sistema, dificilmente colocariam propagandas ou coletariam dados. Logo, a única forma de ter retorno financeiro com isso seria cobrando por uma assinatura (assim como o Apple Music no Android).

Será que um número significativo de usuários Android está disposto a pagar pelo iMessage pra valer mais a pena do que convencer essa pessoa a comprar um dispositivo da Apple?

Uma versão para negócios com uma pequena taxa ou uma assinatura em conta (para liberar alguns recursos como stickers grátis, stickers pagos e etc) seria interessante. Nada de 50 reais/mês, claro.

Uh… se a pessoa já não está com vontade pagar pelo iMessage, duvido muito que ela vá comprar um aparelho inteiro “só” para isso.

Apple = USA