Apple bane termos como “lista negra” e “mestre” de APIs e códigos

Adoro ver a ironia de pessoa falando da falta de sensibilidade alheia enquanto usa-se de termos que também possuem conotação pejorativa…

Sério, pessoal não consegue ser adulto funcional aqui, não? A vida é curta demais pra se perder com discussão besta sobre politicamente correto e termos que estão caindo em desuso de forma forçada porque a décadas atras tinham uma conotação negativa.

Não é a toa que o outro artigo teve os comentários fechados. :I

4 curtidas

Isso não é vitimismo, se trata apenas de revisar termos de origem/cunho racistas que remetem a um passado recente de escravidão, tanto no Brasil como nos Estados Unidos.
O racismos está presente na estrutura da sociedade através de termos e atos que não nos damos conta, e eles podem não incomodar muita gente aqui, mas felizmente está incomodando muitas pessoas e organizações dispostas a mudar e rever seus significados.
O termo master/slave pode não incomodar em língua portuguesa, mas imagine você configurando o servidor senhor/escravo. Não pega bem.
Engraçado mesmo é ver gente aqui reclamando sobre essa mudança dizendo que é vitimismo, mas quem tá de vitimismo são vocês que não aceitam a mudança e querem que o mundo pare e gire em torno do próprio umbigo.

7 curtidas

Nerd vai ser banido tb, já pode editar aí o comentário heuhehuehue

Turma, vamos tentar manter um nível alto aqui, beleza? Ninguém é obrigado a concordar com o ponto de vista do outro. Mas podemos deixar o sarcasmo e agressões de lado e apenas falar o que pensamos respeitosamente.

5 curtidas

Boa!!! Sarcasmo e ironia só servem pra duas coisas: alimentar egos e destruir comunidades.

3 curtidas

É uma mudança bem-vinda. Muita gente pode não ser afetado por isso ou não concordar com a mudança, mas não há razão em manter termos que afetam boa parte das pessoas. Se tem algum motivo consistente pra manter estes termos, eu gostaria de ouvir, pq até agora n consigo pensar em nada a favor em manter estes termos.

6 curtidas

Eu acho que o pessoal que reclama da troca dos termos sob a alegação de que é “no contexto do mundo do TI”, que os termos master e slave realmente não parecem ser algo ofensivo para quem é falante nativo do português, porém se traduzir para o mestre e escravo, são duas palavras que não me recordo de usar no dia a dia, como algo normal. Talvez a única vez que usei escravo sem ser em contexto histórico, foi ao conversar sobre BDSM.
Ou seja, pra nós pode parecer bobagem, mas pra quem é nativo do inglês, pode parecer estranho ou desconfortável ficar repetindo “mestre e escravo”.

Uma pergunta sincera pra quem está reclamando dessa “lacração”: o quando a sua vida ou seu trabalho foi impactado com isso? O quanto de tempo você terá de perder para realizar as mudanças (caso seja programador)?

8 curtidas

Pra ser honesto, até hoje eu ainda não tinha parado para pensar pois nunca achei que esses termos fossem ofensivos de alguma forma. Mas pensando um pouco, dá para entender o porque eles deixam algumas pessoas desconfortáveis. Logo não custe nada tentar se adaptar para deixar-las menos desconfortáveis. Não é “politicamente correto”, é simplesmente ter um pouco de empatia.

Mas essa mudança não me afeta em nada, pois nunca usei esses termos. Sempre usei blocklist, forbidden, fuckyoulist, entre outros termos “criativos”. (e sim, era um porre encontrar onde estava o erro porque cada coisa que eu escrevia tinha uma variavel de bloqueio com nome diferente)

4 curtidas

Total! E trazer a luz de onde vem e como faz parte dessa estrutura de superioridade que rola com esses termos mostra como essa mudança é significativa.

Eu achava estranho mas nunca vi o real peso disso.

1 curtida

mas meu comentário não foi irônico. talvez um pouco ácido na primeira sentença. E só.

Não há como comparar um termo como nerd a toda a estrutura que é reforçada pelos termos. Essa é uma questão.

O grande auê parte da galera que parece que não quer ver ou compreender por birra. Ou por falta de empatia mesmo.

2 curtidas

Isso mesmo, pode jair se acostumando

4 curtidas

Aí está o porquê que não entendo as pessoas defendendo com unhas e dentes suas ideologias e seus políticos de estimação acima de tudo! Conviver com as diferenças em geral, respeitosamente, dá sim! Sarcasmo, deboche e ironia nada ajuda mesmo no debate opinativo!

1 curtida

Pra mim a maior preocupação é com a perspectiva do “slippery slope” se tornar real.
Começa-se com mudança pequenas, que parecem inofensivas, e vai ganhando ritmo até chegar numa situação de “estado policial de valores”, afetando todas as áreas de maneira indiscriminada e sem o devido debate e considerações e sem ninguém achar estranho.
Um exemplo claro que eu vejo é na área da cultura, com produções culturais de época sendo “cancelados” simplesmente por retratarem o pensamento da época (“E o vento levou” é o exemplo mais recente que apareceu nas manchetes, mas não foi o único e provavelmente outros virão).

Isso também leva ao debate da imposição cultural e de valores sobre a cultura e sociedade alheias sob a manta de “valores”, que pode soar muito próximo às “guerras pela democracia” liderada pelos EUA ou às cruzadas de outrora.

2 curtidas

Sem querer começar uma nova discussão inútil, mas “nerd” por si só já não possui mais aquela conotação negativa que tinha a umas duas décadas. Porém dependendo da forma em que é empregado, ele ganha uma conotação igualmente negativa.

E eu não falei que o comentário foi irônico, falei que existia ironia em alguém reclamar de uma coisa, realizando um ato semelhante porém não de mesma intensidade.

Mas bola pra frente, isso é discussão inútil. hahaha

Novilíngua.
Quem diria que, em 2020, estaríamos caminhando para um 1984…

3 curtidas

Ah pronto, chegou o fã de político.

o que você tá chorando e espumando não é brincadeira. porque será que te dói tanto ver que termos potencialmente discriminatórios estão sendo removidos? foi diretamente afetado, né? :thinking:

2 curtidas

A coisa realmente está ficando absurda, Só mais um exemplo de empresa, A Elseve (empresa de cosméticos) Retirou o termo (Branqueador e Clareamento) dos seus produtos, Um Absurdo para agradar a Lacrosfera,

2 curtidas

Eu usei a fala dos fãs do Jair pra dizer que isso é mudança inevitável, quer eles queiram ou não.