App ou métodos para procrastinar menos

Existe algum app ou método que ajude a procrastinar menos? :sweat_smile:

1 curtida

Acho que tudo passa pela sua organização pessoal. Mas vale escolher alguns métodos de trabalho para ir testando se encaixam no seu dia a dia. Um exemplo legal é uma técnica chamada Pomodoro que consiste em dividir suas tarefas em pequenos blocos de 25min e entre eles ter um tempo de descontração dando espaço pro seu cérebro dar uma descansada. Mas no geral acho que você precisa de 2 pontos indispensáveis para a maioria das técnicas de produtividade.

  • Controlador de tempo
    Para ajudar a limitar seu tempo e dar uma sensação de urgência para as tarefas maa também para ajudar a entender quanto tempo você gasta em cada tarefa.

  • Gerenciador de tarefas
    Para ajudar a ter uma lista do que fazer e com isso constantemente ser lembrado do que ainda está em aberto assim como também registrar tudo que já foi feito.

Uma ferramenta que eu acho bem legal pois junta isso com um sistema de notas super poderoso e uma documentação em páginas estilo Wikipedia é o Notion que recomendo demais para ajudar na sua organização de trabalho e até pessoal.

7 curtidas

Eu costumo utilizar o Trello como ferramenta Kanban onde coloco a fazer, fazendo e feitos. Porém, para não procrastinar eu penso “tenho que fazer e finalizar isso logo”, não há milagre.

4 curtidas

Tem um bem simples: foco.

Determine o que precisa executar.
Trace um planejamento (pode ser escrito, virtual, mental, não importa a ferramenta.).
Veja se o planejamento ideal é compatível com a realidade. Se não for, adapte.
Liste as prioridades e prazos de entrega.
Execute.

Não sei em que você quer procrastinar menos, mas se for trabalho, ajeite seu ambiente, deixe-o confortável e remova items que possam tirar seu foco.

Se for na vida em geral, você vai precisar muito mais do que um app de organizar tarefas. Nesse caso a mudança tem que passar por você. Um psicólogo poderia ajudar nesse caso. Essa procrastinação pode ter fundo emocional ou comportamental. Nós somos seres de hábitos, muitas vezes para eliminar um comportamento indesejado você vai precisar encontrar a causa e trabalhar nela. Ajuda de um profissional é sempre mais eficiente que ficar procurando métodos mirabolantes.

9 curtidas

Bem realista seu post, @Douglas_Knevitz Eu acrescento um item para ficar mais eficiente:
Desligar a web do celular e dar logout em qualquer rede social.
Por exemplo, essa comunidade TB, uso só de noite, antes de dormir.

4 curtidas

Dá uma estudada no método GTD. Muitas vezes a gente procrastina por estar completamente perdido em meio a tantas tarefas, com prioridades diferentes.

O GTD te ajuda a organizar essa bagunça e a tirar da sua cabeça tudo o que você fica se forçando a lembrar.

Depois que você mapeia tudo, faz o planejamento e quebra em tarefas pequenas, boa parte da sua ansiedade vai toda embora. Aí você passa a focar em cumprir apenas o que colocou como prioridade para o dia em questão.

Eu uso e mudou a minha vida, recomendo a todos.

6 curtidas

Complementando o que o @mobilon falou.

GTD = Getting Things Done
Método criado pelo David Allen e explicado em um livro de mesmo nome.
Em português o nome do método e do livro é “A arte de fazer acontecer”.
Tem na Amazon por R$29.
Procurem lá visitando um link de afiliado do TB e boa.

Pessoalmente eu tentei ler o livro. Não consegui, a leitura não foi pra frente… :frowning:
Talvez eu tente novamente num futuro próximo.

5 curtidas

Dá pra começar a estudar o método lendo matérias e assistindo vídeos no YouTube. Tem bastante conteúdo bacana em inglês.

Depois você parte para o livro, se quiser saber mais :slight_smile:

4 curtidas

Uma dica prática para ler esse livro em português está a partir dos 3:40 min. Esse vídeo, de Thais Godinho, uma das revisoras técnicas do livro. Leu 40 vezes esse livro!

Eu uso o Forest, é um app de pomodoro, mas com gamificação. Nele você determina um tempo para ficar longe do celular ou apenas de alguns aplicativos específicos. Durante o tempo que você fica sem mexer uma árvore virtual é plantada e caso mexa no celular antes do tempo acabar ela morre. Tem funcionado comigo, pois é uma mini recompensa pelo trabalho focado. E de bônus, após comprar a versão completa que é bem baratinha você pode trocar as moedas ganhas no “jogo” por árvores no mundo real.

É assim que está minha floresta essa semana:

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.