Peguei um MotoE13 de uma pessoa que me pediu ajuda a respeito do dispositivo dela esta emitindo alertas de vírus e outros anúncios duvidosos constantemente, não consegui acessar o tal app emissor dos tais alertas via barra de notificações e achei bem estranho, toquei na notificações e rapidamente fui em apps recentes e consegu localizar o app responsável:
Como podem ver, o app não tem nome nem ícone, como faço para saber que app é esse e quem o instalou, de onde veio etc??
Não consigo encontrar registro no histórico de downloads do navegador pois o mesmo está vazio, e o files do google mostra uns apks baixados mas não sei dizer se tal app acabou sendo contraído através de alguns desses downloads externos, também não consigo achar nenhuma pista, alguém poderia dar uma luz?
Reseta esse aparelho e fala para o dono não ficar baixando coisa de fora da Play Store. Provavelmente ele mesmo foi o responsável pela instalação desse aplicativo.
Foi só desinstalar o app, a pessoa era de idade e disse que ganhou o celular do neto que foi o que havia feito a instalação desse troço, o que eu queria era ver o nome desse app pra verificar a origem e afins, nem que tivesse que usar ADB para isso, essa foi a intenção desse post!
E detalhe o celular também está com outro app que aparentemente já veio de fábrica e nem dá pra desinstalar porque é um app que realiza bloqueio do dispositivo caso não haja pagamento das faturas
O app no celular que peguei se chama PayJoy e pesquisando diz que é exatamente para isso (pasme ), bloqueio caso não haja pagamento e é usado por lojas legítimas que fazem parcelamento via (entenda o trocadilho ) mas a minha pergunta que não quer calar é:
depois que a fatura é totalmente quitada poderiam por favor remover esse app que não servirá mais para nada e está a consumir mais de 50 MB como blootware? e pior o site deles diz que se você remover por meios externos o dispositivo será bloqueado também…
Até onde sei o carnê da Casa e vídeo é feito dessa forma com esse app maluco aí
Agora sobre a SuperSim da notícia aí… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ano retrasado um amigo fez um empréstimo com esses caras aí e, de acordo com ele “ele estava pagando devidamente e mesmo assim bloquearam o celular” eu somente pegeui o celular dele (um galaxy A12) e reiniciei no modo de segurança e fiz a desinstalação do app e no próprio site deles na época dizia que “se você desisntalar o app não poderá mais fazer empréstimos conosco” ou seja, eles mesmos sabiam que o app deles não era forte o bastante…
Mas eu fiquei com um MEDO ENORME depois achando que eles poderiam estar me rastreando devido ao app e captando minhas zoações no microfone