Após fake news no Spotify, podcast famoso vai “fiscalizar” outros podcasts

Esse é uma assunto que vem sendo debatido em qualquer tipo de plataforma, até mesmo nas mais novas como a SproutFi (a rede social de investimento que vim a fazer parte recentemente e indico para todos).

De qualquer forma, desinformação vem sendo esfregada na cara de muitas pessoas todos os dias, a exceção nesse caso é quem propaga essa desinformação.

Ainda assim eu não acho que simplesmente sair da plataforma ou mesmo retirar todo o seu conteúdo sirva, efetivamente, de protesto nesse caso. O que pode, e deve, ser feito é o reforço de endossar a informação “correta” para os ouvintes, reforçar a fala para que as pessoas possam ter conhecimento e acesso a informação de que não é porque fulano falou isso ou aquilo no podcast x, y ou z que isso vira verdade sem discussão.

De qualquer forma, sempre vai ter aquela parcela de pessoas que vai contra, isso não vai mudar nunca. Acho válido pelo menos a maior fatia dos ouvintes terem acesso e poderem, ao menos, decidir por si próprios o que é válido ou não.

4 curtidas

Penso da mesma forma.

Valeu pela dica, to começando a me aprofundar mais nesse mundo e vai ser muito útil.

O q mais me preocupa é como as pessoas passaram a defender que outras tem direito de espalhar desinformação e mentiras.

Concordo, mas de qualquer forma, vamos colocar dois extremos. Eu sou uma pessoa que acredito que a terra plana, e todos está tentando enganar as pessoas falando que ela é redonda. Eu tenho a chance de ir em um podcast grande para falar sobre a minha teoria.
Na minha cabeça não é desinformação, porque eu acredito verdadeiramente que a terra seja plana. Mas ai para todas as outras pessoas além de parecer um lunático, eu vou estar pregando desinformação.

Vao me chamar de doido, que eu não sei do que eu estou falando, que eu estou fazendo isso de propósito e bla, bla, bla.

Isso na minha opinião só piora a situação

2 curtidas

Uma coisa é terra plana. Outra coisa é falar que vacina não funciona é que não é pra tomar pq tem chip 5G.
Eu entendo que, no âmbito da conspiração, é tudo a mesma coisa; mas na saúde pública, uma causa bem mais estrago q a outra.

1 curtida

Eu concordo plenamente, mas como agir, da melhor forma possível, nesse tipo de situação? Essa é a minha pergunta.

As pessoas que são mais sensatas na forma de pensar e acham isso um absurdo, tirar as musicas da plataforma como uma forma te protesto, querendo que a empresa, no caso a Spotify, tome uma atitude, qual seria a melhor atitude? Penalizar?

A gente sabe que penalizar, ainda mais relacionada a dinheiro, não resolve o problema e ainda, na minha opinião, não ensina a evitar que aconteça novamente.

Eu acho que a solução simples é: não dar palco pra maluco.

Não é nem punir um terraplanista, por exemplo, é simplesmente não dar voz pra ele.
Claro q no youtube é problemático, mas num podcast ou algum programa de entrevista conspiracionista não devia nem chegar perto.

1 curtida

Incrível como existe uma sanha autoritária querendo combater a liberdade de pensamento… Existe milhões de pessoas falando a corrente majoritária de pensamento… quando alguém fala de forma diferente, já deve ser massacrado e excluso da sociedade, por espalhar desinformação… calma… até alguns meses atrás quem falava em terceira dose da vacina era espalhar fake news… hoje já é normal… Não podemos podar a liberdade de manifestação de pensamento… essa história de que está causando milhões de anti vacinas é a maior mentira… vide o índice de vacinação no Brasil… As campanhas de incentivo a vacinação tem funcionado… Essa vontade de cercear a liberdade de manifestação do pensamento, uma hora pega meus inimigos, mas não demora muito chegará em todos nós… sou a favor de um mundo livre sem cancelamentos e perseguições…

1 curtida

https://twitter.com/leandroruschel/status/1489271870159560714?ref_src=twsrc^tfw|twcamp^tweetembed|twterm^1489271870159560714|twgr^|twcon^s1_&ref_url=

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.