Após atrasos, 5G puro finalmente é liberado em Fortaleza, Natal e Recife

1 curtida

Moro em PE e até que a Tim foi eclética na escolha dos bairros. Considerando o poder aquisitivo da maioria tem uns 6 bairros simples. A Vivo foi uma vergonha, cobertura inicial em UM bairro (!) mas pelo menos nos próximos deixaram um mais simples. A Claro por enquanto só em bairros classe média pra cima.

Senti falta de cobertura nos bairros de Piedade e Candeias (especialmentena orla) e nos principais pontos turísticos de Olinda. Os dois primeiros tem boa densidade habitacional, ficam super próximos a Boa Viagem ( coisa de 10 minutos de carro), inclusive a maioria que mora nesses 2 bairros provavelmente tem dinheiro, tendo em vista que aptos ali é de R$400.000 pra cima na compra e R$ 1000 por um aluguel em algum prédio super simples e velho… enfim, vai entender.

E só pra finalizar sobre questão de cobertura/ velocidade, uso Tim e Claro, o sinal da Tim aqui na região metropolitana é anos-luz melhor. A Claro cai o tempo todo pra o 4G, nem o 4,5G segura. O DSS já deu 15mb de down e up… se o NSA deles for assim, credo.

1 curtida

O edital as obriga somente a cobrir capitais. Por isso, Jaboatão e Olinda estão de fora. No mais, Várzea e Macaxeira surpreenderam. kk

1 curtida

No geral, a TIM tem sido a operadora com a maior cobertura 5G nas cidades. Em SP e RJ, por exemplo, ela ativou o serviço em todos os bairros (ainda com buracos, obviamente), e nas demais capitais também há uma grande vantagem frente a concorrência, que se concentra nas áreas mais nobres.

2 curtidas

Nem é só por isso: a frequência de 3,5 GHz precisa ser liberada pelo GAISPI. Por isso ainda não vemos 5G em regiões metropolitanas e cidades maiores…

Lucas, vc sabe, na prática, o que tem acontecido com o sinal das parabólicas antigas onde o 5g puto foi ativado? Minha mãe tinha uma, mas na reforma do telhado a gente acabou tirando, justamente pq já imaginava que o sinal analógico seria desativado em breve.
A interferência que o pessoal fala é na banda C digital ou analógica?

A Anatel diz que as parabólicas da Banda C (independente se é digital ou analógica, pois se trata da mesma frequência) podem sofrer interferências que comprometem o funcionamento.

Quem utiliza a TV aberta via satélite deve migrar para a Banda Ku, com nova antena e novo receptor. O serviço da Banda C será desativado em algum momento.

1 curtida

Eu vi o pessoal aproveitando a grade da antena e trocando o LNB e o receptor.

Claro e Vivo deviam dar suporte ao VoLTE em todo o país e em todos os planos antes de fazer marketing com 5G. A Tim pode ter todos os defeitos, mas é o grande deal breaker que me impede de mudar de operadora.

Infelizmente a Anatel fez ■■■■■ nesse sentido em não ter condicionado o leilão do 5G a ativação de VoLTE.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.