Após adotar IA e recuar, empresa diz que humanos farão só atendimento VIP

1 Like

É o mais sensato, e vamos ser honestos…
Qualquer empresa que atende uma alta demanda de pessoas a tendência é o atendimento ser ruim.

O que adiantar ficar horas no telefone falando com povo de call center Que Te atende mal e não tem domínio para resolver nada? Melhor que para essas funções seja IA mesmo.

Agora quando realmente precisar de algo específico o ser humano treinado ainda é o mais indicado.

No fim das contas a IA vai substituir só o pessoal terceirzado de call center.

Nossa, na época que conversava com operadora era ridículo o atendimento. Povo não tinha autonomia e competência para resolver nada. Só pegava o protocolo e reclamava na Anatel para aí sim um atendente capacitado resolver o problema.
Ou seja, entre uma IA e um atendente humano despreparado, prefiro a IA.

7 Likes

Empresário não programa

IA no atendimento pra mim é algo que penso e digo, vou procurar outro local pra comprar ou adquirir serviços.

Igual minha mãe estava falando outro dia e a galera da tecnologia fez muita matéria na épocas como se token de autoatendimento fosse avanços tecnológicos.

Vc vai conprar algo e ainda precisa ser caixa e empacotador kkk.

Na padaria que tentaram isto no bairro da minha mae fracassou e acho lindo, minha filha de 21 anos ela caminha contra a maré da IA e não vejo problema algum esta sociedade ta ficando estranha.

3 Likes

Até que concordo com você, mas a questão da matéria a meu ver é diferente do que você está propondo.

A IA será o atendimento geral (do tipo da sua exemplificação da operadora), onde só os “VIP’s” terão o atendimento premium, e essas palavras já se remete -ao menos hoje - em algo com um valor agregado que será cobrado do cliente.

Então por isso que eu digo que é diferente do que foi proposto por você, pois a grande maioria continuará com o mesmo atendimento, seja IA ou Humano incapacitado.

2 Likes

Finjam surpresa, a IA nunca vai ser melhor em lidar com pessoas.

1 Like

Infelizmente “programa”, com o tal do Vibe Coding. Você pede pra IA o que quer fazer e ela monta todo o código.

Obviamente é um pesadelo de manutenção e segurança, mas não é como se um CEO estivesse ligando pra isso…

Importante é o deploy na sexta pra cumprir o prazo.

1 Like

Alguém me explica o que os reais usuários dos serviços ganham com a implementação maciça de IA dentro das empresas? O serviço tende a piorar: IA ainda está longe de ter a mesmo cuidado que um ser humano ao produzir um conteúdo. Quando ele erra, erra feio. O serviço de atendimento, quando robotizado, poderia muito bem ser renomeado para “burreza artificial”, porque, como já bem noticiado várias vezes aqui no tecnoblog, não resolve nada, estressa as pessoas e comete grandes gafes.
Por fim, é ainda uma questão financeira. IA vai permitir os CEOs demitirem uma parte muito grande dos funcionários. Mas os preços pros consumidores finais vão diminuir? Pelo contrário, como no exemplo do Duolingo, IA está em alta, as empresas fazem propaganda como se fosse um diferencial incrível ter IA e cobram mais pros usuários terem IA, mesmo que seja mais mais barato pra empresa implementar IA do que usar funcionários reais, por exemplo.
E essa questão de demissões, pode não afetar o usuário final, mas quando uma grande quantidade de empresas adotarem uma cultura IA-first, muitas profissões irão desaparecer.
Ou seja, me parece uma decisão individualista muito ruim. Estou nem aí para as empresas e para os seus CEOs e diretores que vão aumentar o dinheiro deles, mas como alguém que não quer ter que escolher uma profissão simplesmente tentando achar uma mais resiliente à IA. Além de usar tal dinheiro recebido em comprando bons serviços (o que não combina muito com IA), eu tento e tento achar alguma motivo que seja positivo essa cultura de trocar tudo por IA e ainda não consegui.

Não estou defendendo o uso de IA para atendimento ou algo do tipo, mas já vivemos recebendo atendimento robotizado há anos mesmo com um atendente humano. Dificilmente você recebe uma resposta que não seja um texto padrão que os atendentes são obrigados a utilizar. Entendo esse movimento com IA como forma de reduzir custos com pessoal, deixando o que já era robotizado ainda mais robotizado. Obviamente a qualidade pra quem precisa é péssima, mas em outros casos já é o suficiente.

1 Like