Aplicativo de mensagens que funciona sem internet

Continuando a discussão do Faz duas semanas que não tem internet na Etiópia:

Eu acho que já vi algo do tipo ou alguma ideia nesse sentido. Conhecem algum app de mensagens que funcione sem internet? Talvez numa rede local (no mesmo Wi-Fi) ou por Bluetooth?

Pensando em uma casa, uma escola ou instituição com uma mesma rede, funcionaria para que as pessoas pudessem se comunicar, com algumas limitações…

para usar em rede interna apenas, vc pode criar um servidor de OpenFIRE, agora se quiser que funciona sem internet mesmo na rua terá que procurar algum app que faça isso via bluetooh

1 curtida

Nos tempos de celulares com suporte J2ME, lembro que existia um app de mensagens locais, que funcionava por Bluetooth. Não tenho certeza mas acho que o nome era BlueChat.

Não conheço nenhum app parecido para Android/iOS, mas visto que até em celulares consideravelmente mais simples o conceito existia, é só questão de alguém programar algo similar para os smartphones atuais…

Edit: uma pesquisa rápida na Play Store e encontro um app com o mesmo nome e o mesmo funcionamento. Não faço ideia se é o mesmo desenvolvedor, mas é o mesmo conceito do app J2ME.

2 curtidas

Se fosse pra computador eu sugeriria o pidgin+bonjour :man_shrugging:t2:

1 curtida

Existe o Ensichat, mas foi descontinuado faz tempo.
No site do Ensichat tem a sugestão do Briar.
Eu olhei o Briar por cima só, mas parece que ele pode funcionar sem internet via Bluetooth.

1 curtida

Acho que por bluetooth não vale a pena, por causa da distancia que cobre, cerca de 20m, até 60m com perdas é mais fácil você ir até a pessoa e falar com ela (rs), por isso não se desenvolve um comunicador com bluetooth, fora o limite de dispositivos pareados que não permite muitas conexões. Já no WIFI seria mais interessante, a área de cobertura pode ser bem maior ainda mais se houver repetidores ou mesh. Para uso corporativo, intranet, ou eventos, seria viável sim.

Mas para essa causa que levantou @lucaslima, não creio que essas soluções atenderiam, mesmo por WiFi,para se comunicarem em longa distância teria que se formar uma rede com roteadores independentes para ter alcance, se um cair já quebraria essa rede. Depois tem limitação na quantidade de conexões, fora que os equipamentos deles não devem ser muito bons imagino.

1 curtida

Também olhei por cima o Briar, parece ser a mais funcional que já vi até hoje, mesmo com as limitações, interessante, mas tem bastante reclamação nos comentários.

A uns anos atras* eu até tinha visto um app/sistema desses. Era baseado em wifi ou bluetooth… pior que não vou lembrar o nome.

(*10±)

Lá no escritório usamos a dupla Spark com servidor Open Fire, há muitos anos.

Bluetooth se chegar a 10 metros já considero lucro

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.