Apagão profissional: há vagas abertas, mas talentos estão fugindo do Brasil

Sim, Brasil tá muito zoado… quem pode vai embora mesmo. Até mesmo eu se tivesse a chance iria, mas… hahaha

2 curtidas

Muito boa matéria. Eu fiz parte desse Êxodo. Vim para a Holanda em 2017. Não vale a pena estar no Brasil, ainda que isso prejudique nossa economia :disappointed: mas não vale a pena. Em meu caso eu vivia em Santa Catarina, e o salário de lá nem se comparava ao de São Paulo/Rio mas eu nunca quis morar em cidade grande ou agitada de mais. Então alem da qualidade de ida no Brasil não ser boa, o salário que eu tinha era baixo de mais por conta de não estar nos centros maiores. A opção foi aplicar pra fora, e deu certo. Qualidade de vida muito melhor, salário muito melhor, educação para meus filhos muito melhor… não penso em voltar ao Brasil por enquanto.

7 curtidas

Sou da área, e os principais problemas (pelo menos pra mim), são salário e localidades.

Nasci e cresci no interior do PR, e simplesmente não consigo me adaptar a cidades grandes. Pra mim, é inconcebível pegar uma hora de trânsito para ir num cinema, por exemplo. Não tem salário que pague a tranquilidade de morar no interior.

Nisso, caímos em outro problema. Trabalhei home office entre 2017 e 2019, por um salário “ok”, mas fiquei extremamente deprimido, ao ponto de não conseguir mais realizar minhas funções, e todo aquele papo de “aqui somos família e blá blá blá” foram por água a baixo.

Hoje, trabalho em uma empresa pequena na minha cidade, ganhando ±, mas muito mais feliz e mentalmente saudável.

2 curtidas

Há vagas, mais eles não querem ‘pouca bosta’ não, meu amigo… e você pode até ser bom mesmo no que faz mas pode ser discriminado pela idade porque eles querem o profissional ‘xovem’ mesmo que ele não tem tanta experiência quanto você.

1 curtida

Parabéns pela matéria!

Faço parte desses números. Graças ao Home office consigo trabalhar daqui. Mas com o cenário atual do país. Já penso em ir de vez lá pra fora e ficar por lá mesmo.

3 curtidas

Enquanto o governo se preocupa em fomentar “Educação financeira”, a oportunidade de ensinar linguagem de programação é deixada em segundo, terceiro e quarto plano (quando não é deixada de lado).
Hoje quem faz esse papel são os IFs, que só atende a partir do Ensino Médio, e apenas para os cursos de Técnicos de TI.
Além disso, outras matérias escolares também devem ter maior atenção, como as artes, a literatura, sociologia e filosofia, que impactando diretamente na criatividade e na sociedade.

2 curtidas

Muito boa matéria! Faço parte desses números também.

Eu faria o msm que essas pessoas que estão saindo do Brasil. Na minha concepção o problema nem chega a ser só o governo e sim as empresas que estão visando pagar menos para o caboclo trabalhar mais com essas novas nomenclaturas do “faz tudo” tipo Full-Stack e se vc for contra é considerado o cara que “não veste a camisa” da empresa. Fora que hj pra vc entrar como estagiário numa empresa precisa ter um currículo nível Pleno, falar inglês fluentemente e, pasmem, ter experiência para ESTAGIAR na empresa, sendo que um dos princípios do termo estágio é justamente pegar alguém que não sabe nada e treiná-lo.

Esse é o motivo do pessoal estar buscando emprego fora do Brasil, aqui vc precisa ralar que nem um condenado para arranjar um trampo e mtas vezes msm tendo todos esses pré-requisitos absurdos não garantem que vc consiga a vaga, enquanto lá fora isso é diferente. Cansei de ver relatos de pessoas que não conseguiram um emprego aqui no Brasil por conta disso e na primeira experiência tanto na Europa quanto nos EUA tiveram a oportunidade de conseguir um emprego e ganhando mto mais do que seria aqui no Brasil.

8 curtidas

Pois é, estão falando que não tem profissional, sei, meu exemplo, tenho curso superior, pós graduação, trabalho a mais de 11 anos na área com diversas tecnologias, sai do último emprego que fiquei mais de 8 anos, estou trocando de linguagem de programação e as empresas só tem recusado. Querem um profissional nível ‘Deus’ para pagar pouco, não querem ter que ajudar a ganhar experiência e depois ficam reclamando que não encontram profissionais. Fala sério com esse país. Eu não estou nem pedindo salário alto, quero ganhar experiência em Phyton que pretendo usar de agora em diante mas quem disse que as empresas querem ter que ajudar a ganhar experiência.

6 curtidas

Famoso limbo de queremos alguém com experiência mas também queremos alguém jovem, q na prática é bem irreal de acontecer.

Esqueceu de dizer q tem q ter feito intercâmbio kkkkkk
E isso não é só no mercado de tecnologia, quando eu procurei estágio eu via MUITO disso nos processos de seleção q participei. Os recrutadores bem q tentam mascarar esses requisitos, mas não conseguem.

Ensinar uma profissão é muito útil, sem dúvida disso. Mas dizer q educação financeira não é importante para o país como um todo é um pensamento extremamente retrógrado, afinal toda a sociedade tem a ganhar com esse tipo de conhecimento.

3 curtidas

Eu estou migrando pra programação, no início de 2022 pretendo largar meu emprego e trabalhar com TI. Por muito tempo achei que TI fosse só uma bolha e logo iria estourar, como foi o caso da Engenharia que até 2014 pagava muito bem, mas saturou de profissionais e hoje está horrível o mercado para engenheiros. Porém, vejo que essa área só cresce e cada ano a demanda por profissionais aumenta.

Eu já tive a experiência de morar fora, fiz intercâmbio na Austrália e percebi que amo meu Brasil. Meu objetivo é futuramente arrumar um emprego pra trabalhar remotamente, morando no Brasil e ganhando em dólar.
Talvez eu até volte a morar fora, mas seria só por tempo determinado. Eu até gostaria de ir passar uns 2 anos na Europa.

1 curtida

Lógico. Com o salário que pagam aqui, todos tendem a ir em busca de algo mais justo!

1 curtida

Há vários anos isso acontece, não começou e nem está aumentando agora. Eu mesmo já quis sair do país a alguns anos atrás, devido as melhores oportunidades fora, mas hoje não penso mais nisso. Devido a pandemia e ao trabalho remoto, o Brasil está perdendo muita mão de obra especializada, mas não é por causa do país em si, e sim porquê agora diversas empresas estrangeiras estão procurando mão de obra remota.

BR tem bastante potencial de ser um polo industrial à lá China 2.0 no futuro, basta termos investimentos em industrialização. Principalmente agora com os EUA querendo diversificar e não ter todas as fábricas na China, que tá dando problema com escassez.

Só sei q a vida é muito curta (a gente só descobre isso depois de alguns anos e alguns tombos, fora algumas decisões erradas ou, ao menos, imaturas).
Se tem a oportunidade de ir embora e ter uma vida melhor (fazendo a coisa certa, não entrando ilegalmente em país, através de coiote), vá e seja feliz!

Isso aqui não vai melhorar nem nos próximos 100 anos! É um eterno voo de galinha.

A vida não é justa em nenhum lugar do mundo. Mas se vc pode viver num lugar q dependa só do seu suor, e com isso consiga ter uma qualidade de vida adequada, perfeito! A gente não precisa de muito pra ser feliz!

4 curtidas

As empresas brasileiras perderam a noção. Quando o profissional atinge um nível de conhecimento e experiência exigidos por uma empresa brasileira que promete pagar um salário miserável, ele é chamado por uma empresa estrangeira para ganhar o dobro ou o triplo para fazer o mesmo. O mercado de TI está parecendo o de futebol há alguns anos atrás. Olhem a quantidade de talentos que foram jogar na Europa.