Ao cancelar um plano controle, a operadora é obrigada a cobrar apenas os dias que foram usados?

Eu já mudei várias vezes de Claro pra Tim, e acontecia deles me cobrarem a fatura completa, em vez dos dias utilizados. As operadoras são obrigadas a cobrar apenas os dias utilizados pelo consumidor ao cancelar o serviço? Se sim, onde posso obter a prova dessa regulamentação?

Lembro, também, que disseram que a operadora é obrigada a reembolsar o dobro do valor da fatura ao cliente caso essa regra fosse descumprida.

Sim!
Mesmo que conste o contrário, no contrato, é cláusula leonina.

ROTEIRO:

  • Abra uma chamada pedindo que a fatura seja encaminhada pró-rata.
    Anote o protocolo (sem ele, não vai dar um passo).

Vão te negar, dizendo que o contrato não é pró-rata.

  • Com o protocolo, abra uma chamada na Ouvidoria (anote o Protocolo da Ouvidoria, também). Diga que irá recorrer a ANATEL, caso não consiga solução.

  • Caso a Ouvidoria não resolva, o que é bastante improvável, com os dois protocolos acione a ANATEL.

EM 48 HS vão te ligar e encaminhar a conta pró-rata.

Mas atenção: sem os protocolos, nada feito.

Passei o roteiro porque já fiz isso, com 4 linhas separadas.

Mas eu já paguei as contas. Isso aconteceu entre na época de 2019-2020 na qual eu estava muito insatisfeito com os planos e não conseguia decidir (Vivo tem o sinal horrível, então nem ligo).

ser são, mas por padrão acabam cobrando o mês inteiro, quando eu troquei de plano controle pra pós pago na claro tive que reclamar

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.