Antes do Pix, Guedes diz que imposto sobre transações digitais "está morto"

Originally published at: Antes do Pix, Guedes diz que imposto sobre transações digitais "está morto" – Brasil – Tecnoblog

Paulo Guedes, ministro da Economia, defendeu “digitax” (semelhante à CPMF) mas declarou que o novo imposto está “extinto”

Por isso não consigo me animar com esse PIX, acho que a intenção é só dificultar a sonegação mesmo.

A dica para agradar o PR e se manter no cargo de ministro é: seja o mais bipolar e polêmico que puder.

2 curtidas

Se tem um lugar onde a máxima “só acaba quando termina” vale é na política.
E, sinceramente, parece estar longe de terminar.

O imposto que nunca existiu, acaba de morrer, mas pode ser (e é muito provável) que em algum momento ele volte.

Um ministro da economia que sequer sabe onde estamos localizados economicamente. “3ª ou 4ª maior potência”, na verdade é transitando entre a ou 10ª (e caindo kkkrying).

E a gente ria quando estávamos saudando a mandioca.

3 curtidas

Ele disse economia digital na verdade, o que até faz sentido visto que o Brasil tem um dos sistemas bancários digitais mais avançados do mundo.

Quanto a economia em geral, aí sim em 9o ou 10o como você disse

Mas este é um critério muito subjetivo, não?
Eu nunca vi um relatório elencando as economias “digitalmente”.
Caso exista, e você conhece, por favor, compartilhe conosco.

Eu não sei de onde raios o Guedes tirou a informação, mas o IMD lança relatórios anuais onde faz um ranking de competitividade digital entre 63 países, Brasil incluso.

Em 2019 o Brasil estava na posição 57 no ranking geral.
No relatório tem lá a metodologia e os critérios, mas o que me parece mais diretamente relacionado são esses dois sub-itens:
“Banking and financial services”, que o Brasil está em 24 e “Internet retailing”, que o Brasil está em 11.
Bem longe de terceiro ou quarto.

2 curtidas

Só tão seguindo a tendência mundial. O futuro é tudo digital, China por exemplo já tá bem avançada em carteiras digitais.

Se eu dissesse que os governos não estimulam pagamento digital para evitar sonegação, estaria mentindo. Nesse caso, acho que um dos motivos é facilitar a cobrança dessa CPMF que morreu mas passa bem.

Esse governo é do estilo de joga verde para colhe maduro, fala um absurdo joga para plateia se a reação for ruim eles volta atrás, mais perdido que cego em tiroteio, e esse tal “guru” o Paulo Guedes que o mercado tanto queria tão satisfeitos? :joy::joy::joy: Enquanto isso o real é a moeda que perdeu mais força entre as grandes economia do mundo, está feliz classe média? Embrulha que o presente é seu!

1 curtida

Impressionante como um ministro que se diz “liberal” quer tanto criar MAIS imposto. Nem vou entrar no mérito da política cambial que ele mesmo disse" se fizer muita bobagem o dólar vai a 5 reais"

1 curtida

Obviamente a intenção do PIX é dificultar sonegação, mas não somente.

O objetivo aqui é muito maior: toda e qualquer transação financeira será conhecida pelos órgãos responsáveis. Você terá score automático, que irá lhe trazer vantagens, ou simplesmente te enterrar na vala geral da sociedade, da qual nunca mais sairá por causa das dívidas perpétuas.

Todos os governos do mundo vão implementar as moedas digitais, e toda sua vida financeira será um livro aberto para eles.

Eu poderia começar a discursar sobre a ilusão que temos sobre a liberdade e Democracia, mas vão pensar que é teoria da consipiração. Posso apenas resumir assim: estudem Feudalismo e comparem suas vidas com as vidas dos aldeões que viviam nos feudos. Agora modernize isso, e vc terá o mundo em que vivemos hoje.

E se vc falar que hj vc pode escolher seu Rei… eu espero fortemente que abra os olhos.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.