A ANPD tá de parabéns, tomou uma atitude sobre o caso com a agilidade de uma lesma.
E como ficam os dados já coletados? Se o consentimento do usuário não pode estar vinculado a uma compensação financeira, então todos os dados que a TFH já coletou no Brasil foram fruto de uma operação ilegal, certo? Eles deviam, no mínimo, obrigar a empresa a expurgar os dados junto com a suspensão da coleta.
E outra coisa: Já prevejo uma crise pesada com a TFH suspendendo os pagamentos de íris já coletadas e deixando um monte de gente humilde à míngua. Eu, se fosse um redator do TB, já deixaria um rascunho de matéria no forno pra quando isso rolar.
Decisão acertada e de forma tardia, como muitas outras decisões do poder público brasileiro.
Mas não sei se o motivo dado para a proibição é “justa” (não encontrei outra palavra melhor para definir).
Pois vou citar um setor que tem se usado muito dessa condição aqui no Brasil e que é basicamente a mesma coisa, só que com (talvez) um nome diferente, mas que troca dados por dinheiro (muitas vezes inflacionando o produto): Farmácias.
Segundo a própria ANPD, essa atividade é monitorada desde 2020, e em 2023 foi publicado um estudo com “recomendações” sobre o tema:
ANPD divulga nota técnica sobre tratamento de dados pessoais no setor farmacêutico — Autoridade Nacional de Proteção de Dados
O que fizeram depois disso? Nada.
É a triste realidade de quem vive em países de terceiro mundo; empresas de grande porte se aproveitam de legislações mais frouxas do que em seus países de origem para conseguir cobaias de testes.
Mais triste ainda é a pessoa que se submete a algo assim. Elas estão praticamente “vendendo a alma” por uma mixaria que não vai resolver os problemas delas, e não tem a mínima consciência de como os seus dados serão usados.
Essa de pedir o CPF tá um saco, eu to recusando sempre que me pedem. Já pensei até em usar um CPF gerado pra pararem de me encher o saco kk, mas ai fiquei com pé atrás de caracterizar como falsidade ideológica.
Eu infelizmente fico refém do CPF porque tomo um remédio controlado que é caríssimo, e o desconto por fornecer o CPF chega a 50%.
Não apenas as farmácias, mas os supermercados também. Eles te enchem a paciência pra baixar o aplicativo deles pra receber uma merreca de desconto (às vezes é tão pouco que nem compensa).
E ainda tem as varejistas de e-commerce com o famoso cashback.
Hoje em dia deixamos de ser consumidores e passamos a ser os próprios produtos.
O problema de recusar a dar o CPF é o de pagar quase o dobro do produto que você quer levar.
Por isso que comentei sobre “dar” o dinheiro em troca da coleta de dados, um remédio que custa R$ 28,00 sai por R$ 16,00!!! com o CPF, é uma economia de R$ 12,00 e dificilmente é passado somente 1 remédio para você melhorar.
Aí no fim, como um produto pode ser vendido por quase a metade do preço? que mágica é essa?
Meu pai também passou por essa situação. Ele estava usando um colírio para glaucoma que custava mais de duzentos reais com o preço cheio, mas eu conseguia comprá-lo a cento e quarenta reais com o cadastro.
Os tempos que estamos vivendo não dá pra desperdiçar dinheiro; se o desconto for bom, eu não ligo de dar meu CPF.
A magica é justamente o contrário, o preço normal é 16, quem paga 28 está pagando muito mais caro. Tem um vídeo excelente sobre isso.
E foi por esse motivo que pensei no CPF gerado. E em lugares que não há desconto, eu recuso, já que garantia e trocas são garantidas pelo cupom.
Alô semaglutida XD
Não gosto dessa de proibir, mas entendo.
De qualquer forma quando o governo arrumar uma forma de de taxar aí libera.
Esse até com desconto continua caro kkkkkk
Discordo de você, mas hoje em dia é difícil convencer as pessoas dos riscos de entregar dado pessoais a plataformas da Internet, em um momento que rede social ganhou caráter de “coisa séria”. Mas vou tentar… a íris se assemelha a impressão digital, algo único, cada indivíduo tem o seu… agora após a venda das informações ID de uma pessoa, que garantia o comprador dar ao vendedor que isso não terá um usa que possa prejudicá-lo?
Obs.: Sou reticente a IA, e acredito que sejam extremamente perigosas… precisam ser reguladas, antes que seja tarde.
Só os governos podem coletar dados do contribuinte e ainda cobrar pelos documentos kkk.
kkkk eu tbm discordo. Acho que as pessoas deveriam entender os riscos de vender um dado único e irrevogável para quaisquer empresa e ela própria tomar a decisão se realmente vale a pena ou não.
Antes tarde do que ainda mais tarde. Todo esse rebuliço na geopolítica muito ligado também a questões sobre coleta de dados, regulamentação de plataformas e uso de IA… Como dizem, não existe almoço grátis. Se estão pagando R$ 700,00, com certeza vale muito mais do que isso.
Sim, é um dado sensível que você e todo mundo compartilha com os bancos e órgão do governo. Como se não existisse vazamento de dados.
Com certeza minha digital está muito bem protegida pelos órgãos do governo e bancos, não preciso me preocupar (ironia). Assim como não preciso preocupar com meu CPF nas farmácias porque a LGPD me garante que meus dados não serão usados para fins obscuros (ironia 2x)
Mas não gosto da ideia de um Governo decidir ou proibir o que você faz com seu próprio corpo. Entretanto, sim, teria que ter uma regulação clara colando a responsabilidade em cima da empresa, etc. Ao menos para fins de processo.
Mas daqui a pouco libera (assim como liberaram as Bets)